Está procurando por um creme para clarear a pele do rosto? Então confira este artigo que iremos falar alguns detalhes desse assunto!

Quando se fala em creme para clarear a pele do rosto, a grande maioria das pessoas têm algumas dúvidas.

O que exatamente é esse creme para clarear a pele do rosto? De que forma ele funciona? Ele pode mudar a cor do meu rosto?

Dúvidas como essas são perfeitamente comuns, mas é importante obter clareza sobre todos esses questionamentos.

Até mesmo porque, quando se entende melhor os detalhes, você vai se sentir muito mais segura para usar um creme para clarear a pele do rosto.

Então, para poder entender um pouco melhor sobre esse assunto, é só conferir os parágrafos seguintes.

Creme para clarear a pele do rosto
Creme para clarear a pele do rosto

Existe creme para clarear a pele do rosto?

Sim, existe creme para clarear a pele do rosto disponíveis no mercado que visam clarear manchas na pele ou uniformizar o tom de pele.

No entanto, este blog deve mencionar que nem todos os cremes são eficazes ou seguros para todos os tipos de pele.

A depender da sua escolha, alguns podem até mesmo causar efeitos colaterais adversos.

Sendo assim, a nossa dica é que, antes de escolher um creme clareador, procure se consultar um dermatologista.

Dessa forma, o profissional irá avaliar a sua pele e aconselhá-lo sobre a melhor opção para atender às suas necessidades.

O que é creme para clarear a pele do rosto?

Os cremes para clarear a pele do rosto nada mais são que produtos cosméticos projetados para melhorar a aparência da pele.

Dessa forma, o seu intuito é de reduzir ou clarear manchas escuras ou irregularidades na cor.

Eles geralmente contêm ingredientes ativos, tais como:

  • Vitamina C;
  • Ácido kójico;
  • Ácido glicólico;
  • Niacinamida etc.

O intuito de possuir uma formulação como essa é de justamente ajudar a clarear e uniformizar o tom de pele.

Os cremes clareadores podem ser usados para tratar manchas na pele causadas por fatores como envelhecimento, exposição ao sol, acne, hormonas, entre outros.

Alguns podem ser usados para melhorar a aparência de cicatrizes, manchas senis e hiperpigmentação.

No entanto, sempre tenha em mente que nem todos os cremes clareadores são eficazes ou seguros para todos os tipos de pele.

Alguns podem causar irritação, vermelhidão, descamação, entre outros efeitos colaterais adversos.

Por isso, antes de usar qualquer produto para clarear a pele, é importante consultar um dermatologista para avaliar sua pele e aconselhá-lo sobre a melhor opção para atender às suas necessidades.

De que forma o creme para clarear a pele do rosto funciona?

Segundo este jornal de Minas Gerais, os cremes para clarear a pele do rosto funcionam de diferentes maneiras.

E isso acontece porque podem depender dos ingredientes ativos presentes na fórmula.

Alguns dos ingredientes comuns usados em cremes clareadores são os seguintes:

  1. Ácidos: ácido kójico, ácido glicólico, ácido tranexâmico, entre outros, ajudam a reduzir a produção de melanina, o pigmento responsável por manchas na pele.
  2. Vitaminas: a vitamina C é conhecida por suas propriedades antioxidantes e clareadoras da pele. Ajuda a uniformizar o tom de pele e a reduzir manchas escuras.
  3. Niacinamida: essa vitamina do complexo B ajuda a reduzir a produção de melanina e a hidratar a pele.
  4. Ácido salicílico: ajuda a desobstruir os poros e a reduzir manchas escuras causadas por acne.

Os cremes clareadores geralmente são aplicados na pele duas vezes ao dia, depois de limpar e tonificar a pele.

É fundamental seguir todas as instruções do rótulo e usar um protetor solar todos os dias para proteger a pele da exposição aos raios UV.

Tenha em mente de que os resultados podem variar a depender da pessoa e do tipo de pele.

Além disso, alguns cremes podem demorar semanas ou meses para mostrar resultados significativos.

Sempre consulte um dermatologista antes de começar a usar qualquer produto para clarear a pele, especialmente se você tiver uma pele sensível ou problemas de saúde pré-existentes.

O creme para clarear a pele do rosto pode mudar o tom da minha pele?

Sim, alguns cremes para clarear a pele do rosto podem mudar o tom da pele, dependendo dos ingredientes ativos presentes na fórmula.

Alguns ingredientes, como ácidos, podem causar irritação e descamação, levando ao aparecimento de manchas temporárias na pele.

Outros ingredientes, como a vitamina C, podem ser sensibilizantes e causar vermelhidão ou descamação em algumas pessoas.

Além disso, devemos salientar que a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode aumentar o risco de mudanças no tom de pele, especialmente se você estiver usando um creme clareador.

Por isso, é vital usar um protetor solar todos os dias e evitar exposição excessiva ao sol, em especial durante o horário de pico.

O dermatologista pode avaliar sua pele e aconselhá-lo sobre a melhor opção para atender às suas necessidades, bem como ajudá-lo a evitar efeitos colaterais adversos.

O que devo levar em consideração ao comprar um creme para clarear a pele do rosto?

Este clipping de conteúdos já falou bastante assuntos relacionados e relevantes sobre o creme para clarear a pele do rosto, mas pode ser que ainda assim queira comprar um.

Nesse caso, ao comprar um creme para clarear a pele do rosto, é preciso levar em consideração os seguintes fatores:

  1. Tipo de pele: é necessário conhecer o tipo de pele que você tem, pois isso influenciará a escolha do creme clareador. Por exemplo, se você tiver pele sensível, é melhor escolher um creme com ingredientes mais suaves.
  2. Ingredientes: verifique os ingredientes ativos presentes na fórmula do creme e se eles são adequados para o seu tipo de pele. Alguns ingredientes, como ácidos, podem ser mais fortes e causar irritação em algumas pessoas.
  3. Histórico de alergias: se você tem histórico de alergias ou reações adversas a determinados ingredientes, é importante evitá-los ao escolher um creme clareador.
  4. Funcionalidade: alguns cremes clareadores são específicos para tratar manchas escuras, enquanto outros são projetados para melhorar a aparência geral da pele. Escolha o creme que melhor atenda às suas necessidades.
  5. Recomendações de especialistas: consulte um dermatologista antes de escolher um creme clareador para verificar se ele é adequado para o seu tipo de pele e se não há nenhum risco de interação medicamentosa.

Sempre leve em consideração de que os resultados podem variar dependendo da pessoa e do tipo de pele.

Fora isso, é indispensável seguir todas as instruções de uso corretamente para obter os melhores resultados.

Por fim, não esqueça de usar um protetor solar todos os dias para proteger a pele da exposição aos raios UV e evitar mudanças no tom de pele.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.