Nem só de bitcoin vive o mercado cripto. Veja excelentes opções de criptoativos para investir além do bitcoin

O mercado de criptomoedas vêm experimentando um crescimento exponencial nos últimos anos. O Bitcoin segue sendo a moeda mais forte, mais valorizada e mais conhecida, entretanto outras criptomoedas têm ganhado bastante destaque. Essas moedas são conhecidas como Altcoins, uma abreviação de “alternative coin”, por serem moedas que surgiram após o bitcoin, alternativas ao bitcoin.

Após o lançamento do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, pseudônimo do criador (ou do grupo de pessoas criadoras da primeira criptomoeda do mundo), incentivou que se criassem novas criptomoedas e que a criação de novas blockchains independentes seria de extrema importância para o desenvolvimento do mercado. Foi a partir disso que o debate passou a caminhar nesse sentido, até a criação da primeira altcoin, a Namecoin (NMC), por volta de 2011. 

Desde então, muitas novas criptomoedas surgiram e atualmente existem milhares de opções no mercado. As altcoins oferecem aos investidores a oportunidade de diversificação dos investimentos e também de projeção futura por conta de seus projetos inovadores. 

Veja 4 opções de criptoativos além do bitcoin para você investir em sua corretora de criptomoedas:

1. ETHEREUM (ETH)

A Ethereum, é a segunda moeda digital mais valorizada do mundo, e tem uma proposta de valor diferente das demais. Além de ser uma moeda digital, é também uma plataforma onde é possível criar aplicativos descentralizados os “dApps”, e também contratos inteligentes, os Smart Contracts, que são amplamente utilizados para os serviços de finanças descentralizadas. A capacidade de inovação apresentada por essa criptomoeda representa uma excelente oportunidade de investimento.  

2. RIPPLE (XRP)

Lançada em 2013, o RIPPLE é uma criptomoeda que foi projetada com o intuito de suprir uma necessidade bastante simples: a execução de pagamentos rápidos e com baixo custo.

Uma singularidade desta criptomoeda está na sua forma de funcionamento. Este ativo utiliza a tecnologia de Ledger, ao invés do blockchain convencional. Neste formato as transações são aprovadas por um grupo de avaliadores e, diferentemente do Bitcoin e de outras criptos, não há aqui a figura do minerador.

3. ITCOIN CASH (BCH)

Criada em 2017, a Bitcoin Cash (BCH) é fruto da divisão da blockchain do bitcoin, que aconteceu em agosto daquele ano. A divisão aconteceu após divergências entre os desenvolvedores e os membros da comunidade sobre como a rede deveria ser escalada e sobre o aumento de transações. Surgiu então o BCH, com a premissa de oferecer transações mais rápidas e com taxas menores, quando comparadas ao bitcoin.

O funcionamento desta criptomoeda é bastante semelhante com o bitcoin. Ambas utilizam blockchain e algoritmos de prova de trabalho na validação de transações, a partir dos mineradores. Outro ponto em comum é que ambas as moedas têm suas quantidades limitadas em 21 milhões de moedas.

4. USD COIN (USDC)

Por fim, uma opção de stalecoin para variar os investimentos. Stablecoins são criptomoedas que têm o seu valor atrelado a algum outro ativo, como por exemplo commodities como prata e ouro, ou também moedas fiduciárias, sua premissa é a de ser uma criptomoeda mais estável. No caso da USDC, ela é lastreada em dólar, ou seja, para a quantidade de criptomoedas adquiridas, haverá o valor correspondente de dólar em reserva. A USD Coin é a segunda maior stablecoin em circulação e roda na rede da Ethereum.

Não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog.