A importância do cuidado com as crianças em época de pandemia

As advertências e protocolos de prevenção para evitar a contaminação devido ao vírus covid-19 vem sendo alertadas a todo momento pelos meios de comunicação do governo. Mas sempre restam dúvidas, e neste artigo traremos a importância do cuidado com as crianças em época de pandemia, uma vez que vem fazendo inúmeras vítimas pelo mundo.

As crianças podem ser portas para a transmissão do vírus para pessoas com alto risco de contaminação, sendo assim agravando seu quadro. Nesse momento os pais são fundamentais para orientar seus filhos sobre a importância de proteção, do que se trata esse vírus e como se comportar em meio a pandemia.

O governo tem disponibilizado cartilhas de prevenção para ajudar pais e tutores nessa missão, de forma a esclarecer sobre todos os riscos que estamos enfrentando todos os dias. As crianças não têm um discernimento de higiene pessoal como os adultos, por isso é muito importante elas saberem quais as medidas de higiene devem adotar diariamente para sua prevenção e dos demais da família. Alguns cuidados como:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão;
  • Uso correto das máscaras, cobrindo nariz, boca e queixo;
  • Limpar e desinfetar superfícies  e locais com álcool em gel;
  • Após qualquer contato ou manuseio higienizar as mãos com álcool em gel ou sabonete;
  • Estar em dia com a caderneta de vacinação.

Crianças na pandemia: cuidados e proteção

Com as escolas fechadas e o trabalho home office, como os pais estão lidando com essa nova realidade junto a seus filhos? Bom não deve ser tarefa fácil, já que esses pequenos se dispõe de muita energia e disposição para o dia todo.

É importante destacar a discussão do que está acontecendo com eles, falar sobre a doca e porque estamos em uma pandemia, não somente para sua orientação, mas proteção. Veja alguns cuidados para adotar com os pequenos:

  • Informe: As crianças aprendem brincando então essa é uma alternativa, não crie pânico entre os pequenos, explique de forma clara os perigos de se contrair o vírus, para isso devemos usar de muita imaginação. Antes de passar as informações se oriente bastante, evitando as fake news que crescem toda hora, passe as informações de forma correta, calma e simples. Utilize sites do governo para busca de informações atualizadas, como estão no site do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus), do Disque Saúde (136) ou do aplicativo (Coronavírus-SUS).
  • Alimentação saudável: Comer alimentos saudáveis reforçam a imunidade, e com o tempo em casa nada melhor que ter uma rotina com as crianças na hora de cozinhar. Chame os pequenos para participar do preparo das refeições, mostre a eles a importância de lavar bem os alimentos, como devem ser armazenados, criando uma relação desde cedo com boas práticas de alimentação e cuidados com a saúde.
  • Desconectando: É certo que a geração de hoje só pensa em estar conectado na internet, nas redes sociais, jogos ou vendo vídeos, mas por que não mostrar como seus avós brincavam na sua época. Muitas brincadeiras para eles explorar e quem sabe até gostar, jogos de tabuleiro, pula corda, mímicas, jogar pião, bolinha de gude, dentre outros. Estimulando sua percepção, coordenação motora e capacidade de imaginação.
  • Movimentando corpo e mente: Estimule o gosto para práticas de esportes, veja sua capacidade em ação, seja em qual atividade for, tênis, futebol, basquete, o importante é estar se movimentando e criando defesas autoimunes.
  • Distribua pequenas responsabilidades: Contribuir com os afazeres de casa é algo importante para o desenvolvimento e crescimento das crianças. De acordo com sua faixa de idade, passe tarefas domésticas, limpar um móvel, organizar os brinquedos jogados no chão, varrer o quintal, ajudar na organização da cozinha após as refeições, tudo isso contribui para pequenos cidadãos responsáveis.
  • Manter a ordem: Com os pais ocupados no home office ter uma organização de horários é essencial para que as coisas não fujam do seu propósito, e tudo se torne uma verdadeira bagunça.  Determine horários para brincar, tomar banho e fazer as refeições. Se na casa possui recém nascidos certifique que as roupinhas, como kit body, macacões babadores, estejam limpos e em ordem, facilitando assim a vida na pandemia.

Agora que já sabe a importância do cuidado com as crianças em época de pandemia e aprendeu seus cuidados e deveres, faça a sua parte! Previna-se usando máscaras, fazendo o isolamento social, saindo de casa apenas em casa essências, higienizando  mãos e espaços de maneira correta, passe essas informações adiante, compartilhe com os demais, salve vidas!

Comentários estão fechados.