É um desafio se destacar no mercado de trabalho. Como a sociedade e o progresso tecnológico trazem oportunidades cada vez mais diversificadas, o monitoramento em tempo real das mudanças é necessário para evitar atrasos e sempre conquistar as melhores vagas.  

O principal segredo para isso são as qualificações profissionais. Afinal, os profissionais mais qualificados com cursos com larga experiência e conhecimentos relevantes serão questionados pelos empregadores.  

Portanto, em toda a trajetória de trabalho, nunca se esqueça de melhorar. Somente assim, as melhores oportunidades se abrirão para você, e seu futuro será de sucesso e realização. 

Vamos entender o porquê a qualificação profissional é tão importante 

A sociedade em que vivemos é dinâmica: em constante mudança e conectada a todos os cantos do mundo, o que se reflete no mercado de trabalho. Os trabalhadores que se adaptam ao novo ambiente têm melhor desempenho na competição de empregos.  

Além disso, a competição está ficando mais acirrada. Em um cenário econômico instável, como o Brasil acaba de vivenciar, as oportunidades de emprego se reduzem, a força de trabalho se desvaloriza e a informalidade aumenta.  

Os trabalhadores com mais experiência e qualificações podem se sair melhor quando procuram oportunidades na incerteza. Ao planejar sua carreira, sempre tenha isso em mente. 

Melhore o seu currículo para chamar atenção 

Adquira novos conhecimentos por meio de cursos profissionalizantes, aprimore o que você já conhece e expanda sua capacidade de trabalho. Eles são a melhor forma de aprimorar seu currículo e conquistar posições cada vez mais importantes em sua área.  

Se você ainda não concluiu o ensino médio, por exemplo, talvez fazer um supletivo online seja interessante. Você não precisará fazer grandes mudanças na rotina e ainda melhorará o seu currículo. 

Às vezes, o treinamento adicional em uma área completamente diferente da sua pode significar novas oportunidades. Por exemplo, se você está no mercado de trabalho, por que não investir em um estágio em saúde? Essa flexibilidade expandirá muito o número de posições às quais você pode se adaptar. 

Você está insatisfeito com sua área? Você acha que seu trabalho atual é um desperdício de seus talentos? Quer se inspirar no jornal e criar seu próprio negócio?  

Perdeu o emprego e quer apostar em um novo campo? O rumo das mudanças nas trajetórias de carreira não é segredo: basta investir em qualificação e estar preparado para todas as novas situações que estão por vir. Uma base sólida de conhecimento e prática fornecerá as garantias de segurança de que você precisa para fazer um novo voo. 

Por que a qualificação profissional é fundamental? 

Primeiro ser qualificação é extremamente importante para a vida profissional de qualquer pessoa. 

No mundo de hoje, todos os dias surgem novas ideias, novos conceitos, novos equipamentos, novos desafios e novas formas de lidar com velhos desafios (apenas para citar algumas coisas novas).  

Portanto, é importante que você se permita entender completamente a situação e encontre maneiras de se atualizar profissionalmente. Podem ser cursos presenciais ou online, workshops, palestras, exposições, simpósios, etc.  

Ser qualificar é importante para reconhecimento… 

É claro que, nos cursos de aperfeiçoamento ou profissionalização, o mais importante não é o diploma, mas os conhecimentos adquiridos.  

Em qualquer caso, a formação acadêmica é geralmente avaliada pela maioria das grandes, médias ou pequenas empresas como base para recrutamento, bônus, promoção de emprego e / ou salário e outras vantagens (e outros fatores comportamentais).  

Portanto, investir na qualificação profissional pode ser uma estratégia com bons retornos, não só na educação, mas também na prática para promover o seu desenvolvimento profissional. 

Além de aprender novas ideias e conceitos, conhecer novas pessoas também é muito benéfico para sua carreira. Primeiro, você tem a oportunidade de expandir sua rede (rede pessoal), o que pode gerar novos posicionamentos ou oportunidades.  

Além disso, o contato com outras pessoas também ajuda a desenvolver a comunicação e, em alguns casos, também ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e habilidades altamente valorizadas no ambiente profissional.  

A troca de informações e experiências é outro aspecto positivo de conhecer novas pessoas. Portanto, você pode expandir ainda mais seu conhecimento, esclarecer dúvidas e descobrir novos insights. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.