Cada fase conta com uma quantidade diferente de nutrientes e deve ser respeitada

Os pets precisam de cuidados especiais em cada fase da vida. Não apenas com as vacinas e visitas ao veterinário, mas com a alimentação canina ou felina oferecida. Os filhotes, por exemplo, não devem comer ração adulta, e os idosos podem precisar de algo feito exclusivamente para eles.

Você já parou para se perguntar porque cada fase pede uma ração diferente? Confira a seguir e entenda melhor o motivo.

Filhotes: 0 a 12 meses

Um cão ou gato é considerado filhote até os 12 meses. Nessa fase, eles têm maior necessidade de proteínas, minerais e ácidos graxos. Entre 4 e 8 semanas de vida, ele ainda estará mamando, mas, a partir dessa idade, é feita a transição para a ração de filhotes.

O alimento vai ajudar o pet a crescer saudável e é mais úmido, pois nessa fase eles têm mais necessidade de água. No caso dos gatos, vale considerar incluir um misto de ração seca e úmida, já que esses animais bebem menos água ao longo do dia e estão propensos a problemas nos rins na vida adulta.

Adultos: 1 a 7 anos

Quando os pets entram na vida adulta, é feita a segunda transição de ração, da versão de filhotes para a dos adultos. A partir de 1 ano de vida, as necessidades nutricionais mudam, e eles precisam de um alimento próprio para a nova fase. São necessários nutrientes, vitaminas, ácidos graxos, cálcio e minerais.

Ainda assim, diferente dos filhotes, que contam com uma ração mais calórica e proteica, a alimentação dos adultos também possui esse elemento, mas em menor quantidade. A ideia é permitir que cresçam saudáveis, mas sem lidar com o excesso de peso. Tanto cães quanto gatos podem receber um misto de ração seca e úmida.

Cães e gatos
Cães e gatos

Idosos: a partir dos 7 anos

Os animais de estimação se tornam idosos a partir dos 7 anos de idade — ao menos cães e gatos. Até existia uma teoria de que você deveria multiplicar a idade do seu pet por 7 e conseguiria saber quantos anos ele teria. Independentemente disso, seu companheiro de quatro patas é um idoso ao completar 7 anos.

Com isso, novamente as necessidades alimentares mudam. A comida precisa ter baixo índice de calorias, já que os pets tendem a ficar mais calmos e não se exercitar tanto. Porém, ainda precisam de bastante fibras e proteínas. A ideia é garantir o bom funcionamento do intestino e prevenir problemas urinários.

Como escolher a melhor ração para cada fase

Antes de comprar a ração, você precisa entender o que seu pet precisa. Primeiramente, foque nas opções para filhotes se o cão ou gato tem até 1 ano. Leia as informações nutricionais e veja de qual carne o alimento é feito. 

Opte por rótulos com melhor índice de proteínas e fuja dos que não especificam a matéria-prima base para compor a ração. Se você tem um gatinho, leve também a ração úmida e experimente misturar as duas, para incentivá-lo a comer bem.

Para os cães adultos e idosos a regra é a mesma. Sempre leia o rótulo e observe se a ração tem benefícios para a fase na qual o pet se encontra. Outra dica é pesquisar na internet sobre o que dizem da marca. Encontrou muitas reclamações? Prefira uma segunda opção.

Por que não posso dar ração de filhotes para adultos?

Talvez você se pergunte por que não pode dar ração de filhote para um cão/gato adulto, e vice-versa. Inclusive, se tem uma turminha de idades variadas em casa, é provável que já notou um “roubando” a ração do outro.

A explicação é simples. A ração de filhotes conta com os nutrientes necessários para um animal de até 12 meses. Para os adultos, ela pode ser fraca demais, além de conter mais gordura, o que não é bom para o animal adulto.

No caso contrário, para os mais jovens, a questão é a mesma. Faltam os nutrientes necessários para os filhotes, e o índice proteico mais baixo pode prejudicar o crescimento saudável.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.