Você anda se preocupando na hora de planejar o projeto arquitetonico residencial para sua casa ou empreendimento dos sonhos? Se sim, este artigo pode te ajudar muito. Neste artigo, vamos discutir algumas coisas importantes que você deve saber antes de entrar de cabeça na sua empreitada.

A importância do engenheiro civil e arquiteto nos projetos arquitetônicos na Bahia

Os arquitetos e engenheiros civis contratados têm suas próprias ferramentas e processos de se aproximar das minúcias de um projeto residencial. As opiniões destes dois profissionais são bem distintas e importantes no que diz respeito à execução da obra (ou reforma). Ambas habilidades são muito necessárias para o projeto.

É importante que você entenda a diferença entre os serviços arquitetônicos – que são executados por um engenheiro civil Porto Seguro – e os serviços de design oferecidos por um arquiteto.

Um arquiteto é treinado para criar projetos arquitetônicos de edificações residenciais ou mesmo de reformas. Em contraste, um engenheiro civil é treinado para construir estruturas que são funcionais e não necessariamente são esteticamente agradáveis (o foco do engenheiro civil está na segurança, durabilidade e eficácia da obra).

Um bom exemplo disso seria um residencial completo projetado com ênfase na funcionalidade e eficiência, em vez de beleza.

Além dos serviços arquitetônicos, um arquiteto pode ser contratado para outros serviços na Bahia (e em Porto Seguro, principalmente). Esses outros serviços podem trazer requisitos mais específicos que devem ser claramente definidos em seu contrato com o arquiteto (como o estudo de viabilidade técnica, por exemplo).

Antes de contratar um arquiteto, você deve pedir para ver os projetos anteriores do profissional, visando validar trabalhos que ele completou no passado. Você também pode avaliar seu custo proposto a partir de outros vários arquitetos que trabalham na região. Isso lhe dará uma boa ideia de quanto serão os custos totais da obra, reforma ou construção.


Opções para o projeto arquitetônico residencial em Porto Seguro

Você tem várias opções disponíveis quando se trata de seu projeto arquitetônico residencial. A primeira opção que a maioria das pessoas escolhe é contratar um arquiteto com uma certificação de design profissional. É importante que você verifique as qualificações e conhecimentos de seus arquitetos.

Isso impedirá que você desperdice seu dinheiro contratando um arquiteto que não esteja qualificado para fazer o seu tipo de trabalho. Você também deve garantir que o arquiteto seja membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), instituição reguladora da profissão desde 2010.

Se você não puder contratar um engenheiro civil em Porto Seguro BA profissional para lidar com o planejamento e construção residencial de seu projeto, você ainda pode trabalhar com um arquiteto que tem experiência de design arquitetônico residencial.

Você pode trabalhar em parceria com o arquiteto para a criação e concepção do conceito geral do seu projeto. Você também pode especificar as dimensões da área a ser remodelada. Estes profissionais dominam as normas de segurança e boas práticas para adaptar o seu projeto e aliar tudo às suas necessidades.

Se preferir, existe ainda a possibilidade de contratar a assistência dos arquitetos que trabalham com base comissionada. Esta é uma ótima maneira de obter serviços de design residenciais acessíveis e com ótimo custo benefício.

No entanto, é importante que você escolha o arquiteto com sabedoria. Existem alguns arquitetos que se concentram apenas em grandes projetos. Se você estiver planejando renovar sua casa ou adicionar um compartimento, por exemplo, você deve trabalhar com um arquiteto que pode lidar com projetos menores.

Além disso, tenha em mente que o preço de um serviço de projeto arquitetonico residencial geralmente varia dependendo da complexidade do projeto. Os engenheiros e arquitetos geralmente não tem um preço fixado para projetos menores (residenciais).

Este preço é sempre baseado na complexidade do projeto e dos materiais que serão usados. O arquiteto também pode cobrar valores extras se sua locomoção durante o processo de construção for necessária.
Depois de ter escolhido um engenheiro e/ou arquiteto, você precisa comunicar suas ideias para ele. É assim que o designer será capaz de visualizar a aparência da sua casa que só existe dentro de sua cabeça.

É muito importante para você ficar conectado durante todo o projeto para que você possa mostrar com exatidão tudo o que você quer. O especialista em projeto arquitetônico residencial pode guiá-lo através de cada etapa do processo até o final, mostrando as etapas de forma visual.

Você precisa lembrar que cada aspecto da sua casa dos sonhos será cuidadosamente considerado para garantir que tenha uma sensação de qualidade e estilo, então, não economize em escolher corretamente os profissionais.

Se você seguir todas essas dicas sobre projeto arquitetônico residencial cuidadosamente, você terá um ótimo projeto para sua casa, com riscos e custos menores.

Desejamos sucesso!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.