Realizado desde 1985, o Rock in Rio é um festival que ganhou o mundo, e no Brasil, a edição tem caráter afetivo para o público. Quem não mora no Rio de Janeiro, optar por um hotel na Barra da Tijuca pode ser uma das alternativas para ficar pertinho do evento e conseguir aproveitar a cidade durante os dias do festival.

Neste post trouxemos as principais informações sobre o festival, passando pela história, line up de 2022, dicas para curtir sem imprevistos e muito mais. Confira!

Rock in Rio: um palco histórico de origem brasileira

Levando o nome da cidade maravilhosa, o festival teve sua primeira edição em 1985, onde nomes como Ney Matogrosso e Queen passaram pelo palco lendário. Distribuído em 9 dias de programação, o festival teve ainda a presença de bandas como Iron Maiden, Kid Abelha, Barão Vermelho e AC/DC. 

Em 2001, o festival levantou polêmica ao integrar artistas pop em sua programação. Nomes da época como Britney Spears estamparam as manchetes, e mesmo com desaprovação do público mais fiel ao rock, o festival foi um sucesso. 

A partir de 2011, o Rock in Rio ganhou uma nova cara, com palcos divididos por moods musicais. O Palco Mundo é um dos mais disputados, onde já passaram nomes como Rihanna, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Pitty e Guns N’ Roses.

Rock in Rio 2022: dicas para quem vai ao festival

Depois de longos anos de pandemia, o público de festivais, em especial do Rock in Rio, não vê a hora de vibrar novamente nas pistas lotadas e com a energia de shows históricos. E não é para menos, já que a programação do festival traz nomes de peso da cena clássica do rock, mesclando com artistas contemporâneos de diversos estilos. 

Ainda com 9 dias de evento, o Rock in Rio 2022 terá shows como Iron Maiden, Green Day, Dua Lipa, Justin Bieber e Post Malone. Essa é uma das versões mais ecléticas do festival, e com certeza vai marcar a vida de quem já garantiu o ingresso.

Hospedagem no Rock in Rio 

A menos de um mês do festival, muitos participantes ainda não garantiram reservas em hotéis e outros tipos de estadia na cidade. Como é de se esperar, vagas em locais próximos à Cidade do Rock já estão raras de serem encontradas, mas ainda é possível encontrar aluguéis de apartamentos por temporada a preços que compensam.

Mobilidade durante o festival

O Parque dos Atletas, localizado na Barra da Tijuca, recebe o nome de Cidade do Rock durante a realização do evento. Quem quiser garantir presença na grade dos shows deve sair cedo do hotel ou pousada, optando pelas rotas especiais de transporte definidas pela organização do evento.

Estacionamento é algo que pode ser bem difícil de ser encontrado, e os preços por período podem ficar acima da média por conta da demanda. Opte pode dividir corridas em aplicativos, fazer trajetos a pé aproveitando a paisagem, ou ainda bicicletas, que oferecem uma ótima experiência de passeio e são mais sustentáveis.

Segurança no Rock in Rio

Um evento deste porte recebe altos investimentos de segurança, com apoio da prefeitura e do próprio staff. Se você não é do Rio de Janeiro, procure se informar sobre como é andar durante a noite na região em que irá se hospedar. Evite manter carteiras e bolsas nas laterais e parte de trás do corpo, tenha contatos de emergência salvos e combine pontos de encontro com quem irá ao evento com você.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.