As newsletters são formas eficientes de se manter atualizado sobre um tema, recebendo informações periódicas no seu e-mail pessoal. Confira algumas dicas de quais assinar.

Você já se inscreveu em alguma newsletter ou ao menos sabe do que se trata? Se não, esse conteúdo é especialmente para você, pois vamos te explicar o que é e dar algumas dicas para criar um bom hábito de leitura.

As newsletters podem ser consideradas como “jornais digitais” para você acompanhar conteúdos pelo seu computador, tablet Samsung e até celular. Confira a seguir como acompanhar.

Afinal, o que é newsletter?

Em uma tradução livre, newsletter seria algo como diário de notícias, mas, na prática é um conceito mais amplo. São e-mails informativos que são disparados com recorrência para uma audiência que optou por recebê-los.

Como veremos, este tipo de conteúdo pode ser usado para vários assuntos, desde compartilhamento de informações importantes dentro de uma instituição até e-mails com promoções para consumidores.

Importância de assinar newsletters

O mundo de hoje traz praticamente todas as informações de maneira muito rápida, só que esse volume de notícias é quase impossível de acompanhar e você acaba ficando de fora de temas que realmente te interessam.

Com as newsletters, você pode assinar aquelas que trazem informações que terão algum valor para você, e serão enviadas periodicamente diretamente pelo seu e-mail para você ler de onde estiver.

Quer se manter atualizado?
Quer se manter atualizado?

Tipos de newsletter

As newsletters são informativas e podem ser sobre todo tipo de assunto, mas com objetivos diferentes. A seguir, vamos trazer alguns tipos de conteúdos que podem aparecer nesses e-mails.

Finanças e empreendedorismos

Empresas podem utilizar o artifício da newsletter para disparar semanalmente informações sobre o mercado em que estão inseridas, por exemplo. Área de finanças, empreendedorismo, economia e afins são bons modelos de conteúdo.

Para investidores e empresários, newsletters como as da XP Investimentos, Forbes e Empiricus trazem conteúdos importantes para que o usuário se mantenha atualizado com notícias e informações sobre sua área de atuação.

Notícias

Em um mundo dinâmico como o de hoje é difícil estar ligado em todas as notícias, por isso, assinar as newsletters de grandes veículos de comunicação como G1, Estadão e Folha de São Paulo, pode te deixar a par dos principais acontecimentos do dia.

Educação

Esse artifício também é bastante eficiente para quem deseja se qualificar, pois você pode assinar newsletters de portais de educação para receber conteúdos sobre temas que deseja aprender.

Vale ressaltar que nesses casos é preciso buscar instituições de ensino que divulguem conteúdo, como algumas universidades, porém entenda que é provável que em meio as informações venha também publicidade.

Promocionais

As grandes empresas de varejo também utilizam as newsletters como forma de divulgação de promoções. Mas há vantagens também para você enquanto consumidor, pois assinando essas newsletters, você pode ficar por dentro de promoções de forma antecipada, podendo aproveitar bons descontos.

Entretenimento

Por fim, temos que destacar uma modalidade de newsletter que é a de entretenimento, o que para muitos pode ser algo bastante valioso. Receber informações sobre eventos que estão acontecendo, lançamentos de novos filmes, peças de teatro e afins, pode ser muito interessante para quem deseja aproveitar as novidades.

Como assinar uma newsletter?

Todas essas newsletters que citamos estão disponíveis nos sites das empresas, e geralmente para assiná-las basta procurar o campo e digitar o seu endereço de e-mail. Alguns vão demandar algum tipo de confirmação, sendo assim basta acessar seu email e clicar no link conforme solicitado.

Há casos também em que as empresas oferecem a opção de receber a newsletter quando você faz algum tipo de cadastro ou compra no site. Veja quais tipos de conteúdo mais tem a ver com você e assine para não perder nada sobre um tema do seu interesse.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.