Uma reforma em banheiro pequeno exige planejamento e inspirações, para isso, separamos uma lista com dicas e ideias para melhorar o seu espaço.

É possível transformar esse espaço em um ambiente funcional, atraente e convidativo, basta fazer uso inteligente de materiais. 

Neste guia, exploraremos ideias criativas e dicas práticas para reforma em banheiro pequeno, maximizando o espaço disponível e tornando-o um oásis de conforto.

Reforma em banheiro pequeno – Como começar?

Antes de começar a reforma em banheiro pequeno, é fundamental criar um plano detalhado. Considere as seguintes dicas para otimizar o espaço:

  • Layout eficiente do banheiro: Pense em um layout que maximize o espaço disponível. Exemplo: mover o vaso sanitário para um local mais adequado ou reposicionar na pia deixa o espaço mais funcional e seguro.
  • Instalação de portas de correr: Se o espaço permitir, opte por portas de correr no banheiro, economizando espaço significativamente em comparação com portas de abertura convencionais.
  • Invista em parede suspensa: Escolha um vaso sanitário suspenso e uma pia montada na parede para criar a ilusão de um espaço mais amplo, uma vez que mais chão seja visível para um projeto de banheiro perfeito.

Cores e Iluminação para banheiros pequenos

As cores e a iluminação têm um grande impacto na percepção do espaço. Portanto, considere os seguintes detalhes:

  • Paleta de cores claras: Pintar as paredes com cores claras, como branco, bege, cinza ou tons pastéis, darão a sensação de um espaço maior e mais arejado.
  • Azulejos grandes: Use azulejos grandes em cores claras para o revestimento das paredes e do piso cria uma sensação de continuidade e amplitude.
  • Adicione um espelho: Instale um espelho grande sobre a pia para refletir a luz e criar a ilusão de espaço extra.
  • Iluminação adequada: Instale uma boa iluminação, incluindo luzes de teto e luminárias de parede, para evitar sombras e tornar o banheiro mais brilhante.

Armazenamento inteligente

O armazenamento é essencial para a reforma em banheiro pequeno. Aqui estão algumas ideias para maximizar o espaço de armazenamento:

  • Armários suspensos: Opte por armários suspensos na parede para economizar espaço no chão e criar um visual mais leve.
  • Prateleiras abertas: Prateleiras abertas podem organizar as toalhas, cestos de armazenamento e itens decorativos, ao mesmo tempo que adicionam um toque de estilo.
  • Nichos embutidos: Considere a instalação de nichos embutidos no chuveiro para guardar produtos de higiene pessoal, eliminando a necessidade de prateleiras externas.
  • Móveis multifuncionais: Escolha móveis que também sirvam como armazenamento, como uma pia com gavetas ou uma banqueta com espaço interno.

Revestimento criativo para banheiros

O revestimento é uma parte fundamental do design do banheiro. Aqui estão algumas ideias para um revestimento criativo:

  • Azulejos de metrô: Azulejos de metrô são uma escolha popular para banheiros pequenos, pois criam um visual clássico e atemporal.
  • Azulejos hexagonais: Azulejos hexagonais são uma opção moderna e elegante que pode adicionar um toque de sofisticação ao seu banheiro.
  • Padrões ousados: Se você estiver disposto a ser ousado, considere usar azulejos com padrões em uma parede de destaque para adicionar personalidade ao espaço.
  • Madeira ou laminado: Revestir o chão com laminado ou revestimento de vinil com aparência de madeira pode criar uma atmosfera acolhedora e natural.

Uma dica para prevenir problemas futuros é apostar em soluções antifúngicas como as colas da Cascola que cria uma camada protetora que não amarela ou danifica o acabamento do revestimento no futuro.

Chuveiro funcional

Em um banheiro pequeno, substituir a banheira por um chuveiro walk-in pode ser uma excelente opção. 

Esse modelo de chuveiro economiza espaço, torna o banheiro mais acessível e cria uma aparência mais moderna. 

Portanto, adicione em sua reforma em banheiro pequeno a instalação de uma caixa de vidro transparente para manter a sensação de espaço aberto.

Plantas e Decoração em metais modernos

Escolha plantas que prosperam em ambientes úmidos, como a samambaia ou a espada de São Jorge. 

Além disso, adicione toques decorativos, como quadros, prateleiras flutuantes e toalhas coloridas, para tornar o espaço mais acolhedor.

Os pequenos detalhes fazem toda a diferença, opte por torneiras metálicas e modernas e minimalistas que combinem com a estética do seu novo banheiro. 

Nichos e prateleiras no chuveiro

Se você possui um chuveiro, considere a instalação de nichos embutidos ou prateleiras nas paredes do chuveiro. 

Crie um espaço para armazenar produtos de banho, evitando a necessidade de prateleiras externas que podem ocupar espaço significativo.

Reforma em banheiro pequeno com bancada contínua

Se o espaço permitir, opte por uma bancada contínua que se estende por toda a parede, criando uma superfície unificada.

Esse móvel irá oferecer espaço adicional para preparação e armazenamento, além de um visual elegante e minimalista para o banheiro pequeno.

Ao reformar um banheiro pequeno, o planejamento é essencial, sempre considere suas necessidades e estilo pessoal ao tomar decisões. 

Mesmo em espaços compactos, a criatividade pode resultar em um banheiro otimizado de espaço e bonito ao mesmo tempo. 

Com essas ideias em mente, você pode fazer uma reforma em banheiro pequeno, transformando em um verdadeiro refúgio de tranquilidade e beleza.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.