Como aumentar o alcance no Instagram? Você que deseja ter um alcançar um número maior de seguidores em seu Instagram, fique atento as dicas que iremos dar no decorrer deste artigo. 

Muitas das suas publicações feitas no Instagram não chegam ao público-alvo. Por isso, ter muitos seguidores nem sempre é um bom indicador. 

Sabemos que o   é uma das redes sociais que mais cresce no planeta, tem a maior taxa de engajamento. Por meio dele as pessoas podem divulgar seus serviços ou produtos para obter total sucesso de vendas. Por isso, fazer uma gestão bem feita do Instagram e de forma profissional se torna importantíssimo.

No entanto, não basta ter apenas um perfil do Instagram para divulgar sua marca. É necessário que você faça uma análise, otimize e aumente seu público para que, assim como seu negócio, sua conta cresça e atraia ainda mais clientes.

Uma das formas de fazer isso, é realizando suas postagens frequentemente. Mesmo que não apareça, atuar de forma estratégica e técnica é o que fará você atingir o maior número de pessoas com suas postagens diárias.

Portanto, para que você atinja o potencial completo no Instagram, é importante que você crie uma conta de negócios no Instagram. 

Com essa conta você pode acompanhar e verificar o sucesso de suas postagens, histórias e perfis, de forma simples. Assim, você pode analisar e entender se o que você tem feito está gerando resultados positivos ao seu negócio e pode evitar atividades que não oferecem bons resultados.

Alcance do Instagram: como funciona

Para alcançar suas postagens e todo seu conteúdo consumido de forma 100% orgânica, depende do algoritmo do Instagram. Por isso, é tão importante que você entenda como esse algoritmo funciona. 

É através desse algoritmo que é determinado onde e para quem suas postagens irão aparecer. Caso você poste algo que seus seguidores não gostem, essa publicação dificilmente terá um alcance satisfatório.

Existem várias regras que irão determinar o alcance e posição das suas postagens pelo algoritmo:

A primeira é o envolvimento que indica quantas pessoas interagiram com sua postagem, comentando, salvando, curtindo e compartilhando. Portanto, quanto maior for o desenvolvimento, maior será sua classificação e mais chances você terá de aparecer na página de exploração.

A segunda é a velocidade de engajamento de suas postagens que é o primeiro sinal de sucesso, mas se você receber esse engajamento em tempo muito rápido, você será ainda mais classificado e terá ainda mais exposição.

A terceira é os posts mais recentes, eles tendem a ser mais altos que os antigos.

Contudo, outros fatores também afetam o algoritmo do Instagram, como usuários que passam muito tempo visualizando suas postagens, a frequência em que os usuários interagem com suas postagens e a localização marcada. 

Alcance de impressão no Instagram: o que é?

Antes de tudo, é importante entender a diferença entre alcance e impressões no Instagram.

Veja o que é alcance no Instagram

O alcance no Instagram nada mais é do que a quantidade de pessoas que visualizam suas publicações no seu perfil.

Veja o que é impressão no Instagram

Já a impressão no Instagram diz respeito a quantas vezes seus posts foram visualizados (mesmo mais de uma vez pelo mesmo perfil).

Portanto, em um mundo ideal, o alcance de um post do seu Instagram seria igual ao seu total de seguidores. Contudo, isso não ocorre por conta do algoritmo que reage à plataforma.

São levados em consideração pelo algoritmo do Instagram alguns princípios para a entrega de conteúdo aos usuários, que são: 

  • Primeiro é o relacionamento: quais são os seguidores que mais estão interagindo com seu perfil, curte, comenta, compartilha, entre outros. A qualidade das publicações também influencia, por isso, é importante ter um design de animação.
  • O segundo é a temporalidade: quais as suas publicações mais recentes na timeline, os posts não são exibidos cronologicamente, portanto, o foco ainda é naqueles que são mais atuais. 

Quais os melhores dias e horários para fazer publicações no Instagram?

Através do Instagram insights, você pode verificar os dias e horários com picos de acesso. Porém, é importante fazer um bom uso dessas informações para aumentar o alcance do seu Instagram.

Faça testes em diversos períodos para verificar qual deles causa mais curtidas no Instagram, compartilhamento, comentários, entre outros. 

Portanto, é necessário levar em consideração a rotina do seu público: se são pessoas de mais idades, jovens, entre outros. Por exemplo, os jovens provavelmente estarão na escola em algum horário do dia, portanto, é bom evitá-los. 

Legende com as hashtags

Temos certeza que você sempre ler comentários com as hashtags! 

Mas, é bom que você use com moderação. Através das hashtags você tem o poder de otimizar suas publicações, bem como bani-la do universo do Instagram. 

Ao usar as hashtags proibidas em seu Instagram, ou usar muitas em um único post, sua conta corre o risco de sofrer um shadowban, mecanismo de bloqueio da plataforma.

Use os stories do Instagram ao seu favor

Através dos Stories do seu Instagram, você pode estreitar o relacionamento com o seu público. Ele possibilita que você aplique diversas figurinhas, como enquetes, de testes, enquete de perguntas que são úteis para interagir com seus seguidores e entender os conteúdos e produtos dos quais eles curtem e mais gostam. 

Além do mais, com o Instagram stories, o usuário pode gravar vídeos sobre reposição de produtos ou lançamentos, notícias e eventos relacionados ao seu segmento de negócio e o dia a dia da sua equipe. 

Esses conteúdos conferem uma imagem mais humana à sua marca, além de demonstrar seu cumprimento em fazer o compartilhamento do que há de melhor em seu nicho.

Faça a utilização dos destaques dos stories

Essa dica é importante, pois ao usar os destaques dos Stories, você evita os conteúdos nesse formato que já foram publicados há mais de 24 horas e dá chance para que as pessoas acessem o seu perfil e possam vê-los. 

Assim, você consegue oferecer diversos detalhes do seu produto ou serviço em um local que chama a atenção e que pode ser categorizado de alguma forma e faça sentido. 

Vamos citar um exemplo: se você possui uma loja de roupas, você deve usar os destaques para fazer a separação das coleções por destaque, ou para demonstrar as peças sendo usadas pelos seus clientes, ou em looks que mostram o diferencial. 

Através dessas estratégias, fica mais fácil o entendimento do seu público, ao ver informações de forma mais organizada, e demonstrar que, dentro desse exemplo, as mulheres criam seu look com suas roupas. 

Você também pode compartilhar entre suas amigas ou servir como referência para aumentar o alcance do seu perfil.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.