O ransomware é um problema crescente e não é segredo que pode ser caro manter a segurança. Ransomware é um software que criptografa seus arquivos, exigindo dinheiro para liberá-los. 

Se você for vítima de ransomware, seus dados serão bloqueados e indisponíveis. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se manter seguro:

Como evitar ser vítima de ransomware.

Ransomware é um tipo de malware que criptografa arquivos e exige resgate para liberá-los. O programa de ransomware pode se espalhar por meio de anexos de e-mail, mídias sociais ou até mesmo na forma de um arquivo baixado da internet. Se você for infectado por ransomware, seus arquivos serão criptografados e você precisará pagar um resgate para liberá-los.

Se você se tornar uma vítima de ransomware, há algumas coisas que você pode fazer para evitar ficar preso:

  1. Certifique-se de ler e entender o pedido de resgate cuidadosamente antes de pagá-lo. Muitos programas de ransomware pedem grandes somas de dinheiro para liberar seus arquivos, portanto, certifique-se de entender o que eles querem em troca de sua liberdade de dados.
  2. Tenha cuidado ao compartilhar arquivos com outras pessoas – se outra pessoa tiver acesso aos seus arquivos enquanto você não tiver certeza de que eles os manterão seguros, não os compartilhe! Você também pode criar backups, para isso uma consultoria em cloud pode te ajudar, separados para todos os seus arquivos importantes, caso algo dê errado com as cópias originais.
  3. Esteja atento às ameaças de segurança na Internet – muitos programas de ransomware usam identidades roubadas ou informações pessoais como parte de suas demandas de extorsão, portanto, verifique se há e-mails ou mensagens suspeitas online antes de pagar o resgate.

Como se proteger de ransomware.

Desabilitar ameaças de ransomware é uma maneira de se proteger de se tornar uma vítima de ransomware. Isso pode ser feito desativando qualquer programa relacionado a ransomware que você não precise e salvando seus documentos e fotos em algum outro local seguro. Você também pode usar um firewall para proteger seu computador de ser infectado por ransomware.

Use um firewall para proteger seu computador.

Usar um firewall é outra maneira de se proteger contra ransomware. Isso pode ser feito instalando um software anti-Ransomware em seu computador ou usando um programa de software de segurança que protege contra infecções por ransomware. 

Você também pode manter seu computador em um local seguro, como um armário ou gaveta trancada, enquanto estiver longe dele, para que o ransomware não possa entrar no computador despercebido.

Dicas para se proteger do ransomware.

Ao desabilitar as ameaças de ransomware, você pode reduzir suas chances de se tornar uma vítima de ransomware. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Desative todos os programas relacionados a ransomware em seu computador. Isso inclui programas como Bitcrafter e Petya.
  2. Mantenha seu computador em um local seguro. O ransomware pode criptografar seus dados e torná-los inacessíveis, por isso é importante manter seu computador em um local seguro onde você possa acessá-lo facilmente, se necessário. Isso pode incluir colocar o computador em outra sala ou usar um gabinete trancado.
  3. Use uma ferramenta de remoção de vírus para remover o ransomware do seu computador. Uma maneira de se proteger do ransomware é usar uma ferramenta de remoção de vírus como Malwarebytes ou o utilitário Anti-Ransomware da Kaspersky Lab para excluir os arquivos de ransomware em seu computador.

Conclusão

Proteger-se contra ransomware é fundamental para evitar que você se torne uma vítima. Ao desabilitar as ameaças de ransomware e manter seu computador em um local seguro, você pode reduzir as chances de se tornar uma vítima. Use uma ferramenta de remoção de vírus para remover o ransomware do seu computador, se necessário, e certifique-se de seguir estas dicas para se proteger do ransomware.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.