Quais os cursos online gratuitos mais procurados? Com o avanço da tecnologia e da internet, a busca por cursos online gratuitos tem se tornado cada vez mais comum. 

A possibilidade de estudar em casa, de acordo com o próprio ritmo e sem custo financeiro é um atrativo para muitos. 

A busca por conhecimento e aprendizado nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje. 

Além disso, a pandemia do COVID-19 tem impulsionado a demanda por cursos online, uma vez que muitas pessoas buscam formas de ocupar o tempo e aprimorar suas habilidades. 

Por isso, a oferta de cursos online gratuitos tem crescido consideravelmente nos últimos anos, tornando-se uma opção acessível e flexível para quem busca aprendizado e qualificação profissional.

Sites de cursos gratuitos oferecem uma variedade de cursos em diversas áreas do conhecimento, o que torna o aprendizado ainda mais acessível para quem busca novas oportunidades. 

Por isso, neste texto, vamos falar sobre quais são os cursos online gratuitos mais procurados e onde encontrá-los.

Cursos de idiomas

Os cursos de idiomas são os mais procurados pelos estudantes, e isso não é surpresa. 

Aprender uma nova língua é um diferencial no mercado de trabalho e pode ser uma forma de ampliar o horizonte cultural. 

Sites como o Duolingo, Babbel e Livemocha oferecem cursos gratuitos e com interações em tempo real, o que torna o aprendizado mais dinâmico e efetivo.

Cursos de programação

Com a crescente demanda por profissionais de tecnologia, os cursos de programação têm sido bastante procurados. 

O Codecademy, por exemplo, oferece cursos gratuitos de linguagens como HTML, CSS, JavaScript, Python, Ruby e PHP. 

O site também conta com projetos práticos que podem ajudar os alunos a aplicarem o que aprenderam em situações reais.

Quais os cursos online gratuitos mais procurados
Quais os cursos online gratuitos mais procurados

Cursos de marketing digital

Com o crescimento das mídias sociais e do comércio eletrônico, o marketing digital tornou- se uma área fundamental para muitos negócios. Por isso, os cursos nessa área têm ganhado destaque. 

O Google oferece cursos gratuitos sobre marketing digital, que abrangem temas como SEO, publicidade online e análise de dados. 

Já a Hubspot Academy oferece cursos gratuitos em diversas áreas do marketing, desde inbound marketing e marketing de conteúdo.

Cursos de design gráfico

Os cursos de design gráfico também são bastante procurados, pois essa é uma área em que as habilidades podem ser aplicadas em diversos contextos, desde a criação de logotipos até o design de sites. 

O Canva oferece cursos gratuitos de design gráfico, com aulas sobre cores, tipografia, layout e design de materiais gráficos.

Cursos de finanças pessoais

Os cursos de finanças pessoais são importantes para quem quer aprender a controlar melhor as próprias finanças e investir de forma mais inteligente. 

O portal Meu Bolso em Dia oferece cursos gratuitos sobre finanças pessoais, com conteúdo sobre orçamento, planejamento financeiro, investimentos e crédito.

Os cursos online gratuitos são uma ótima opção para quem quer aprender algo novo sem gastar dinheiro. 

Existem diversas opções de sites que oferecem esses cursos em diversas áreas, desde idiomas até finanças pessoais. 

Os cursos mais procurados são aqueles que têm demanda no mercado de trabalho ou que podem ser aplicados em diversas situações, como os de programação e design gráfico. 

Portanto, se você quer aprender algo novo, a internet está cheia de oportunidades. Além dos cursos online gratuitos mencionados, é importante ressaltar que existem muitos outros disponíveis em diferentes áreas do conhecimento. 

É possível ainda encontrar cursos oferecidos por empresas e organizações, como o Facebook Blueprint, que oferece cursos gratuitos sobre marketing digital na rede social. 

Dessa forma, é possível concluir que a oferta de cursos online gratuitos é vasta e diversa, e oferece a oportunidade de aprendizado para todos, independente da área de interesse ou nível de conhecimento. 

Aproveitar essas oportunidades é uma ótima forma de se capacitar e se manter atualizado em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico.

Leia também: Monitor Escolar Precisa de Curso

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.