Atualmente, com tantas armadilhas que tiram nossa atenção, nos desafiando, o tempo todo, a nos manter focados, principalmente no trabalho, nunca é demais poder contar com a tecnologia para evitar distrações e aumentar nossa produtividade.

E felizmente, se até algum tempo atrás, contar com equipamentos tecnológicos de última geração era algo inatingível, hoje o que não faltam são opções que cabem em qualquer bolso, e plataformas facilitando a aquisição das melhores marcas do mercado por preços bem camaradas, até com direito a cupons e descontos inacreditáveis, como a Shopee, por exemplo.

Ou seja, hoje a tecnologia está ao alcance de todos! Pensando nisso , separamos algumas dicas de como aumentar a produtividade com a ajuda da tecnologia. Confira quais são!

1. Aposte em aplicativos de organização

Se por um lado, a tecnologia com seus jogos digitais, redes sociais e aplicativos de mensagens pode ser uma verdadeira inimiga da produtividade, favorecendo à distração de todo tipo, por outro, ela pode ser uma verdadeira aliada quando o assunto é manter o foco e ajudar a melhorar seu desempenho, através de seus muitos aplicativos de organização, dentre eles, podemos destacar o  Wunderlist; Evernote e Trello.

Na verdade, esses aplicativos permitem desde criar listas de atividades até fazer anotações, enfim, organizar as atividades do dia a dia. 

2. Utilize o método Pomodoro

Certamente, existem muitos métodos voltados para aumentar a produtividade no trabalho, e queremos destacar o Pomodoro, por exemplo, perfeito para quem precisa manter o foco nas tarefas, não permitindo nenhum tipo de distração, principalmente, as notificações no celular.

O método se baseia em dividir o tempo de trabalho em blocos, aumentando o foco e impulsionando a agilidade do cérebro.

Cada bloco é chamado de Pomodoro e tem duração média de 25 minutos de foco total intercalado com 5 minutos de descanso. Esse período é considerado ideal para manter a concentração em alguma tarefa.

Hoje já é possível contar com a tecnologia para definir os Pomodoros, como o aplicativo Polimicro, por exemplo, que funciona como um temporizador, avisando o momento certo de trabalhar ou fazer uma pausa.

3. Faça chamadas de vídeo

Sempre que for preciso, faça reuniões por chamada de vídeo e ligue sua câmera, já que a imagem permite uma maior conexão entre os participantes, tornando visíveis as reações, expressões faciais e respostas.

Dentre os programas que pode usar nas chamadas podemos destacar o Skype, Zoom, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Microsoft Teams, entre outras.

4. Utilize assistentes digitais

Uma outra dica para aumentar a produtividade é apelar para os, esquecidos, assistentes digitais, como Cortana, Siri, Alexa e Google Assistant, que são muito úteis quando se trata de automatizar certas tarefas.

Uma dica, conforme destacado nas notícias de tecnologia, é além de fazer perguntas para solucionar alguma dúvida, procurar pedir para que a ferramenta pergunte como está o andamento do seu trabalho.

Dessa forma, você pode receber lembretes e atualizações importantes, mantendo-se organizado e garantindo que suas tarefas estejam em dia.

Nesse sentido, por exemplo, caso defina como meta terminar um relatório de aula até as 14 horas, por exemplo, peça para que o assistente questione se você terminou o projeto nesse horário.

Outra dica é usar esse sistema para dividir melhor o seu tempo de trabalho, pedindo para que o assistente avise quando for o momento de parar para descansar, de focar em outra tarefa, entre outras funções.

5. Invista em softwares de gestão

E não podia faltar essa última dica, que poderia até vir como primeira na lista, de tão importante, a de investir em um software de gestão, que pode ajudar muito a aumentar a produtividade. 

Existem muitas opções no mercado, que ajudam a produzir mais, e avançar no planejamento do dia, no lançamento de notas, no acompanhamento das tarefas em equipe, e no controle das horas trabalhadas.

Esse tipo de software permite definir cronogramas e armazenar arquivos relacionados a cada projeto, com metas e prazos estabelecidos.

E não é só isso, também permite acompanhar o status das tarefas em tempo real e contar com métricas de desempenho, facilitando a identificação de cada etapa do processo e até mostrando as que precisam de atenção especial.

E é isso, sabendo usar, a tecnologia, sem dúvida, pode ser uma grande aliada, facilitando o fluxo de trabalho e aumentando nossa a produtividade.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.