Você ama chocolate? Então, saiba a seguir, quais são os benefícios de comer chocolate. 

Se você está tentando comer de forma mais saudável, é provável que o chocolate seja uma das primeiras coisas que você cortará do plano de refeições. 

Apesar de ser inegavelmente delicioso, esse material tem uma reputação não tão saudável. Mas não é totalmente garantido. Portanto, a verdade é que, com moderação, o chocolate pode ser uma adição saudável à sua dieta. E as razões podem surpreendê-lo! 

Aqui estão alguns dos principais benefícios de incorporar chocolate em sua dieta, para sua saúde. A maioria dos benefícios do chocolate para a saúde vem dos compostos do grão de cacau, encontrado em concentrações mais altas no chocolate amargo. 

Estoque a despensa com suas barras de chocolate amargo favoritas se estiver procurando uma maneira natural de se manter saudável. Escolha opções que tenham pelo menos 70% de cacau.

Continue a leitura e veja quais são os benefícios de comer chocolate!

Quais são os benefícios de comer chocolate?

Então? Curioso para conhecer os benefícios de comer chocolate? Veja a seguir, quais são.

1. Melhora a saúde do coração 

A primeira coisa que você precisa saber sobre o chocolate e sua saúde é que ele contém um composto natural chamado teobromina, que traz uma variedade de benefícios à saúde. 

Em particular, pode ajudar a reduzir a pressão arterial central, que ajuda na saúde do coração e pode até diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

2. Reduz o risco de diabetes 

Os antioxidantes encontrados no chocolate também podem ajudar a diminuir o risco de resistência à insulina, o que pode ajudar seu corpo a controlar o açúcar no sangue e prevenir o aparecimento de diabetes. 

Portanto, estudos mostram que as pessoas que comem chocolate pelo menos uma vez por semana tiveram um risco menor de diabete vários anos depois. 

Obviamente, aqueles com histórico familiar ou fatores de risco mais altos para diabete devem comer chocolate com moderação e manter o chocolate amargo com alta porcentagem de cacau para obter todos os benefícios. 

3. Protege contra doenças 

O grão de cacau do qual é feito o chocolate contém uma variedade de compostos fenólicos antioxidantes, incluindo flavonoides que trazem efeitos protetores contra doenças degenerativas. 

Os antioxidantes combatem os radicais livres causadores de doenças no corpo, o que pode reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas. 

4. Pode servir como um anti-inflamatório  

A inflamação é responsável por muitas das doenças mais frustrantes do dia-a-dia, desde dor nas articulações e inchaço, problemas de pele e até problemas digestivos. 

Mas comer chocolate pode ajudar. Os já citados flavonoides que trazem efeitos antioxidantes também podem trazer alguns anti-inflamatórios. 

5. Pode lhe dar um impulso de energia 

Você já notou que se sente temporariamente um pouco mais energizado depois de consumir um punhado de chocolate? Isso não é apenas uma corrida de açúcar. 

São também os efeitos naturais dos antioxidantes, cafeína e nutrientes do grão de cacau. E você não precisa comer nosso chocolate trufado de café para sentir os efeitos. A cafeína também é encontrada no chocolate sem café. Sem dúvidas, um dos principais benefícios de comer chocolate.

6. Eleva seu humor 

Agora, mais do que nunca, sabemos que a saúde mental e física estão intimamente ligadas, e tudo o que você puder fazer para melhorar uma terá um efeito significativo na outra. 

A boa notícia é que o chocolate ajuda a estimular a produção de endorfinas e também contém o hormônio estabilizador do humor, a serotonina, que pode melhorar o seu humor.

7. Melhora a função cerebral

Os flavonóides do chocolate amargo têm um impacto positivo na função cerebral, incluindo melhor tempo de reação, consciência visual-espacial e memória mais forte. Embora a pesquisa esteja em andamento, uma razão para isso pode ser que os flavonóides aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Aumenta o desempenho atlético 

A epicatequina no chocolate amargo aumenta a produção de óxido nítrico no sangue, que suporta a circulação e reduz a quantidade de oxigênio que um atleta usa durante exercícios de intensidade moderada. Isso permite que o atleta mantenha a intensidade do treino por mais tempo.

Reduz o estresse  

As pessoas que comeram chocolate amargo relataram que se sentiram menos estressadas, e os pesquisadores confirmaram que depois de comer chocolate amargo, houve níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Portanto, isso pode estar relacionado aos efeitos do chocolate amargo na saúde do coração, já que o estresse é um fator de risco para doenças cardiovasculares. É um dos benefícios de comer chocolate mais interessantes, não é mesmo?

Tudo com moderação

Estamos chegando ao fim do texto e agora você já quais são os benefícios de comer chocolate, mas lembre-se, o chocolate, como a maioria dos alimentos saudáveis, é repleto de nutrientes bons e não tão bons. 

Portanto, entregar-se a uma guloseima ocasional de chocolate não deve ser carregado de estresse ou culpa, seja chocolate amargo rico em antioxidantes ou chocolate branco, que tem muito pouco benefício nutricional. Como na maioria dos relacionamentos saudáveis, a chave é manter uma perspectiva positiva e equilibrada.

O chocolate amargo tem muitos benefícios para a saúde e pode definitivamente ser apreciado como parte de uma dieta balanceada. Ou seja, existem muitas maneiras saudáveis ​​de incorporar o chocolate ao seu estilo de vida, então encontre o que funciona para você, e não deixe de conferir outras dicas do blog.