Se você tem crianças em casa, saber como fazer chocolate na panela será essencial. Afinal de contas, quem não gosta desse doce tão especial?
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer chocolate na panela, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Como fazer chocolate na panela?
Derreter chocolate em fogo direto, cortando-o e colocando-o na panela cerâmica, é a forma que requer menos preparação. No entanto, mesmo que o faça em fogo muito baixo e mexendo o chocolate sem parar, há muito risco de o chocolate queimar.
Note que o chocolate nunca deve estar acima de 50 oC, pois isso faria ele perder a textura e o sabor de chocolate. Isto aplica-se tanto ao chocolate preto como ao chocolate branco.
Portanto, podemos dizer que NÃO é aconselhável derreter o chocolate diretamente em uma panela. É muito melhor fazê-lo da forma que explicamos abaixo.
Então, como fazer chocolate na panela?
A melhor solução para derreter chocolate em uma panela
A melhor técnica para derreter chocolate em uma panela é fazê-lo no banho-maria. É a forma mais usada pelos especialistas em pastelaria, pois é muito improvável que o chocolate queime.
Basta cortar o chocolate, colocá-lo em uma panela e colocá-la dentro de uma panela com um pouco de água. Você precisará usar um fogo baixo, evitando que a água ferva.
É muito importante evitar que a água entre em contato com o chocolate (nem uma única gota!), pois faria com que o chocolate fosse recristalizado. Isso inclui que todos os materiais que você vai usar para derreter e manipular o chocolate estejam 100% secos.
Além disso, você deve evitar que o recipiente onde o chocolate está toque no fundo da panela com água.
Finalmente, lembre-se que o melhor chocolate para derreter é o de sobremesas. Tem uma quantidade maior de manteiga de cacau, um ingrediente chave para que o chocolate derreta e tenha a textura suave que desejamos.
Ao longo desse artigo você aprendeu um pouco mais sobre como fazer chocolate na panela. Assim, pode aplicar essas dicas em suas preparações para ter sucesso em suas receitas.
Por fim, vamos ver os benefícios do cacau para a saúde.
Benefícios do cacau para a saúde
É rico em minerais como magnésio, cobre ou manganês. Mas onde brilha especialmente é na sua contribuição de um grupo de substâncias químicas presentes nas plantas conhecidas como polifenóis.
Especificamente, os benefícios para a saúde do cacau são atribuídos aos flavonoides, um subgrupo dos polifenóis.
Alguns alimentos com alta concentração são, além de cacau, feijão, damasco, cereja, uva, pêssego, amoras, maçã, chá verde, chá preto, vinho tinto e cidra.
Desde que o fruto do cacau é colhido, é submetido a diferentes processamentos. Quanto maior o processamento do cacau, menores são os seus benefícios.
O conjunto dos componentes citados dá um sabor amargo. Para contrariar isso, surgiram processamentos que neutralizam esse sabor ácido e amargo
Estes processos diminuem a concentração de polifenóis e com isso os benefícios do cacau para a saúde.
Quanto cacau devemos consumir?
Na literatura podemos encontrar estudos com diferentes tipos de chocolate e cacau: chocolate preto, chocolate branco, chocolate amargo, etc.
Mais do que o tipo, o que importa é a quantidade de seus componentes, principalmente 2, flavonoides e epicatequina.
Há uma grande variabilidade nas doses totais destes componentes que variam de 186 a 904 mg de flavonoides de cacau.
Em suma, para alcançar os benefícios do cacau não devemos nos concentrar em quantidades e sim introduzir cacau puro e chocolate com alta proporção de cacau, além de combiná-lo com os alimentos de alta concentração de flavonoides vistos na seção anterior.