Comprar empresa é uma estratégia adotada por empreendedores que desejam expandir seus negócios ou fortalecer sua marca através da eliminação de concorrentes do mercado, unindo-se a eles para oferecer produtos e serviços mais completos.

Há vantagens na compra de uma companhia já em funcionamento no mercado, principalmente se houver sinergias bem identificadas entre a empresa adquirente e o alvo de aquisição. 

Além de ser mais vantajoso que iniciar um negócio do zero, uma empresa já atuante pode possuir expertise, marca consolidada, produtos, clientes e até atuação relevante que podem ser aproveitadas em um momento de expansão de negócios.

Mas a aquisição de uma companhia muitas vezes vem acompanhada de alguns riscos. Um deles pode ser um passivo, ou seja, uma dívida muito elevada.

A compra de empresas que estão necessitando de capital para se reerguer não é incomum, e pode ser muitas vezes sua estratégia de gestores e fundos de investimentos, ou investidores em geral, que possuem um perfil de recuperação de ativos, visando recuperá-la para ter uma saída interessante do investimento posteriormente.

Mas essas empresas também podem ser absorvidas por outras concorrentes e se tornarem um negócio complementar de uma companhia maior e que está buscando expansão. 

Continue lendo e veja de forma detalhada quais os riscos de comprar uma empresa com dívidas.

Como comprar uma empresa endividada

Como comprar uma empresa endividada
Imagem: Pexels

O primeiro passo ao pensar em adquirir uma companhia é fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são as opções disponíveis, dentro do objetivo proposto. 

Verificar se a empresa possui sinergia com os atuais negócios ou com o propósito do empreendedor, além de avaliar a reputação da empresa e sua cultura empresarial são alguns pontos importantes deste processo. 

Por isso, o empreendedor deve analisar os riscos e contar, sempre que possível, com uma assessoria especializada que ajudará a identificar qual o melhor alvo de compra de acordo com suas necessidades.

Outro passo é analisar a situação financeira e contábil da companhia em questão. Mesmo que a intenção seja comprar uma empresa com problemas financeiros, é importante saber qual é o tamanho deste problema, tendo assim uma visão de como ele pode ser solucionado ao longo do tempo.

Solicitar o histórico financeiro e contábil da companhia, portanto, se torna essencial para ter maior clareza sobre os balanços, desempenho da empresa nos últimos anos, e mapear também as oportunidades de crescimento no futuro. 

Valor justo 

Valor justo 
Imagem: Pexels

Outro risco atrelado à compra de uma empresa em funcionamento e que possui um histórico de dívidas é pagar um valor além do justo pelo negócio. Como normalmente este tipo de empresa tende a estar mais desvalorizada, as negociações podem se tornar mais competitivas, tendo outros compradores potenciais fazendo propostas e buscando arrematar o negócio.

Por isso, é importante saber fazer a melhor oferta, mas também não oferecer um valor muito acima do que realmente é o justo de acordo com a situação atual da empresa, pois no final das contas, o que importa é saber se após a efetivação da compra haverá, de fato, algum valor agregado às partes envolvidas.

Este normalmente é um tema complexo e subjetivo, mas que pode ser solucionado através da metodologia do valuation. Existem alguns métodos diferentes para se fazer essa avaliação. São eles: 

  • Fluxo de caixa descontado: cálculo baseado na renda da companhia, ou seja, avaliando o valor presente dos fluxos de caixa e subtraindo posteriormente o valor da dívida. 
  • Valor patrimonial: soma de todos os ativos de uma empresa, podendo ser eles imóveis, equipamentos, dinheiro, produtos em estoque, entre outros.

Entra nessa conta também a possibilidade de integração de sinergias após a aquisição, pois é com base nisso que se saberá se a compra realmente agregará valor ao comprador.

Por isso, os riscos de uma aquisição de empresa endividada não acaba com a assinatura do contrato. É importante trabalhar na integração após a compra, ou Post Merger Integration (PMI), para garantir que as sinergias mapeadas sejam integradas, evitando perda de valor com a aquisição. 

Comprar empresa possui vantagens, mas também há riscos que precisam ser estudados com cautela. Por isso, é importante contar com uma consultoria especializada em fusões e aquisições, que auxiliará na preparação para a aquisição de uma empresa, ajudando a reduzir os riscos.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.