O termo indústria 4.0 tem sido realmente muito difundido nos últimos anos, sendo a substituta da chamada indústria 3.0, que teve como foco a automação das máquinas e a realização de processos exclusivos.

Isso ajuda a mostrar como as tecnologias vêm impulsionando a indústria nos últimos anos, sendo que o foco atual é a digitalização total dos processos e a integração centralizada dentro de ecossistemas digitais.

Sendo assim, neste conteúdo iremos mostrar quais as tecnologias que mais impulsionaram a indústria nos anos recentes até a atualidade!

A computação em nuvem

Uma das principais tecnologias que impulsionaram a indústria recentemente foi a computação em nuvem.

Ela nada mais é do que um recurso que permite o armazenamento e o acesso aos dados na internet, sendo uma opção para quem não quer passar essas informações para um disco rígido.

A partir do uso da computação em nuvem, foi possível promover uma maior agilidade e a inovação na indústria, visto que as empresas passaram a ter um acesso mais global aos dados e uma maior flexibilidade para uso de aplicativos.

A utilização da cibersegurança

Uma outra excelente tecnologia que impulsionou a indústria nos últimos anos foi a utilização da cibersegurança.

Como a conectividade e a utilização dos protocolos de comunicação padrão junto às inovações da tecnologia se tornaram mais comuns, nada mais essencial do que a proteção dos sistemas de computador.

Afinal, isso evita qualquer tipo de ameaça à segurança cibernética das empresas, evitando assim que informações cruciais sejam roubadas e vazadas.

Hoje em dia, é muito importante que ocorra a implementação de comunicações que sejam mais seguras e mais confiáveis, bem como a gestão melhor do acesso às máquinas e dos usuários para garantir a proteção nas empresas.

Veja também: Qual o papel da correia sincronizada no processo de produção industrial?

O surgimento da internet das coisas ou IoT

Você já ouviu falar sobre a internet das coisas?

Chamada também pela sigla IoT, a tecnologia da internet das coisas significa conectar todos os dispositivos da empresa à internet e, ao mesmo tempo, interconectá-los.

A IoT tem como base a computação em nuvem e também as redes de sensores que fazem a coleta dos dados em um tipo de conexão virtual que é instantânea e móvel.

Todos os dispositivos que estão naquele campo podem comunicar-se e interagir entre si, de modo que as decisões na empresa podem ser tomadas de forma mais segura e em tempo real, mesmo sem a interação humana.

Utilização da realidade aumentada

Conhecida pelo nome de RA, a realidade aumentada garante aos usuários a possibilidade de experimentar um novo universo, um mundo aumentado no qual as informações virtuais são sobrepostas no nosso mundo real.

Com isso, o usuário poderá entrar em contato direto entre o mundo virtual e real, recebendo dados e informações sempre em tempo real.

O uso da realidade aumentada é fundamental e traz muitas vantagens à empresa, como redução de custos, aperfeiçoamento dos treinamentos, entre outros.

Uso de soluções em nuvem para a integração de sistemas

Nós falamos anteriormente sobre a importância da computação em nuvem e como ela vem sendo cada vez mais utilizada nas empresas.

Ela tem sido fundamental para aumentar a produção industrial, visto que fornece às empresas um ecossistema de computação que é bem mais confiável, de modo que seja possível trabalhar de forma integrada.

Quando ela é usada para a integração de sistemas, ajudam a melhorar a comunicação e a conexão nas empresas, gerando melhor controle e resultados.

Conclusão

Como você pode ver aqui, são muitas as tecnologias que ajudaram a impulsionar a indústria nos últimos anos e falamos sobre várias delas aqui. 

Neste texto, mostramos quais foram as mais importantes e como elas impactam ainda hoje a maioria das indústrias de qualquer setor.

O que achou do conteúdo de hoje sobre conhecer as tecnologias que mais impulsionaram a indústria nesses últimos anos?

Leia também: Como a tecnologia impactou os cinco esportes da mente?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.