Whey Protein vs. Proteína vegetal: qual é a melhor?

As proteínas em pó estão entre os suplementos nutricionais mais populares do mercado.

Para acomodar diferentes restrições dietéticas e estilos de vida, muitos fabricantes fornecem proteína de soro de leite em pó – derivada do leite de vaca – e alternativas à base de plantas.

Com tantos tipos de proteína em pó disponíveis, você pode se perguntar se algum tipo específico é superior e qual deles atende às suas necessidades e preferências.

Este artigo compara proteínas em pó à base de plantas e proteínas de soro de leite para ajudá-lo a decidir qual é o melhor para você.

Gráfico de comparação

Pó de proteína de soro de leitePó de proteína vegetal
Sem lactosenãosim
Vegan-friendlynãosim
Proteína completasimnão (exceto soja ou misturas específicas)
Fornece 20-30 gramas de proteína por colhersimàs vezes
Ajuda a construir músculossimsim
Suporta perda de pesosimsim
Custodepende da marcadepende da marca

Whey vs. proteína em pó vegetal comparada

Existem muitas semelhanças e diferenças entre a proteína em pó à base de plantas e a proteína de soro de leite.

Como são feitos

A maioria dos pós de proteína de soro de leite é isolada do soro de leite, um subproduto líquido leitoso da fabricação de queijos. 

Uma vez que o líquido foi coletado, carboidratos, gordura, água e outros componentes são removidos. A proteína restante é então pulverizada em pó.

Como a proteína de soro de leite em pó é feita de leite de vaca, ela contém um açúcar do leite chamado lactose. 

Devido às diferenças de processamento, o isolado de proteína de soro contém menos lactose do que o concentrado de proteína de soro de leite 

Proteínas em pó baseadas em plantas são derivadas de vários tipos de plantas – comumente arroz integral, ervilha, soja e cânhamo. 

Dependendo da marca, um pó pode ser feito de um tipo de planta ou uma combinação de plantas. 

Como são feitos inteiramente de plantas, os pós de proteínas à base de plantas não contêm laticínios ou lactose, o que os torna uma boa opção se você seguir uma dieta vegana ou for intolerante à lactose.

Teor de proteína

Normalmente, soro de leite e proteína em pó vegetal contêm quantidades semelhantes de proteína, com o produto médio fornecendo 20-30 gramas por porção.

A proteína de soro de leite em pó é considerada uma proteína completa, pois contém todos os nove aminoácidos essenciais – os blocos de construção da proteína. 

Ele também contém leucina, isoleucina e valina, que são aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) importantes para a construção muscular 

O conteúdo de proteína da proteína em pó vegetal depende de qual planta é feita. Os pós à base de plantas normalmente contêm menos BCAAs do que os pós de soro de leite. Além disso, apenas a proteína de soja em pó é considerada completa 

Convenientemente, alguns fabricantes combinam várias proteínas vegetais em seus produtos para garantir que contenham todos os aminoácidos essenciais e BCAAs.

Em última análise, a melhor maneira de saber se uma proteína em pó contém uma boa quantidade de proteína – 20-30 gramas por porção – e uma combinação ideal de aminoácidos é ler o rótulo nutricional.

Digestibilidade e sensibilidades alimentares

A proteína de soro de leite em pó contém lactose, uma sensibilidade alimentar comum. Optar pelo isolado de proteína de soro de leite pode diminuir a quantidade de lactose por porção, mas ainda pode causar problemas estomacais, inchaço e gases se você for altamente sensível à lactose.

Proteínas em pó à base de plantas contêm ingredientes variados. Alguns tipos contêm os alérgenos comuns de soja e glúten, portanto, leia os rótulos com atenção e selecione produtos especificamente rotulados como sem soja e / ou sem glúten, se necessário.

Algumas proteínas em pó à base de plantas – especialmente aquelas contendo proteína de ervilha – podem causar inchaço e cólicas se você tiver síndrome do intestino irritável.

Se você tem sensibilidade alimentar, uma boa maneira de descobrir qual é o melhor whey protein para você é simplesmente experimentar uma seleção e manter um diário alimentar e de saúde. 

Isso pode ajudá-lo a identificar e controlar quaisquer efeitos colaterais decorrentes do uso de diferentes produtos.

Custo

Os preços dos pós à base de plantas e proteína de soro de leite dependem em grande parte da marca.

Em geral, você pode encontrar qualquer tipo com preços semelhantes. Ainda assim, os produtos anunciados como orgânicos, cetônicos ou paleo ou com outras qualidades especializadas geralmente têm um custo mais alto.

Lembre-se também de que as porções de algumas proteínas em pó à base de plantas, como o cânhamo, são maiores do que outras, como a ervilha. Assim, você usará mais pó em menos tempo, o que pode aumentar o custo geral.

Se você está procurando uma opção à base de plantas mais baratas, escolha uma com um tamanho de porção semelhante aos produtos de soro de leite.

RESUMO

A proteína de soro de leite em pó é uma proteína de alta qualidade derivada do leite de vaca que contém lactose. 
Proteínas em pó à base de plantas são feitas de várias plantas, como arroz integral, soja ou ervilha, e são veganas e sem lactose.

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