Existem inúmeros suplementos alimentares à base de colágeno no mercado para melhorar a saúde de nossas articulações e combater a dor. Nesse caso, uma dúvida comum é se o colágeno é bom para artrose.

Nesse artigo você saberá se o colágeno é bom para artrose.

O que são articulações e por que elas doem?

As articulações são estruturas complexas que unem dois ossos, permitindo seu movimento. Além disso, tendões, ligamentos, membrana sinovial e cartilagem fazem parte das articulações. Todas essas partes podem ser danificadas, gerando dor nas articulações. 

Existem muitas patologias associadas à dor nas articulações, artrose, tendinopatias e lesões musculares são as mais frequentes.

A artrose é uma doença que afeta a cartilagem das articulações. À medida que envelhecemos, a cartilagem, que serve como amortecimento da articulação, se deteriora e o espaço entre os ossos se estreita, o que limita o movimento. 

Ao mesmo tempo, a membrana que reveste a articulação pode ficar inflamada, causando dor. É um processo degenerativo que piora com o tempo. 

Os tendões são as estruturas que ligam o músculo aos ossos e transmitem a eles a força que permite o movimento. 50% das tendinopatias têm sua origem no esporte. Aquelas nas áreas do tornozelo e joelho são as mais comuns. No segundo caso, é imperativo buscar o aconselhamento de ortopedista de joelho.

80% da população, ao longo de suas vidas, sofrerá uma lesão muscular. A causa mais comum são as sobrecargas que ocorrem ao usar demais o músculo rapidamente, com muita frequência e sem eles estarem aquecidos anteriormente. 

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo e um dos principais componentes das articulações. É encontrado especificamente em ligamentos, tendões e cartilagens, e também está presente na pele, ossos e músculos. 

Sua função é fornecer flexibilidade, elasticidade e suporte. Mas nem todo o colágeno em nosso corpo é o mesmo, existem tipos diferentes dependendo da sua localização. Como a dor nas articulações nos preocupa, vamos nos concentrar em:

  • Colágeno tipo 1. É o que traz flexibilidade e elasticidade aos tecidos. É encontrado em ossos, tendões e pele.
  • Colágeno tipo 2. Este tipo de colágeno está presente na cartilagem. É o que confere resistência.

A proteína de colágeno, como qualquer proteína, é composta de subunidades chamadas aminoácidos. A maioria dos aminoácidos que compõem a proteína de colágeno são aminoácidos essenciais condicionais. 

Isso significa que, se estivermos em boas condições, nosso corpo pode sintetizá-los sem problemas, mas à medida que envelhecemos ou submetemos nossas articulações a algum estresse, como exercícios físicos, precisamos de uma contribuição externa. 

Portanto, em certas situações e grupos de risco, é essencial complementar a dieta com essa proteína.

Em quais alimentos o colágeno é encontrado?

O colágeno é encontrado exclusivamente em alimentos de origem animal. Alimentos ricos em colágeno, não são muito populares ou abundantes em nossa dieta. 

Também é encontrado nas escamas de peixes, mas imagine quantas escamas devemos comer para atingir os 10 gramas por dia que se recomenda tomar. Além disso, o colágeno que podemos consumir na dieta não é facilmente assimilado pelo nosso corpo.

Mas o colágeno é bom para artrose?

A partir dos 30 anos de idade, perdemos 1% de colágeno por ano. O colágeno é uma proteína fundamental para o nosso corpo, por isso é importante que sempre tenhamos níveis ideais. 

Além disso, como comentado na seção anterior, o colágeno da dieta não é facilmente assimilado, por outro lado, o colágeno nos suplementos é hidrolisado, ou seja, é como se fosse pré-digerido, então sua absorção é muito mais fácil.

Vários estudos mostraram que a ingestão contínua de colágeno ajuda a reduzir a dor no desgaste das articulações, retardar a perda de massa óssea e melhorar a mobilidade e a funcionalidade das articulações. 

Portanto, o colágeno é indicado para prevenir e tratar doenças crônico-degenerativas, como artrose. 

Embora sejam doenças associadas ao envelhecimento, é necessário tomar medidas para retardar sua progressão, uma vez que, além da dor e da imobilidade, tem sido visto que sofrer de artrose acarreta um risco aumentado de sofrer de outras doenças, como pressão alta, refluxo e diabetes tipo II.

Da mesma forma, o colágeno hidrolisado atenua os sinais de envelhecimento dérmico, ou seja, melhora a hidratação da pele, proporciona elasticidade e reduz as rugas.

Além disso, o colágeno pode ajudar na adaptação de uma prótese do joelho ou outras intervenções cirúrgicas feitas no corpo.

Quem deve tomar suplementos de colágeno?

Um jovem, com uma dieta equilibrada, que não submete seus tecidos ao desgaste excessivo ou sofre de uma doença que afeta o tecido colágeno, não precisa tomar um suplemento de colágeno, já que seu corpo é capaz de sintetizá-lo por conta própria.

No entanto, a partir dos 25-30 anos de idade, as células humanas começam a reduzir gradualmente sua capacidade de sintetizar colágeno e começamos a perder 1% de colágeno por ano. 

Aos 45-50 anos de idade, os efeitos da perda de colágeno tecidual já são visíveis, rugas aparecem e temos rangidos e desconforto nas articulações. 

Essa perda também pode ocorrer precocemente em atletas ou pessoas que se exercitam regularmente, uma vez que submeteram esses tecidos ao desgaste excessivo e prematuro.

Portanto, é interessante tomar suplementos de colágeno se:

  • Se você quiser cuidar e manter suas articulações em boas condições e tiver mais de 40 anos de idade.
  • Se você é um atleta e sofreu lesões nos tendões (principalmente se passou por uma cirurgia para recompor um rompimento do tendão do ombro, joelho ou tornozelo), pode tomar suplementos à base de colágeno, magnésio, vitamina C e ácido hialurônico para melhorar e acelerar a cicatrização.
  • Se você tem mais de 30 anos, é fisicamente ativo intensamente. Dessa forma, você manterá suas articulações em boas condições por mais tempo.
  • Se você tem mais de 30 anos e tem dor nas costas, pescoço ou articulações. A ingestão de colágeno mostrou reduzir a dor nas articulações. 
  • Se você iniciou a menopausa, teve tratamento agressivo contra o câncer ou está acima do peso.
  • Se você quiser manter sua pele lisa, radiante e livre de rugas.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.