Já imaginou quanto custa para montar um estúdio de tatuagem? Então venha conosco e descubra!

Se você quer fazer da tatuagem uma profissão, provavelmente já se perguntou quanto custa para montar um estúdio de tatuagem. Essa arte tem se popularizado cada vez mais e muitas pessoas pensam em abrir o próprio estúdio de tatuagem. 

Todavia, um dos principais questionamentos enfrentados por quem quer iniciar esse negócio é o custo inicial para montar um estúdio. Esses custos podem variar de forma significativa, dependendo da localização, do tamanho do estúdio e dos equipamentos necessários. 

Dessa forma, neste texto, vamos explorar com mais detalhes quanto custa para montar um estúdio de tatuagem e quais são os principais investimentos necessários para começar. Portanto, para conhecer um pouco mais sobre o tema, continue a leitura e saiba mais.

O que você precisa saber antes de iniciar o negócio

Antes de falar sobre quanto custa para montar um estúdio de tatuagem, é importante trazer algumas informações essenciais para você que está pensando em iniciar esse novo empreendimento.

Pois, mesmo que você tenha o dom de desenhar e conheça de perto as principais técnicas utilizadas na tatuagem, é importante estudar pouco para abrir o seu próprio negócio.

Sendo assim, é importante conhecer as leis e regulamentações locais para esse tipo de negócio, incluindo a necessidade de licenças, autorizações e inspeções de saúde. 

Além disso, é necessário ter conhecimentos técnicos e práticos em tatuagem e cuidados com a pele, bem como habilidades de gestão empresarial para gerenciar as finanças, marketing e atendimento ao cliente. 

Também é importante avaliar o mercado local e a concorrência para definir uma estratégia de negócios viável e competitiva. E, claro, é preciso ter um orçamento adequado para investir em equipamentos, móveis, suprimentos e outros itens essenciais para a montagem do estúdio.

Todos esses aspectos devem ser considerados cuidadosamente na hora de iniciar um negócio de tatuagem.

Precisa de curso para ser tatuador? 

Trabalhar como tatuador é um ofício que não exige nenhum tipo de curso por parte do profissional que quer seguir na área. Além disso, não é necessário nem mesmo saber desenhar.

Todavia, é importante conhecer alguns conceitos relacionados às tatuagens, como luz e sombra, proporção, transição de cores, preenchimentos e linha.

Assim, com o passar do tempo, você pode continuar a praticar e aprimorar ainda mais os seus desenhos sem ter que fazer um curso específico

Mas, caso você queira, ter um curso de tatuagem pode ser considerado um diferencial por parte dos clientes. De certa forma, isso irá aumentar a confiança deles em seu negócio.

É necessário algum tipo de licença para se tornar tatuador? 

Ser um profissional tatuador não exige nenhum tipo de licença. Sendo assim, você pode atuar sem a necessidade de ter um curso ou permissão de alguma entidade fiscalizadora.

Porém, para abrir um estúdio de tatuagem, é necessário ter as licenças da prefeitura, assim como as permissões fornecidas pela Anvisa. Portanto, é necessário ter uma série de licenças e permissões para que você abra o seu estúdio.

Vale destacar que a maioria delas é comum em qualquer empreendimento. Nesse caso, estamos falando do alvará de funcionamento e outros documentos essenciais. 

Quanto custa para montar um estúdio de tatuagem? 

Após conhecer um pouco mais sobre esse modelo de negócio, está na hora de descobrir quanto custa para montar um estúdio de tatuagem. 

Anteriormente, falamos sobre a variedade de fatores que estão inclusos na montagem de um estúdio de tatuagem. Sendo assim, você precisa ter em mente que irá gastar com várias coisas.

Para se ter uma ideia, você precisa investir na parte da mobília, nos equipamentos, no aluguel do local, nos itens de limpeza e nos alvarás de funcionamento.

Com isso, chegamos a um valor médio aproximado que pode variar de R$20.000,00 e chegar até R$50.000,00. Mas, como dito, esse valor pode mudar, dependendo de vários fatores.

Portanto, para abrir um estúdio de tatuagem básico, você vai precisar de pelo menos 20 mil reais.

Equipamentos necessários para montar um estúdio de tatuagem 

Equipamentos necessários para montar um estúdio de tatuagem 
Equipamentos necessários para montar um estúdio de tatuagem 

Existem alguns equipamentos necessários para montar um estúdio de tatuagem. Por mais que você esteja iniciando o seu negócio, esses equipamentos são imprescindíveis. 

Veja quais são esses equipamentos:

  • Máquina de tatuagem
  • Computador
  • Balcão
  • Banquetas
  • Mesas
  • Cadeiras
  • Maca
  • Estufa
  • Alicates
  • Telefone
  • Tintas para pele
  • Agulhas de traço e pintura
  • Copos descartáveis
  • Biqueiras
  • Toalhas de papel
  • Esterilizador
  • Luvas descartáveis

Passo a passo para você abrir o seu estúdio de tatuagem 

Agora que você já sabe quanto custa para montar um estúdio de tatuagem, está na hora de conhecer o passo a passo para dar início a esse empreendimento.

