A tecnologia digital tornou-se predominante. Pode haver uma crescente aplicação de tecnologia no mundo do tratamento de dependências.

Tecnologias como aplicativos, realidade virtual e acesso online fornecem às pessoas maneiras adicionais de obter a ajuda de que precisam para gerenciar melhor um transtorno por uso de substâncias. Como a tecnologia digital pode afetar a recuperação do vício?

Quais tecnologias estão sendo usadas para o tratamento do vício?

Vários tipos de tecnologia estão sendo aproveitados e implementados em programas de recuperação de vícios e são apoiados por pesquisas baseadas em evidências. Aqui estão alguns dos tipos de tecnologia que estão sendo usados ​​em programas de tratamento de dependência:

Aplicativos

Existem muitos aplicativos disponíveis para vários. Atualmente, no entanto, também existem aplicativos disponíveis projetados para ajudar as pessoas a gerenciar melhor seu transtorno por uso de substâncias e lidar com os desejos e emoções relacionados ao vício.

Aqui estão apenas alguns aplicativos no mercado hoje que podem ser úteis para aqueles que lutam contra o transtorno por uso de substâncias:

O “Big Book” dos Alcoólicos Anônimos

Qualquer pessoa que esteja pensando em participar de Alcoólicos Anônimos ou que já seja um participante ativo pode encontrar o Alcoólicos Anônimos “Big Book” um recurso útil.

Este manual inclui recursos como podcasts, depoimentos pessoais, um localizador de reuniões, orações e todo o texto de 164 páginas do Big Book.

Há também uma calculadora de sobriedade que permite que os pacientes insiram sua data de sobriedade para acompanhar o quão longe eles chegaram.

Veja também: Ozonioterapia é uma grande aliada no tratamento contra queimaduras. Saiba mais sobre o uso do ozônio medicinal nestes casos!

Sober Grid

Este aplicativo gratuito é projetado para ajudar os pacientes a obter o suporte de que precisam 24 horas por dia, mesmo em situações de emergência, com base em onde estão localizados.

O aplicativo fornece um recurso fácil de usar para acompanhar e compartilhar o progresso com outras pessoas.

Nomo

Este aplicativo gratuito de rastreamento de sobriedade ajuda a manter as pessoas conectadas aos membros do grupo de suporte. Ele ajuda as pessoas a acompanhar sua sobriedade e compartilhá-la com outras pessoas, incluindo conselheiros.

Nomo também se destina a dar aos pacientes alguma responsabilidade ao longo de sua jornada pela sobriedade quando os desejos se tornam muito intensos para lidar sozinhos.

Telemedicina ajuda na recuperação

Existem muitas plataformas que incorporam bate-papo online. Muitas empresas on-line oferecem suporte por meio de bate-papo on-line, no qual as pessoas podem se conectar com um especialista de suporte.

Agora, essas plataformas estão sendo oferecidas para aqueles que lutam com transtornos por uso de substâncias.

A telemedicina no mundo da recuperação de vícios torna mais fácil para os pacientes se conectarem com conselheiros e outros especialistas em tratamento de vícios.

Além de fornecer tratamento presencial, muitas instalações de tratamento de dependência oferecem aos pacientes uma maneira mais conveniente de acessar o suporte necessário quando o deslocamento para um centro de tratamento é difícil.

A comunicação por telemedicina ainda pode colocar pacientes e conselheiros frente a frente, apesar de não estarem fisicamente presentes um com o outro. Não importa onde o paciente ou conselheiro esteja, a interação ainda é possível.

Nos casos em que o suporte é necessário imediatamente, a telemedicina pode eliminar os obstáculos logísticos e ajudar os pacientes a obter o suporte de que precisam quando mais precisam.

A telemedicina não deve ser confiada por conta própria. Em vez disso, destina-se a complementar o tratamento tradicional.

Tecnologia de neuromodulação autorregulatória

Algumas clinicas de reabilitação também incorporam tecnologia em estratégias de tratamento inovadoras, incluindo terapia de neuromodulação autorregulatória.

Com esse tipo de protocolo de tratamento, o cérebro do participante é treinado para combater o desejo por drogas usando eletrodos, computadores e softwares especializados.

Ao ler as ondas cerebrais do participante, os médicos podem tomar decisões apropriadas sobre como recompensar o paciente com base no que veem. Recompensas positivas estão associadas a imagens que o paciente vê de forma positiva. Com o tempo, seus cérebros podem aprender a desejar esses ‘prêmios’ em vez de drogas.

Embora este tipo de tratamento ainda esteja em sua infância, estudos sugerem que poderia ser uma maneira eficaz de ajudar os pacientes a gerenciar melhor seus transtornos por uso de substâncias.

Realidade virtual no tratamento

Hoje em dia é muito comum achar a Realidade Virtual no tratamento de doenças como o câncer, como a especialização de cirurgia robótica, que é um ramo da medicina que está crescendo.

A realidade virtual pode ter seu lugar no mundo do tratamento de vícios.

Pesquisadores estudam realidade virtual para o tratamento do vício. Mais especificamente, estudos estão sendo feitos na Universidade de Houston para ver como a realidade virtual pode ser bem-sucedida como parte de um protocolo geral de tratamento de dependência.

Assim como os jogadores que estão imersos em mundos de jogos virtuais, as pessoas com transtornos por uso de substâncias são colocadas em situações que podem levá-las ao desejo de drogas ou álcool, mas em uma atmosfera controlada.

Ao usar a tecnologia no tratamento de dependências, os pacientes podem identificar os gatilhos em um ambiente seguro e aprender as ferramentas necessárias para evitá-los. Os pesquisadores têm tido bastante sucesso até agora em ajudar pessoas viciadas em tabaco.

O tratamento do vício pode ser feito com auxílio da tecnologia

Embora o tratamento presencial em um centro de tratamento respeitável ainda seja o padrão-ouro para o tratamento eficaz da dependência, a tecnologia digital pode ter um lugar nos programas de tratamento.

O papel da tecnologia na recuperação de vícios é fornecer um caminho adicional para pessoas que lidam com transtornos por uso de substâncias para gerenciar melhor sua recuperação de vícios.

A melhor maneira de tratar os sintomas de dependência e gerenciar efetivamente um transtorno por uso de substâncias é participar de um programa de tratamento com uma instalação que use estratégias de tratamento baseadas em evidências.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.