Não é de hoje que os personagens de videogame fazem a alegria dos gamers de todas as idades.

Sejam eles de consoles mais antigos da Nintendo e Sega ou, então, lançados recentemente por meio de consoles modernos da PlayStation e da Microsoft, esses “personagens de videogame mais famosos” são adorados por seus grandes feitos, personalidade única ou, até mesmo, seus poderes.

É difícil encontrar crianças hoje em dia que não idolatrem ao menos um desses personagens icônicos de videogame.

Isso por conta da proximidade que a grande maioria tem com produtos eletrônicos. De acordo com estudos recentes, cerca de 38% dos brasileiros jogam jogos em diferentes plataformas e conhecem personagens de videogame.

Hoje, nem é preciso utilizar consoles para conhecer esses personagens. Basta ter em mãos um telefone celular para ter acesso aos mais variados jogos, alguns muito adorados pelas crianças, como Minecraft.

Presentear com brinquedos, objetos e bonecos ligados ao universo gamer é algo que não tem erro e dificilmente uma criança não vai conhecer ou gostar. Pensando nisso, separamos os personagens de videogames mais famosos que agradam praticamente qualquer criança. Confira a seguir os principais!

1. Mario, Princesa Peach, Luigi e Yoshi

Personagens pertencentes ao jogo Super Mario, de 1985, são considerados grandes mascotes da Nintendo e alguns dos primeiros que foram capazes de sair das telas do videogame para se tornar ícones da cultura pop.

Antes disso, o icônico personagem Mario, considerado o protagonista do jogo, já havia feito uma aparição em 1981, como um grande oponente do Donkey Kong em jogos de fliperama da época. Porém, nessa época, o personagem era conhecido apenas como Jumpman.

Após seu grande sucesso, Mario se tornou o protagonista do jogo Super Mario, onde precisava enfrentar diversos inimigos e salvar a adorável Princesa Peach, outra personagem muito querida por crianças de todas as idades.

Grande parte dos jogos da franquia Super Mario se passa no Reino Cogumelo, criado especialmente para o jogo.

Além disso, Mario tem a ajuda de seu irmão Luigi e outros grandes personagens da série de jogos, como o Yoshi, um pequeno dinossauro antropomórfico que apareceu pela primeira vez em Super Mario World, do Super Nintendo.

Mesmo com tantos anos após a criação do mundo de Super Mario, os personagens de videogame continuam fazendo sucesso entre as crianças.

Hoje, esses personagens saíram de suas mídias digitais e ganharam também as prateleiras de lojas de brinquedos e especializadas em games. Existe uma grande variedade de brinquedos e objetos de todos esses personagens. Aproveite e confira a seleção de brinquedos da franquia Super Mario e surpreenda os fãs desse universo mágico!

Entre os brinquedos mais queridos das crianças estão os bonecos de Mario, Luigi e da Princesa Peach. Também é possível encontrar jogos de tabuleiro, pistas de corrida, carrinhos de controle remoto, blocos de montar e uma grande variedade de objetos para decoração.

2. Sonic e Tails

Entre os personagens de videogame mais amados temos Sonic e Tails. Os dois personagens fazem parte da franquia de jogos eletrônicos Sonic the Hedgehog (Sonic, o Ouriço) lançada originalmente pela Sega.

Na série de jogos, Sonic é considerado um ouriço antropomórfico (que possui características humanas) que tem como seu principal poder a habilidade de velocidade.

Em todos os jogos da série, Sonic é capaz de atacar seus inimigos formando uma pequena bola com o corpo e passando correndo por seus objetivos. O grande vilão de Sonic é o Dr. Eggman, conhecido anteriormente como Dr. Robotnik.

Além de Sonic, outro personagem aclamado por amantes de videogame é Miles Prower, conhecido carinhosamente pelo seu apelido Tails. Esse personagem é baseado em uma raposa e, por isso, possui um pêlo laranja-amarelado e uma cauda muito peluda, assim como os animais reais.

Nas séries de jogos, Tails é um personagem especialista em engenharia e tecnologia e, por essa razão, é capaz de criar diversos sistemas, como robôs, máquinas e até mesmo veículos. Além disso, ele também é um excelente nadador e possui um grande fôlego dentro d’água. Mesmo com tantas habilidades, a que mais se destaca é a possibilidade de voar com sua cauda.

