Muitas mulheres com cabelos ondulados naturais não gostam muito dos fios por não ser nem cacheado e nem liso. 

Até porque, em grande parte das vezes, eles são rebeldes como os cabelos cacheados, mas finos e com pouco volume.

Os cabelos ondulados naturais são aqueles onde o fio tem apenas poucas ondas em formato de S. 

Assim, na maioria das mulheres essas ondas começam no comprimento e ponta do cabelo, o que o torna ainda mais indefinido.

E esse problema se estende ao uso de produtos, como escolher se o cabelo não é cacheado e nem totalmente liso? Tudo isso não precisa mais ser um problema. 

Até porque, hoje já existem diversos produtos específicos para os cabelos ondulados naturais.

A verdade é que cabelos ondulados naturais podem ficar maravilhosos com apenas alguns cuidados. 

Portanto, é justamente isso que vamos te apresentar agora, dicas e técnicas para cuidar das suas ondas e deixar seu cabelo ainda mais lindo.


Tipos de cabelos ondulados

Existem 3 tipos de cabelos ondulados e reconhecer o seu tipo é o primeiro passo para saber quais os cuidados mais indicados. 

Dentro do grupo de cabelos ondulados temos um tipo que mais parece um cabelo liso. 

Dessa forma, a curvatura desse fio é bem suave e começa do meio do comprimento até as pontas.

Por conseguinte, no segundo grupo de cabelos ondulados temos o cabelo que é liso na raiz e com ondulações mais definidas no comprimento e ponta. 

Logo, nesse tipo de cabelo ondulado as ondas são muito perceptíveis.

O terceiro tipo de cabelo ondulado é também chamado de pré-cacho, pois com a finalização correta é possível conseguir cachos abertos.

Por fim, nesses casos as ondas são mais fechadas e começam desde a raiz até as pontas.


Como cuidar dos cabelos ondulados naturais

Depois de você conhecer os principais tipos de cabelos ondulatórios, é ideal começar os cuidados necessários.

No entanto, se você nunca cuidou do seu cabelo antes, de uma forma mais “profissional” certamente existem algumas dúvidas.

Porém, como nós queremos lhe ajudar diretamente a resolver esse processo, a seguir citaremos alguns pontos que você deve considerar, para cuidar dos cabelos ondulados naturais.

Todos esses cuidados são focados em manter a originalidade, e claro, o charme desse cabelo.

Confira:

  • O cabelo ondulado quase sempre tem a raiz oleosa e as pontas mais secas, por isso o cuidado deve ser diferente. Na raiz shampoo para cabelo oleoso e nas pontas condicionador e finalizador para cabelos secos.
  • Penteie o cabelo apenas depois de lavar, enquanto ainda estiver molhado, assim você garante que as ondas permanecem nos fios. Pentear todos os dias retira as ondas do cabelo, aumenta o frizz e deixa o cabelo armado.
  • Não use toalha tradicional para secar o cabelo, elas aumentam o atrito com os fios e aumenta os frizz. Use um tecido de algodão ou toalha de microfibra para secar e sem esfregar o cabelo, tenha delicadeza no processo.
  • Aceite as características do seu cabelo, evite escovas ou chapinha frequente, isso destrói a textura dos fios.

Cuidados de inverno com os cabelos ondulados naturais

O inverno é um vilão para os cabelos ondulados naturais. 

A umidade causa aumento dos frizz de maneira bem significativa. Para evitar o problema faça umectação 1X por semana com óleo de coco ou azeite extravirgem. 

Aplique o óleo e deixe agir por 20 minutos, depois aplique condicionador por todo o fio e lave o cabelo normalmente.

Se você acorda com o cabelo muito rebelde e cheio de frizz, uma boa alternativa é dormir com uma touca de cetim. Ela diminui a fricção dos fios com a fronha e assim ajuda a controlar o cabelo.


O que não fazer em um cabelo ondulado 

Já te ensinamos alguns cuidados com os cabelos ondulados naturais, agora vamos te mostrar o que não fazer com seu cabelo ondulado.

  • Nunca penteie seu cabelo seco, isso retira as ondas, aumenta o frizz e o volume. 
  • Não lave o cabelo com qualquer produto, o processo de definição das ondas começa ainda no shampoo, então o uso de produtos próprios para o tipo de cabelo ondulado influencia no resultado final.
  • Não deixe de fazer hidratação pelo menos 1 vez por semana, o cabelo ondulado resseca com muita facilidade e precisa dessa reposição constante.

Portanto, para evitar fazer essas coisas, você vai estar garantindo que o seu cabelo sempre se mantenha o mais saudável e bonito.

Então, é algo que, de fato, você deve seguir à risca.


Considerações finais

Se você está procurando como cuidar dos cabelos ondulatórios naturais, e tudo de uma forma muito simples e prática, esse artigo é para você.

Então, siga as dicas e cuidados citados acima e, garanta a beleza e os bons cuidados com o seu cabelo, sempre.

Nos vemos em breve.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.