Você sabe o que faz um profissional de gestão de Marketing nas empresas? Um profissional da área de Marketing tem que fazer planejamento, análise e controle das ações dentro de sua área, com o objetivo de atingir o público por meio de aplicações, técnicas e metodologias de Marketing. 

O papel do profissional de Marketing é direcionar equipes e fazer a coordenação da comunicação entre a empresa e o mercado.

Você já imaginou sobre todas as frentes de atuação da área de Marketing nos dias de hoje? Trabalhar com soluções criativas, distribuir conteúdo, venda, ações digitais e com produção de conteúdos, além das redes sociais, otimização para ferramentas de busca e tráfego pago, entre outros. Geralmente existem outras responsabilidades que o gestor de Marketing é responsável.

O sucesso da área de Gestão de Marketing se dá a esse grande volume de ações e canais de atuação, por isso ele se tornou um elemento fundamental para essa área.

Portanto, para atingir seus objetivos e metas, as organizações devem se preocupar  ainda mais com o processo contínuo de gestão.

De acordo com o tempo de adaptação das empresas ao rápido crescimento do uso do ambiente online para realizar suas ações de marketing, além do avanço do comércio eletrônico, as oportunidades continuam a aumentar. 

Diariamente presenciamos dúvidas frequentes no cotidiano que paira entre os profissionais da área, e suas buscas para entender e se adaptar a um novo padrão de comportamento de consumidores,que não é conivente com as campanhas invasivas, e que não compram produtos ou serviços de empresas que não passam confiabilidade.

Foi realizada uma pesquisa pelo parceiro HubSpot, com 3.500 profissionais de marketing e vendas ao redor do mundo e desenvolveu uma expressiva pesquisa (State of Inbound 2014), sobre quais são os impactos e as tendências do Marketing nos negócios.

Dentre os assuntos pesquisados, foram listados os maiores desafios do marketing. Veja como lidar com eles:

É importante fazer o orçamento adequado ao Marketing

Saber fazer o orçamento é bem diferente de assegurar. Por isso, para fazer um bom orçamento, é necessário usar indicadores e referências. 

Veja também: Dicas de Marketing digital para pequenas empresas.

Como conquistar a confiança da liderança

Geralmente o marketing não é reconhecido, mesmo mostrando excelentes resultados. 

Isso normalmente ocorre pela falta de lideranças que dar apoio ao departamento, isto é, aquelas pessoas com uma posição hierárquica mais alta defende. 

Existem 3 modos para contornar essa situação: entender quem é esse líder dentro da estrutura que irá promover o incentivo ao setor, que tem sempre interesse, participando e perguntando; montando uma equipe, mesmo sendo de diferentes setores, que irá demandar esse investimento. 

Por fim, se você não conseguir desses modos, terá de se tornar essa pessoa que vai superar todos os desafios e objeções para ensinar sobre a necessidade do marketing onde está.

Determinar em geral e comprovar ROI do Marketing

Determinar e comprovar o ROI do Marketing é um dos principais desafios enfrentados pelas equipes, portanto, hoje existem várias plataformas que podem nos ajudar nesse requisito.

O eKyte, controla a produção, estimula a colaboração e usa modelos para aumentar a produtividade. Contudo, ainda publica anúncios, faz a divulgação das campanhas e integra os resultados.

Quando o CRM é integrado ao marketing digital é permitido a análise da qualidade dos leads, baseado no que realmente interessa: vendas.

As duas plataformas poderão ajudar a rastrear de forma fácil os melhores anúncios, as campanhas de maior resultados, o engajamento nas redes sociais, a palavra-chave e o tão requisitado ROI. 

O eKyte além de usar IA para otimizar a análise dos resultados ainda ajuda no 

planejamento.

É importante lembrar que os dois possuem a estão atividades da equipe, e pode determinar não apenas o desempenho, mas também as atividades internas.

Fazer o gerenciamento dos sites

Da mesma forma como as plataformas de automação de marketing, hoje há vários modos de criar o seu site. Um exemplo é contratar uma agência de marketing rj especializada em criação de sites.

Como faço para não me perder no gerenciamento? É simples, basta começar de forma simples. Até as grandes empresas não precisam de sites robustos e sim de alta usabilidade. O conhecido hype atual UI e UX.

Um jeito simples de facilitar o gerenciamento é usando CMSs conhecidos em bem estabelecidos como HubSpot ou WordPress, que já possuem as principais integrações com demais soluções de organização e desempenho. Da mesma forma que, principalmente, já possuem soluções para otimizar o SEO, como o Yoast SEO.

Visto que o SEO guia basicamente como deve estruturar seu site atualmente, sendo: páginas leves e bem estruturadas, conteúdos relevantes, ficado e atual, entre outros itens.

Uma boa sugestão é desenvolver um mapa de conteúdo deixando claro a intenção e função de cada conteúdo para que facilmente consiga analisar o que é necessário atualizar.

Fazer a contratação de talentos

Hoje em dia, com tantas atividades e plataformas é mais fácil se perder quando for estabelecer as funções de um cargo. 

Para não cometer erros na hora de contratar, é importante especificar de forma detalhada a vaga para ficar claro quais serão as atribuições ou pode acabar pedindo para um estagiário ter conhecimento em pacote Adobe completo, MBA e Inglês avançado.

Fazer o treinamento do time

Após fazer a contração da pessoa ideal para a vaga,  é necessário instruí-la da melhor forma possível quanto a empresa e desenvolvê-la continuamente. 

Para isso, é necessário desenvolver um onboarding que tenha tudo sobre a marca e as atividades que serão desenvolvidas. Ao finalizar essa etapa o aprendizado deve ser contínuo, por isso, libere a sua equipe de 15 a 20 minutos por dia ou algo como 1 hora toda sexta-feira. 

Também  é necessário investir na presença de eventos da área.

A disponibilidade de cursos gratuitos é um excelente benefício para área de Marketing, para isso, é importante desenvolver uma planilha de estudos, se for o caso de querer se aprimorar ou aprimorar a equipe. 

Para finalizar, a dica é abrir treinamentos internos para que um profissional que esteja interessado ensine um conhecimento específico para a equipe ou para a empresa.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.