Desde o primeiro dia de trabalho, os colaboradores são observados e julgados. 

É nesse momento que eles decidem se vão ou não se identificar com a empresa. Por isso, é tão importante conquistar esses profissionais desde o início.

Como fazer isso? Aprenda agora algumas dicas para encantar seus colaboradores desde o primeiro dia.

O que é o onboarding?

O onboarding é o processo de introduzir um novo funcionário a uma organização e prepará-lo para o seu novo papel.

O objetivo é ajudar os novos funcionários a se sentirem confiantes e bem-sucedidos em suas novas funções.

O processo pode incluir treinamento, kit onboarding, orientação sobre a cultura da empresa e outras atividades projetadas para ajudar os novos funcionários a se adaptarem às suas novas funções.

Por que o onboarding é tão importante para a empresa?

Embora muitas pessoas acreditem que o onboarding seja apenas mais um processo burocrático de admissão de um novo funcionário, na verdade, é uma das etapas mais importantes para assegurar o sucesso de um colaborador na empresa.

Isso porque, os colaboradores têm a primeira impressão da cultura da empresa e começam a compreender seus papéis e responsabilidades.

Além disso, também é uma ótima oportunidade para a equipe de liderança passar os valores e a missão da empresa, algo que irá guiar as ações do novo funcionário durante toda a sua jornada na companhia.

Como encantar seus colaboradores desde o primeiro dia
Como encantar seus colaboradores desde o primeiro dia

Quais são as principais etapas do processo de onboarding?

1. Crie um plano de onboarding: pense nas principais informações e tarefas que seus novos colaboradores precisam aprender e realizar nos primeiros dias e semanas de trabalho. organize essas etapas em um plano detalhado para facilitar o processo para todos os envolvidos. 

2. Prepare a equipe: antes da chegada dos novos colaboradores, certifique-se de que todos os envolvidos no processo de onboarding estejam preparados para dar as boas-vindas e fornecer as orientações necessárias. 

3. Defina objetivos claros: ajude os seus novos colaboradores a se sentirem parte da equipe desde o início, definindo objetivos claros para suas primeiras semanas e meses de trabalho. Isso os ajudará a se concentrar nas tarefas mais importantes e se sentirem parte da organização desde o início. Um kit onboarding é muito bem vindo nessa fase.

4. Forneça treinamento adequado: certifique-se de que seus novos colaboradores recebam todo o treinamento necessário para desempenhar suas funções com sucesso. Isso pode incluir treinamento técnico, bem como treinamento sobre a cultura da empresa e sobre as expectativas do cargo. 

5. Facilite o networking: uma das maneiras mais importantes de garantir o sucesso dos novos colaboradores é facilitar o networking, permitindo que eles conheçam outras pessoas na empresa e estabeleçam relacionamentos interpessoais fortes.

Conclusão

Para finalizar, lembre-se de que o primeiro dia de um novo colaborador pode ser estressante, por isso, esteja atento aos sinais e tente torná-lo o mais agradável possível.

Aproveite para apresentar a equipe e o ambiente de trabalho e explique como funciona a rotina da empresa.

Deixe o novo colaborador à vontade para perguntar dúvidas e tire proveito deste primeiro dia para conquistar um novo funcionário leal à sua empresa.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.