O poder do marketing de influência é inegável. Essa estratégia já se provou uma grande aliada de centenas de marcas mundo afora. Os números não mentem:

O Twitter fez uma pesquisa em parceria com a empresa de dados Annalect para estudar a receptividade das pessoas aos influencers e descobriu que pelo menos 40% dos usuários da rede dizem ter feito uma compra como resultado direto de um tweet de algum influenciador. 

Segundo o Google, 6 a cada 10 assinantes do youtube seguiram conselhos de criadores de conteúdos no momento de uma compra. O impacto dos influenciadores ultrapassam as redes sociais ou ambientes digitais e demonstram resultados nas lojas físicas. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% buscam informações e opiniões na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente, quando buscam eletrodomésticos e eletrônicos.

Esses são apenas alguns dados que demonstram a força e importância dos influenciadores digitais na decisão de compra dos consumidores. Não precisamos ir tão longe, quem nunca foi influenciado a comprar algum item após a resenha de um produto? 

Embora, fazer campanhas de marketing de influência traga muitas vantagens para as empresas, muitas ainda não sabem como colocar essa estratégia em prática.

Quer saber como criar campanhas com influenciadores? Confira as dicas a seguir, listaremos as principais etapas para criar ações atrativas e lucrativas com o apoio desses profissionais. Seja um case de sucesso nas redes sociais! 

Como fazer campanhas com influenciadores: passo a passo

Ao contrário do que muitos podem imaginar, toda e qualquer campanha de comunicação envolve um bom e detalhado planejamento. Além de uma estratégia pré-definida de como será a condução da campanha. 

Então, para seguir o passo a passo que citaremos, é preciso ter em mente a importância de planejar, traçar estratégias com cautela e ter organização. Apenas com esses cuidados será possível a relevância e o engajamento desejados para a marca. Vamos às dicas! 

Antes de qualquer coisa, anote tudo!

O primeiro passo para criar campanhas de marketing digital é anotar todas as informações importantes da ação, como qual o objetivo da campanha – que pode ser tornar a marca conhecida, ganhar seguidores, aumentar engajamento, entre outros.

Isso porque, o objetivo da ação determinará como ela será feita e qual influencer será escolhido. Outra informação importante para decidir é a persona e público-alvo.

Defina e anote com quem você quer falar e quem é a persona que será impactada com a campanha? Com isso, poderá decidir a melhor estratégia, linguagem, horário de publicação, entre outros fatores.

Planejar também as ideias aprovadas, orçamentos, contatos, envios, fornecedores de mídia kit e outras informações é importante. Com planejamento, organização e ações que seguem à risca tudo que a equipe decidiu, a campanha será um sucesso!  

Com tudo isso em mente e anotado, vamos ao próximo passo.

Como a marca se comunicará com o influencer?

Agora é o momento de planejar a concepção da campanha em si. Qual serviço a marca contratará do influenciador? Como vão se comunicar com o profissional para que ele divulgue o produto ou serviço da empresa? 

Esse é um dos momentos mais importantes do planejamento. Ao contrário do que muitos imaginam, os famosos “recebidos” e “gift box” não são a única maneira de trabalhar com os influencers. 

Caso a empresa queira enviar um mídia kit, ele precisa ser pensado, contar um storytelling para chamar a atenção do influenciador e interessá-lo a ponto de divulgar a marca. 

Mas, as campanhas podem ser feitas pela contratação de stories de divulgação, fotos no feed, vídeos no youtube, um vídeo no tiktok, menção no twitter, uma live, noticias e muitas outras estratégias. 

Uma boa agência de marketing de influência saberá pensar no formato mais adequado para os objetivos, público-alvo e persona da campanha. Escolher o perfil do influenciador ideal é muito importante, isso definirá o sucesso de uma ação. 

Então, é importante que o perfil esteja em sintonia com a marca, tenha boas métricas de engajamento (apenas um bom número de seguidores não basta) e que a pessoa se comunique com o público exato da marca. 

Entrar em contato com o influencer

Assim que aprovados os perfis, a agência vai entrar em contato com o influenciador e verificará o interesse do profissional em participar da campanha e fará todas as negociações de valores. 

Um dos detalhes mais importantes: as agências providenciam contratos legais, eficientes para que não saia errado ou haja mal-entendidos. Com isso feito, o próximo passo é a realização da campanha. 

O influenciador fará o vídeo, foto, live ou qual for a ação combinada e se possível, passará para a aprovação da marca. Assim que aprovados, vão para o ar! As campanhas de marketing de influência não acabam por aqui!

Análise resultados

As métricas são essenciais para entender quais foram os resultados e avaliar  se a campanha atingiu o objetivo desejado. Nesse momento, é preciso ver o engajamento do público, alcance do post, cliques no link, entre outras informações importantes. 

Com essa análise detalhada em relatórios, os dados ficam registrados como base e ponto de partida nas próximas campanhas – fazendo alguns ajustes se necessário.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.