Qual o melhor exercício para dor nas costas?

Ainda existem muitas dúvidas sobre qual o melhor exercício para dor nas costas, principalmente porque as pessoas têm receio de piorar a dor.

A dor na coluna, particularmente a dor lombar, já é considerada o mal do século, pois pode impactar bastante o dia a dia das pessoas, e afetar até a mobilidade.

Tenha em mente que o pior inimigo da nossa coluna é a pressão mecânica que ocorre no momento de determinados esforços.

E o ponto fraco principal é a região lombar, pois aí estão os discos invertebrados, que têm o papel justamente de amortecer essas pressões.

Portanto, se você está procurando fazer uma atividade física e não sabe qual é a mais indicada para dor nas costas, continue aqui e descubra!

Por que tenho dor nas costas?

Antes de te mostrar qual o melhor exercício para dor nas costas, é importante saber quais as principais causas de dor nas costas.

Sedentarismo

O sedentarismo causa diversos problemas físicos. Uma pessoa sedentária será muito mais rígida, e assim, o corpo será mais exposto a desgastes, lesões

A rigidez também pode provocar um problema de equilíbrio, porque para ser estável, é necessário ter flexibilidade e mobilidade.

O sedentarismo pode também provocar uma falta de força e de tônus, desequilíbrios musculares que causam o desgaste de determinadas áreas do corpo pela compensação.

Além disso, a falta de tônus nos músculos profundos contribui para as dores nas costas, já que os músculos não fazem seu papel de manutenção e proteção das vértebras.

Home office

Quando estamos muito tempo sentados, a tendência é ficarmos com uma má postura.

Os riscos ligados ao home office são as tendinites no cotovelo e nos ombros, por causa dos movimentos repetitivos.

Há também o risco de tensões nas cervicais, e geralmente é em razão da tela do computador muito baixa.

Por isso, é importante fazer uma pausa a cada 30, 40 minutos, e se alongar.

Sobrepeso

O sobrepeso vai ter uma incidência sobre os discos invertebrais, os quais têm o papel de amortecedor.

Essa sobrecarga pode ser responsável pelas dores nas costas, especialmente na lombar.

Além disso, o excesso de peso favorece a distensão de alguns músculos, que também podem levar a dor nas costas.

Estresse

Quando você coloca seu corpo em situação de estresse, há a liberação de hormônios, como a adrenalina

Também sua respiração fica mais curta e rápida, o que cria tensões nos ombros e na coluna.

Por isso, procure evitar situações de estresse ou busque como liberar todas essas tensões.

Além de todos esses fatores, é importante consultar um especialista quando as dores forem muito persistentes.

Em alguns casos, a indicação será uma cirurgia endoscópica para hérnia de disco cervical, procedimento minimamente invasivo e você poderá dizer adeus às dores nas costas.

Qual o melhor exercício para dor nas costas?

Na verdade, não vamos falar apenas sobre qual o melhor exercício para dor nas costas, mais quais os exercícios que podem ser feitos em casa que ajudam a evitar a dor:

Alongamentos

Os alongamentos melhoram a flexibilidade e amplitude dos movimentos da coluna. Seu corpo fica menos contraído, e assim, os movimentos ficam mais fáceis de fazer.

Saiba que os alongamentos aumentam o fluxo sanguíneo nos tecidos dos músculos das costas, o que reduz a rigidez, logo, as dores.

É por isso que é importante se alongar regularmente, sobretudo se você sofre com dores na coluna.

No entanto, é necessário escolher os alongamentos adaptados às suas dores, pois o objetivo é ajudar a relaxar a área dolorida.

Exercício para relaxar os músculos das costas e pescoço

Veja o passo a passo:

  • Em pé, ou em uma cadeira, os pés afastados na largura dos quadris;
  • Relaxe sua cabeça (como se fosse encostar no ombro);
  • Sinta o alongamento da nuca;
  • Retorne lentamente e faça a mesma coisa do outro lado.

A dica é respirar profundamente, e expirar quando inclinar a cabeça.

Mantenha as posições por pelo menos 30 segundos, e faça 3 séries de cada lado.

Exercício para relaxar os músculos da lombar

  • No chão, traga o pé direito para sua frente;
  • Alinhe o joelho com o tornozelo;
  • Você deve sentir uma tensão no quadril esquerdo. Se não, traga mais o pé para a frente;
  • Coloque as duas mãos no joelho e mantenha a coluna reta.

Mantenha a posição por 45 segundos e repita mais uma vez. A mesma coisa do outro lado.

Se a dor continuar persistindo, uma opção indicada para aliviar o incômodo é tomar remédios para dor na coluna. Mas lembre-se, isso não exclui a necessidade de consultar um especialista.

Conclusão

Não tem como dizer qual o melhor exercício para dor nas costas, mas qualquer um desses já vai ajudar bastante a aliviar a dor!

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