Se você tem interesse em fazer o teste de Covid em casa, saiba que sim, é possível realizar esse procedimento no conforto do seu lar! 

Hoje, existem empresas e laboratórios que oferecem o envio do kit para a realização do teste em casa, com a entrega do resultado em até 24 horas, depois que o material da coleta chegar no laboratório. 

Vale dizer que já foi identificado que 1 em cada 3 pessoas com coronavírus não apresentam sintomas, mas ainda podem infectar outras pessoas.

Fazer o teste é a única maneira de saber se você tem o vírus. Se as pessoas testarem positivo e isolarem-se, isso ajuda a impedir a propagação do vírus.

Se seu teste for positivo, você e qualquer pessoa com quem mora precisarão se isolar.

Esse teste enviado para a casa do paciente, geralmente, é realizado através da coleta de saliva, de maneira indolor e sem incômodo. 

Portanto, essa é uma maneira prática de realizar o exame e ainda evitar ter contato com outras pessoas, já que não precisará sair de casa nem para realizar o exame. 

Quer saber mais sobre como fazer o teste de Covid em casa? Continue a leitura e descubra! 

Informações importantes sobre o teste de Covid em casa

Por mais que muitas informações sobre os testes de Covid estejam sendo divulgadas na TV e na internet, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre a realização do exame em casa. 

A seguir, confira algumas das informações importantes sobre o teste de Covid em casa. 

Como fazer o teste?

No caso de optar por fazer o teste em casa, comprando de um laboratório, normalmente não é necessário ter um pedido médico com a solicitação. 

Ou seja, se você está com sintomas da Covid-19 e deseja realizar o exame, basta solicitar para o laboratório. Inclusive, pode fazer isso através da internet, acessando os sites das empresas que oferecem essa opção.

Os passos para a realizar o teste são os seguintes: 

1. Compre seu kit no site

Pesquise por empresas que oferecem o teste de Covid para ser feito em casa, escolha a que for mais confiável para você e compre o seu kit através do site. 

2. Faça a coleta da saliva

Quando você receber o seu kit, deverá ativá-lo no site da empresa e fazer a coleta da saliva. Essa coleta é feita de maneira indolor e sem incômodo, já que você precisará apenas fornecer uma amostra de saliva. 

Para fazer o procedimento, é muito importante seguir todas as orientações que você terá acesso. 

3. Envie a amostra

Depois de fazer seguir o processo para a coleta de saliva, você deverá solicitar a retirada – que geralmente é em até 24 horas, dependendo da empresa -, ou levar o material a um dos postos de entrega. 

4. Confira o seu resultado

O prazo para conferir o seu resultado dependerá muito da empresa que você escolheu para realizar o exame. 

Porém, geralmente, o prazo para saber o resultado é em até 24 horas após a amostra de saliva chegar ao laboratório.

Você poderá ter acesso ao resultado de maneira online. Mais uma vez, sem precisar sair de casa, evitando o contato com outras pessoas.  

O teste é confiável? 

Sim, desde que você escolha uma empresa reconhecida no mercado, que seja confiável, o resultado do seu teste será seguro. 

Por mais que o teste de Covid realizado com a coleta de saliva não seja igual ao RT-PCR – feito com coleta de amostras com swabs (cotonetes) -, ele apresenta precisão equivalente a ele. 

É importante deixar claro que esse teste realizado em casa, através da coleta de saliva, identifica se há infecção pelo coronavírus no momento em que ele é realizado. 

Ou seja, se a pessoa já esteve infectada pela Covid-19, mas não está mais no momento da realização do teste, ele apresentará resultado negativo para a doença.

Se eu fizer o teste, preciso ficar em casa até receber o resultado?

Sim, se você tiver sintomas ou tiver tido contato próximo com alguém que tenha Covid-19. 

Aqui está a melhor orientação sobre se você deve ficar em casa enquanto espera pelo resultado do teste:

  • Se você sabe que teve contato próximo com alguém com teste positivo – em geral, contato próximo significa estar a cerca de 6 pés de uma pessoa que tem Covid-19 – a opção mais segura é ficar em casa e longe dos outros por 14 dias. 
  • Se tiver sintomas, ou se tiver sido aconselhado pelo seu médico para ficar em casa e fazer o teste, deve seguir os seus conselhos.
  • Se você foi testado como parte de um programa de triagem ou para um próximo procedimento médico, não precisa ficar em casa enquanto espera pelo resultado, desde que não tenha sintomas e não tenha tido contato próximo com alguém que testado positivo. 


Dada a alta disseminação da doença, é uma boa ideia limitar as interações sociais durante esse período. Certifique-se de estar atento sobre o protocolo de segurança COVID-19 básico quando você vir outras pessoas:
 

  • Usar uma máscara;
  • Mantenha distanciamento social;
  • Evite grandes multidões;
  • Lave bem as mãos com frequência.  

Conclusão 

Infelizmente, ainda não temos uma previsão de quando estaremos livres do coronavírus.

Então, até que isso aconteça, precisamos tomar os cuidados necessários para evitar o contágio do vírus e fazer o teste de covid, se necessário.

Hoje, é totalmente possível realizar o exame no conforto de casa, sem precisar ter contato com outras pessoas. 

Se precisar fazer o exame e optar por fazê-lo em casa, pesquise por empresas que oferecem esta opção e realize o teste mantendo o isolamento social, preservando a sua saúde e a de outras pessoas! 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.