A caminhada, uma prática esportiva muito acessível, oferece inúmeras vantagens à saúde, porém, é necessário escolher um tênis adequado às suas necessidades e ao tipo de superfície sobre a qual você caminha.

Na verdade, com tantas opções no mercado, dizer qual o melhor tênis para caminhada não é fácil, mas é fundamental que você sinta prazer e todo conforto ao fazer suas caminhadas.

Portanto, para te ajudar a encontrar o melhor tênis para caminhada, selecionamos aqui as principais especificações de tênis para caminhada para que você aproveite ao máximo essa experiência.

Boa leitura!

Qual o melhor tênis para caminhada?

No momento de comprar um tênis para caminhada, a mesma pergunta é feita: qual escolher e qual o melhor?

É um pouco delicado responder porque nossos pés são diferentes e a percepção do conforto pode variar de pessoa para pessoa.

Depende também do uso que nós faremos.

No entanto, existem algumas regras básicas importantes a levar em conta. Por isso, veja em detalhes ponto por ponto:

Amortecimento

Um bom tênis para caminhada deve ter um sistema de amortecimento eficiente para ajudar a absorver o impacto dos seus passos.

O perfil do solado

O solado é estudado na questão de favorecer a aderência do tênis em função da superfície.

Além disso, a curvatura do solado sobre o ante-pé terá um impacto direto no dinamismo do tênis.

Por isso, analise esse ponto colocando o tênis no plano e depois veja o resultado no momento da propulsão quando o pé se movimenta para frente até sair do chão.

A flexibilidade

O nível de flexibilidade que você precisa dependerá da superfície e do seu nível de prática.

Por exemplo, para o uso em uma superfície plana, é preferível privilegiar um solado que flexione na área de flexão do ante-pé.

Por outro lado, no caso de uma superfície mais arenosa, o ideal é um tênis que proporcione mais estabilidade, como o tenis masculino da dolce gabbana.

Suporte

O tênis deve ter um bom suporte para o arco do pé e do calcanhar para manter a estabilidade e conforto durante a caminhada.

O conforto térmico

Um tênis no qual você transpira muito torna-se rapidamente insuportável, e é uma das primeiras queixas das pessoas.

Veja o que considerar quanto ao conforto térmico:

  • Os materiais utilizados devem ter a capacidade de eliminar o calor do pé ou permitir a entrada de ar fresco;
  • Um tênis inadequado criará pontos de pressão que poderão dar uma sensação de calor;
  • As costuras também podem limitar os aquecimentos.

Durabilidade

É importante escolher um tênis que seja durável e resistente para que possa suportar o desgaste constante da caminhada.

Tamanho e ajuste

Por fim, é necessário escolher um tênis que tenha um bom ajuste e que seja do tamanho certo para evitar bolhas e lesões durante a caminhada.

Lembre-se que, antes de comprar um tênis para caminhada, vale a pena experimentá-lo e caminhar um pouco na loja para garantir que ele seja confortável e adequado para o seu tipo de caminhada.

Por que escolher o tênis certo para caminhada?

Antes de mais nada, saiba que o melhor tênis para caminhada é aquele projetado para manter um movimento para a frente, como é o caso dos melhores tenis nike.

Eles oferecem um bom apoio ao calcanhar, uma leve elevação ao nível dos dedos e um amortecimento e estabilidade apropriados.

Então, o uso de um tênis apropriado para caminhada pode trazer diversos benefícios para a sua saúde e conforto durante a prática da atividade. 

Separamos aqui os principais benefícios:

Absorção de impacto

Um tênis para caminhada adequado deve ter um sistema de amortecimento eficiente, o que pode ajudar a reduzir o impacto dos seus passos, especialmente em superfícies duras ou irregulares. 

Isso pode ajudar a prevenir lesões nas articulações e músculos, além de minimizar o desconforto durante a caminhada.

Suporte

O tênis para caminhada deve oferecer um bom suporte para o arco do pé e do calcanhar, o que é importante para manter a estabilidade e evitar lesões, além de minimizar o cansaço muscular.

Conforto

O uso de um tênis para caminhada que se ajuste bem ao seu pé e que tenha uma boa respirabilidade proporciona um alto nível de conforto durante a caminhada, além de ajudar a prevenir bolhas, calosidades e outros problemas comuns.

Melhora da postura

Outro benefício do tênis específico para caminhada é que ajuda a melhorar a sua postura ao longo da caminhada, prevenindo dores nas costas e pescoço.

Melhor circulação sanguínea

A prática regular de caminhada com um tênis adequado pode ajudar a melhorar a sua circulação sanguínea, prevenindo problemas circulatórios e melhorando a saúde cardiovascular.

Portanto, escolher o tênis certo para caminhada pode contribuir para a melhoria da saúde e conforto durante a prática da atividade, ajudando a prevenir lesões, melhorando a postura e a circulação sanguínea e proporcionando um alto nível de conforto.

Conclusão

Como você viu, a escolha do melhor tênis para caminhada é algo muito pessoal, pois depende das necessidades de cada pessoa.

Mas se você tiver em dúvida de qual escolher, basta seguir as dicas que passamos e assim, encontrar o tênis ideal para caminhada!

Agora que você já sabe qual o melhor tênis para caminhada, confira outros conteúdos em nosso blog.