Dicas para salvar sua empresa de hackers

A evolução do teletrabalho e o aumento do acesso de terceiros às redes internas da empresa, bem como a proliferação dos ciberataques, obrigam os executivos e colaboradores da empresa a estarem continuamente atualizados em termos de ferramentas e políticas de segurança na rede.

De acordo com o último estudo internacional da Forrester para a Hiscox, as perdas relacionadas a ataques cibernéticos aumentaram seis vezes em 2019, de um custo médio de € 9.000 para € 51.200 por empresa. No entanto, as empresas estão respondendo com medidas de segurança mais rígidas e maiores gastos com segurança cibernética (+ 39% em 2019).

Para evitar os riscos de um ataque cibernético, que pode causar danos financeiros e à reputação da empresa que os sofre, é importante que as empresas aumentem seus esforços para capacitar seus funcionários. 

A segurança da empresa começa com a implementação de um plano de segurança cibernética contra ameaças do exterior, com ferramentas que definem o perímetro de segurança.

Firewalls são uma opção comum, “porém a principal desvantagem das empresas hoje é algo tão básico quanto o correto gerenciamento de senhas, essencial para bloquear o acesso de quem não tem a chave, mas que, continua hoje na principal porta de entrada para cibercriminosos ”, explica Xavier Lefaucheux, chefe de vendas e marketing da empresa de segurança cibernética Wallix.

Para serem totalmente eficazes, as políticas de senha devem impor requisitos mínimos de complexidade. Isso ocorre porque são inteligíveis e o usuário utiliza símbolos e letras maiúsculas em sua criação. Além disso, alterações devem ser feitas de tempos em tempos.

Manter os sistemas atualizados não é apenas essencial para que a segurança de uma empresa seja robusta, é também algo em que todos os usuários devem estar comprometidos. E é que, quando uma nova versão é recebida para download, seja um sistema operacional ou um aplicativo, dentro dela costuma haver soluções para violações abertas através das quais um cibercriminoso pode realizar um ataque. Portanto, é fundamental manter tudo atualizado.

A recomendação é prevenir, por isso é importante ter cópias de backup.

Comentários estão fechados.