Que o clima mudou já não é nenhuma novidade, e das quatro estações do ano apenas vão ficando as lembranças.

Sem ir muito longe, o inverno que acabou há pouco teve dias de 40 graus. Daí que se os ar condicionados eram até agora essenciais em algumas cidades do país, hoje eles se tornaram item de primeira necessidade para enfrentar os dias e noites que vem pela frente, onde o mercúrio certamente não vai descer abaixo de 20 graus.

O ar condicionado passou a ser um eletrodoméstico mais, a solução perfeita para criar um ambiente confortável em casa ou no trabalho, pois uma boa climatização garante melhor descanso, saúde física e mental e relaxamento que se traduz num aumento da produtividade nas atividades e redução do estresse.

No mercado existem, essencialmente,  três tipos de aparelhos, os tipo split, canalizado e portátil.

Pela eficiência, rapidez, opções e método de instalação os mais utilizados são os de tipo split, compostos por uma unidade exterior -onde estão integrados o compressor e o condensador- e uma interior que ficará no ambiente que se pretende climatizar. 

A tecnologia inverter é a ideal já que regula o mecanismo do ar condicionado alterando a frequência do ciclo elétrico, ou seja, regula a velocidade do compressor.

Em vez de ligar e parar frequentemente para obter a temperatura média desejada, com o inversor o compressor pode girar continuamente, o que ajuda a manter constante a temperatura ambiente da sala.

A escolha de estes aparelhos é tão boa que o preço de um ar condicionado de 22000 BTUs inverter será inadvertido, pois além de lhe trazer benefícios como maior durabilidade e baixo nível de ruído, possuem uma tecnologia que é mais amigável com o meio ambiente já que utilizam uma quantidade de energia muito menor que os aparelhos de ar condicionado comuns. 

No caso de precisar de ar condicionado em mais quartos, procure modelos multi-split com mais unidades internas.

Lembre-se que a instalação de um ar condicionado tipo split exige que a mesma seja qualificada, portanto é preciso levar em consideração tanto a compra quanto a montagem.

Mas felizmente é comum que as lojas especializadas ofereçam tanto o eletrodoméstico quanto a instalação. 

Na hora de comprar

Muito importante, já tomada a decisão, é saber onde será instalado o ar condicionado, pois nem todos os quartos têm as mesmas necessidades. 

Geralmente costumam ser colocados onde a gente vai passar mais tempo, principalmente em ambientes de uso comum.

Outro quesito é o tamanho, já que a potência do aparelho deve estar de acordo com o tamanho da sala.

Uma muito grande não pode ser esfriada por um dispositivo com poucos BTUs, enquanto um com muitos BTUs desperdiçaria energia em uma sala pequena. 

Mais importante que o tamanho da sala é saber qual é a potência correspondente a esse tamanho.

Um ar condicionado eficiente e moderno tem que incluir também termostato regulável, mais de uma velocidade de ventilador, a regulagem das grades difusoras e o ventilador deve poder ser desligado quando o aparelho não estiver esfriando.

Enquanto os modelos mais básicos se limitam a capturar parte da poeira e pouco mais, os melhores filtram bactérias, vírus, podem até remover maus odores e para quem tem problemas respiratórios, alergia, fuma ou vive em ambientes muito poluídos são um ponto forte para prestar especial atenção. 

Leia também: Como manter a saúde mental, física, emocional e espiritual em equilíbrio

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.