A seguir, separamos cada um dos procedimentos necessários para que você possa abrir o seu estudo. Confira:

Escolha um local 

O primeiro passo para que você possa abrir o seu estúdio de tatuagem é escolher o local onde ele será instalado. Esse local também irá influenciar em quanto custa para montar um estúdio de tatuagem.

Sendo assim, você deve ter cautela na hora da escolha. É interessante que seja em um local visível e movimentado. Dessa forma, aumentará a chance das pessoas encontrá-lo.

É importante destacar que esse local precisa oferecer privacidade ao cliente, mas que não seja algo que ninguém veja que você trabalha lá.

Adequação às normas da Vigilância Sanitária 

Na hora de abrir o seu estúdio de tatuagem, é fundamental que ele esteja adequado a todas as normas estipuladas pela vigilância sanitária, tanto no que diz respeito à segurança quanto no que diz respeito às normas de higiene. 

Sendo assim, regularize o seu estúdio e deixe sempre de acordo com a legislação vigente.

Monte uma boa estrutura 

Um estúdio de tatuagem requer boa estrutura para prestar serviços de qualidade ao cliente. Essa estrutura deve ser bem montada, com os equipamentos necessários em seu devido lugar.

Sendo assim, você precisa estudar bem onde cada item será colocado. Com isso o seu ambiente se torna mais profissional e ao mesmo tempo útil.

Atente-se a higiene 

Um fator essencial para qualquer tatuador é a higiene do seu ambiente de trabalho. Pois, esses profissionais lidam diretamente com pessoas, agulhas, tintas e até mesmo sangue.

Sendo assim, você deve higienizar completamente o seu estúdio antes, durante e após trabalhar. Mesmo na hora de abrir, você já deve ficar atento às questões relacionadas à higiene.

Não se esqueça de registrar o estúdio  

O estúdio de tatuagem é um empreendimento que requer diversas autorizações e licenças. Sendo assim, você não pode esquecer de registrar o seu negócio e deixá-lo de acordo com as normas vigentes.

Uma dica é procurar a prefeitura local e se informar sobre a necessidade de autorização ou licença para dar início ao estúdio. 

Invista em equipamentos de qualidade 

Na hora de abrir o seu estúdio de tatuagem, você precisa investir em equipamentos de qualidade. Anteriormente, falamos sobre alguns dos principais equipamentos que você precisa ter no seu estúdio.

Logo, ao escolhê-los, preze pela qualidade ao invés de se atentar apenas ao preço. Quanto melhores forem os equipamentos, mais bem feitos serão os desenhos.

Contrate um ajudante 

Sabemos que quem está começando não tem tantos recursos para contratar pessoal. Porém, é interessante contar com a ajuda de pelo menos uma pessoa para tocar o negócio.

Você pode contratar uma recepcionista ou gerente para organizar o seu estúdio de forma geral e deixar apenas a parte do desenho com você.

Separe um dinheiro para investir em campanhas de marketing 

Após montar o estúdio e contratar os profissionais, é hora de divulgar o seu negócio para atrair novos clientes. É importante investir em estratégias de marketing e publicidade, como redes sociais, sites, panfletos e anúncios em meios de comunicação locais.

Quanto mais você divulgar o seu estúdio de tatuagem, maiores serão as chances de conseguir novos clientes. Além disso, uma boa estratégia de marketing ajuda a ganhar posicionamento no mercado.

Em outras palavras, você se torna uma referência quando o assunto é estúdio de tatuagem. Portanto, uma das melhores coisas a se fazer após abrir o estúdio é investir em marketing.

Fidelização dos clientes 

Por fim, a nossa última dica para você que já abriu o seu estúdio de tatuagem é trabalhar a fidelização dos clientes. Pois, é mais fácil fechar um negócio com alguém que já conhece o seu trabalho do que conseguir um novo cliente.

Nesse caso, é interessante oferecer um bom atendimento, serviço de qualidade e ambiente com estrutura agradável. Além disso, sempre mantém o contato com os seus clientes para atualizá-los sobre descontos, promoções e novidades.

Conclusão 

Se você leu esse texto até aqui, agora já sabe quanto custa para montar um estúdio de tatuagem. Além disso, buscamos também trazer outras informações importantes para quem está prestes a abrir um empreendimento como esse.

Sendo assim, esperamos que todas as informações trazidas possam ser úteis quando você for abrir o seu próprio estúdio de tatuagem. 

Ah, e se você gostou de ficar por dentro das nossas dicas, aproveite e se inscreva em nosso site. Com isso, recebe notificações sobre as nossas publicações diárias. Assim, você nunca mais vai perder nenhum conteúdo!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.