Sonic e Tails são considerados grandes mascotes da Sega, por isso, são conhecidos em quase todo o mundo. Adultos e crianças de diversos países já jogaram, pelo menos, uma vez algum jogo do Sonic.

Além dos jogos, esses personagens são encontrados em forma de brinquedos e objetos para decoração. É possível adquirir bonecos de ação do Sonic, fantasias de criança, playset com mini figuras, canecas divertidas, entre outros incríveis presentes.

3. Pikachu, Charmander, Bulbasaur e Squirtle

Pokémon é uma franquia criada em 1995 e que rapidamente virou febre no mundo todo. Nela, os protagonistas são criaturas com habilidades especiais que são capturadas e treinadas por humanos e, com isso, elas conseguem se envolver em incríveis batalhas.

Dentre os personagens mais famosos, destaca-se o adorável Pikachu, considerado o grande mascote de todo o universo Pokémon. Esse personagem é uma espécie de rato elétrico capaz de agir com grande velocidade, superforça e manipulação da eletricidade.

Além dele, há também o personagem Charmander, um pequeno animal que possui uma cauda com chama. Charmander é considerado um pokémon do tipo fogo e, por isso, consegue manipular o elemento.

Outra grande opção de presente do Universo Pokémon são os objetos e brinquedos do Bulbasaur e Squirtle.

Bulbasaur é um Pokémon do tipo planta e consegue manipular elementos verdes para o combate. Já Squirtle é um personagem que se assemelha a uma pequena tartaruga e é capaz de atirar jatos de água de sua boca.

Com tanto sucesso e personagens lendários, o Universo Pokémon se tornou famoso também em linhas de brinquedos. Hoje é possível se deparar com jogos de cartas Pokémon, figuras de ação, pelúcias e muito mais.

4. Steve e Alex

Steve e Alex fazem sucesso entre as crianças que jogam Minecraft. Esses dois personagens de videogame, na verdade, são os próprios jogadores, afinal o jogo não possui um enredo formado, mas conta com esses dois personagens fixos no início da aventura.

A diferença entre Steve e Alex é apenas o gênero. Alex é uma mulher com cabelos longos e loiros e Steve possui barba e cabelos castanhos.

Uma grande curiosidade do universo Minecraft é o fato de seu criador, Markus Persson, ter definido o nome de Steve de forma aleatória. Uma pessoa perguntou o nome do personagem do jogo e Markus respondeu em tom de brincadeira: ‘’Sei lá, Steve?’’.

Por conta da popularidade do jogo, hoje é possível encontrar diversos brinquedos com o tema Minecraft, inclusive ligados a Steve e Alex. São bonecos de ação, espadas de brinquedo utilizadas pelos personagens de videogame, blocos de montar e até mesmo pelúcias. Dificilmente crianças não conhecem Minecraft, sendo uma excelente ideia para presente.

5. Mega Man

Mega Man é o protagonista da série de jogos que leva seu nome. Esse personagem é um robô criado por Dr. Light para trabalhar como seu assistente. Porém, após o Dr. Willy assumir o controle de todos os robôs de Light, Mega Man acaba virando um incrível robô de batalha para lutar contra as forças desse terrível cientista.

Por mais que seja um personagem antigo, ainda há crianças que adoram os jogos e o personagem Mega Man, e por isso são encontrados bonecos de ação, jogos e os mais diversos objetos inspirados nele. 

6. Crash Bandicoot

É impossível falar de personagens de videogame sem citar Crash Bandicoot. Esse personagem pertence a uma franquia de jogos eletrônicos da Naughty Dog, criada originalmente para consoles PlayStation.

Crash, o protagonista da série, é um marsupial evoluído geneticamente pelo temido Doutor Neo Cortex, o maior inimigo dele. Crash não luta sozinho, ele também tem a ajuda do seu amigo Aku Aku.

Por conta da sua fama, é muito fácil encontrar uma infinidade de brinquedos relacionados a essa franquia, principalmente do personagem principal. São bonecos, pelúcias e até mesmo objetos que aparecem nos jogos, como as famosas caixas que se quebram ao serem pisadas por ele.

Atualmente, é muito fácil presentear uma criança, bastando saber quais são seus interesses. Crianças que jogam jogos eletrônicos adoram ganhar presentes relacionados aos seus personagens favoritos.

O mais legal de tudo, é que não são apenas os brinquedos que fazem sucesso. Por isso, se você for presentear alguma criança, tente descobrir seus personagens de videogame preferidos. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.