Executivos, gerentes e empreendedores podem se beneficiar da jardinagem?

Absolutamente!

Posso confirmar, pois a jardinagem me deixa feliz. Para mim, a jardinagem é o segredo do bom humor e da alta produtividade.

Na internet encontrei este provérbio pertinente:

“Se você quer ser feliz por um dia – fique bêbado, se você quer ser feliz por um mês, case-se, se você quer ser feliz para sempre, construa um jardim.”

Algumas pessoas dizem que o provérbio é chinês, e alguns dizem que é holandês.

Por muito tempo pensei que era um cara estranho, e provavelmente o único executivo que gosta de cavar no mato, mas então um dia percebi que meu sentimento de felicidade ao passar algum tempo movendo o solo é realmente respaldado pela ciência.

Você é curioso?

Vamos dar uma olhada mais profunda.

Suje as mãos para a felicidade e a produtividade

Muitas vezes, depois de um longo dia de trabalho, estou mentalmente esgotado. Tenho certeza que isso acontece com você também. Quando o dia está muito difícil, chego em casa cheio de sentimentos negativos e baixa auto-estima.

Nesses momentos, a jardinagem é a minha solução. Sujo as mãos e, de repente, começo a me sentir melhor.

Você acha que eu tenho algum solo mágico?

Eu faço! Mas você também tem!

A ciência descobriu que trabalhar com o solo é benéfico para sua saúde e felicidade. O motivo é a bactéria do solo, mycobacterium vaccae. Essas bactérias microscópicas entram em seu corpo quando você toca o solo.

A bactéria desencadeia a produção de serotonina e dopamina, ambas substâncias químicas que produzem uma sensação de felicidade. By the way, eles são produtos químicos normalmente presentes na medicação antidepressiva.

Sem dúvida, existem estudos que confirmam que a jardinagem melhora o bem-estar geral. Na verdade, é recomendado para pacientes que sofrem de depressão.

Não é incrível?

Sua própria horta pode desencadear naturalmente a produção de antidepressivos! Portanto, suje as mãos, seja feliz e prepare-se para o próximo dia difícil no escritório.

Essas “criaturas amigáveis” também melhoram o sistema imunológico, e muitos cientistas acreditam que nossa sociedade moderna se beneficiaria de trabalhar com o solo para evitar casos de asma, alergias e outras doenças.

Mas cavar a terra não é a única razão pela qual a jardinagem me deixa feliz.

Bem-estar emocional ao colher ervas do jardim

Não só cavar no solo aumenta a produção de dopamina. Outra maneira de obter uma dose adicional do hormônio da felicidade é observar flores, frutas e ervas crescendo no jardim.

Depois de trabalhar um dia inteiro no escritório, muitas vezes estou cansado. Então eu dou uma volta no meu jardim e cheiro as ervas e flores. Às vezes eu escolho as ervas frescas e perfumadas para o jantar. É tão relaxante!

A ciência confirmou que apenas olhar para flores ou outros produtos orgânicos ou colher ervas estimula a liberação de dopamina em seu cérebro.

A propósito, você pode obter um benefício semelhante se comprar algumas plantas bonitas para o seu escritório. Isso não apenas fará você feliz, mas também fará maravilhas pela sua criatividade e produtividade.

Quando seu nível de dopamina é alto, você começa a se sentir da mesma forma que quando recebe um bônus ou recebe feedback positivo de um colega – exultante!

O benefício adicional é que a dopamina também reduz o estresse no trabalho!

Então, o que você está esperando? Depois de um cansativo dia de trabalho, vá ao seu jardim e simplesmente aprecie suas plantas.

Você está curioso para saber mais sobre por que a jardinagem me faz feliz?

Leve sua luz solar benéfica e vitamina D no jardim

Você sabia que indivíduos que trabalham fora são, em geral, mais felizes do que aqueles que precisam trabalhar dentro de casa?

Sim, eles são mais felizes, embora provavelmente ganhem muito menos dinheiro!

O principal motivo é o sol.

Embora muitos profissionais de saúde sugiram evitar muito sol, não tomar sol também pode ser prejudicial à sua saúde e… felicidade. O sol estimula seu corpo a produzir vitamina D, uma das vitaminas mais importantes. É por isso que muitas vezes é chamada de vitamina do sol.

A falta de vitamina D é uma das possíveis causas da depressão. Se você quer ser feliz, certifique-se de obter o suficiente.

Um estudo piloto do Dr. Fatme Al Anouti, professor assistente da Faculdade de Ciências da Sustentabilidade e Humanidades da Universidade Zayed em Abu Dhabi, confirma que o tempo ao sol reduz a depressão.

Outro estudo diz que a luz solar desencadeia a liberação de serotonina, que, como mencionado, desencadeia uma sensação de felicidade.

Se, como a maioria dos profissionais ocupados, você passa o dia inteiro dentro de um prédio com muito pouca exposição ao sol, então precisa passar mais tempo no seu jardim!

Respirando ar fresco no jardim

A grande maioria de nós trabalha em locais de trabalho fechados com ar condicionado circulando ar viciado. Isso pode ser um risco para a saúde se você não fizer um esforço para obter um pouco de ar natural sempre que puder.

Os benefícios de respirar ar fresco no jardim são surpreendentes. Pode ajudá-lo a digerir melhor os alimentos, melhorar sua pressão arterial e até ajudar a combater a obesidade!

Mas o ar fresco faz você feliz?

Ele faz!

O mecanismo é muito simples. Quanto mais ar fresco você respira, mais oxigênio circula em seu sangue. E logicamente, mais oxigênio desencadeia mais serotonina. E a serotonina te faz feliz!

Conclusão

Passar um tempo em seu jardim após um dia de trabalho duro é uma estratégia poderosa para ser mais feliz, ter menos estresse e desfrutar de maior produtividade. Não importa se você cava no solo, cheira as flores ou simplesmente aproveita o sol e o ar fresco. A jardinagem me faz feliz e fará você feliz também! Isso aumentará seu nível de energia e, mais importante, a relação entre jardinagem e felicidade é apoiada pela ciência.

Certifique-se de que passar tempo em seu oásis verde esteja na sua “lista de tarefas” diária. Compartilhe sua experiência conosco. Estamos ansiosos para ver seus comentários abaixo.

 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.