Você tem um nobreak na sua casa ou empresa e se pergunta como saber se o nobreak está carregando? Então esse post é para você!

Lembrando que os nobreaks têm a função de manter aparelhos ligados mesmo com a interrupção de energia elétrica, evitando assim que queimem.

No entanto, para confirmar se o nobreak está funcionando, você pode fazer alguns testes.

Portanto, continue a leitura e aprenda a identificar se o nobreak está ou não carregando!

Como saber se o nobreak está carregando?

Em primeiro lugar, é importante saber que o nobreak precisa estar conectado à rede elétrica, a fim de garantir que suas baterias estejam sempre com carga.

Um outro ponto é que um problema na bateria é o que causa perda de energia em nobreaks.

Por isso, verificar a condição da bateria é que garante que o sistema continue funcionando e o nobreak exercendo sua função.

Apesar de alguns dispositivos, como os nobreaks 1200va, contarem com recurso para verificar a capacidade da bateria, vale a pena fazer outros testes, para saber se está realmente carregando.

Isso é o que garante que o nobreak seja capaz de suportar o equipamento ao qual está conectado.

Para fazer esse teste, é necessário desligar o nobreak. Muitas vezes, ele vai começar a apitar, o que significa que a bateria perde sua capacidade ao ser desconectada da fonte de alimentação.

Mas, se não apitar e parecer que está funcionando corretamente, faça outro teste: conecte o nobreak a outros equipamentos e veja se os alimenta ao longo de alguns minutos.

O ideal é realizar esse teste pelo menos a cada seis meses, e se você perceber que há uma redução no tempo de execução, é o momento de trocar a bateria, já que o nobreak não está carregando o suficiente

Um sinal característico que mostra que é a hora de trocar a bateria é se o UPS está com a função do LED de “atenção” aceso constantemente.

Dúvidas frequentes sobre nobreaks

Se você acabou de comprar um nobreak e ainda não entende muito bem como funciona, listamos aqui as dúvidas mais frequentes:

Ao comprar o nobreak, eu preciso deixá-lo carregando?

Geralmente, a maioria dos fabricantes recomendam usar a carga inicial, uma vez que os nobreaks já saem de fábrica com uma carga.

No entanto, como podem ficar armazenados por um determinado período, as baterias podem descarregar.

A dica é sempre consultar o manual do usuário para saber o tempo de carregamento do nobreak.

Posso usar o nobreak quando está recarregando?

Sim, você pode usar o nobreak quando ele está recarregando.

Apenas saiba que isso não vai aumentar o tempo de recarga da bateria.

Como saber se o nobreak está funcionando?

Em geral, os nobreaks emitem alarmes sonoros e visuais para mostrar que estão com alguma falha.

Se você ouvir um ruído muito alto, isso é sinal que pode parar de funcionar a qualquer momento.

É necessário desligar o nobreak?

Não, você não precisa desligar o nobreak, inclusive isso não compromete sua vida útil ou da bateria.

Existe a opção de desligá-lo no fim do dia e só ligar novamente no dia seguinte.

Conclusão

Agora que sua pergunta sobre como saber se o nobreak está carregando foi respondida, além de outras dúvidas frequentes, lembre-se que o nobreak é a melhor solução para proteger seus equipamentos, principalmente contra a queda e oscilação de energia.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.