Existe uma grande complexidade no meio dos investimentos. Por este motivo, é sempre bom buscarmos auxílio com quem realmente entende sobre o assunto, como entender qual a diferença entre asset e corretora de valores, para não acabarmos tendo prejuízos.

E para isso, existem os asset management e as corretoras de valores, duas grandes opções de profissionais que podem ser capazes de ajudar você a organizar suas finanças e fazer seus investimentos, tendo maiores chances de obter lucros conforme o que você deseja investir. 

A seguir, você terá a oportunidade de conhecer cada um deles, podendo obter mais informações sobre o asset management, como também, em relação à corretora de valores, que poderão te ajudar a entender como cada um deles funcionam, entender quais são as principais diferenças entre eles e, assim, conseguir identificar qual dessas opções é a melhor para contratar.

O que é asset management?

As pessoas que buscam por alguém que seja capaz de se tornar um mediador entre elas e seus investimentos, sempre se deparam com a opção do asset management, mas acabam não entendendo bem como ele funciona.

Na verdade, o asset management vem do inglês “gestão de ativos”. Isso significa dizer que o asset management, se responsabiliza pela gestão dos ativos e investimentos de uma determinada pessoa ou de uma empresa.

Dessa forma, o asset management poderá garantir maior geração de lucratividade para essa pessoa ou empresa.

O asset management possui estratégias únicas, o que garante ainda mais satisfação de seus clientes, por conseguir obter maiores chances de lucro.

Porém, eles podem trabalhar utilizando dois tipos de modalidades, que são: ativa e passiva.

Em relação à modalidade ativa, é nela que o gestor asset management terá maior independência para tomar decisões, relacionadas aos ativos. Enquanto isso, na modalidade passiva, tudo se baseia nos índices.

Quais são as vantagens da contratação de uma empresa Asset Management?

Você não se arrepende ao contratar um asset management, seja para a organização e realização de seus investimentos, como também para as empresas. A seguir, você poderá conhecer algumas de suas vantagens, e assim, tirar as suas próprias conclusões sobre ele:

  • Através de suas estratégias, o asset management consegue encontrar as melhores opções de investimentos para você;
  • As aplicações financeiras serão feitas pelo asset management, o que não lhe trará mais preocupações;
  • Totalmente seguro e confiável;
  • Você não tem que se preocupar com prejuízos, pois o asset management está ali exatamente para manter sua lucratividade;
  • É possível fazer investimentos diversos, podendo distribuir esses investimentos e não focando apenas em uma coisa só;
  • Além de muito mais.

Quais são as desvantagens da contratação de uma empresa Asset Management?

Porém, como nada é perfeito, o asset management também pode apresentar algumas desvantagens e você também precisa conhecê-las. Veja quais são elas:

  • Não é sempre que o asset management acertará na sua estratégia e gerará lucros, você também terá perdas e deve levar isso em consideração para todos os tipos de investimentos, já que todos eles possuem ganhos e perdas;
  • É possível que o seu custo-benefício seja um pouco mais elevado.

Principais características em um asset management:

O asset management possui duas características principais, que o torna uma das melhores opções para quem busca profissionais da área.

Conhecimento

Não são todos que conseguem investir e obter lucratividade de forma gradativa, não é mesmo?

Ao contratar um asset management, você estará contratando pessoas especializadas no assunto, que realmente possuem conhecimento e conseguem traçar estratégias para que você consiga realizar investimentos de sucesso.

Confiança

Quando você realmente consegue encontrar um asset que demonstre confiança, isso vale muito.

Isso porque, você não tem com o que se preocupar, podendo deixá-lo com grandes quantias para investir, sem se preocupar em ter prejuízos, seja por golpes ou através dos investimentos feitos por ele.

É importante procurar bem para não acabar sendo prejudicado por anti profissionalizantes.

Quais são os tipos de investidores e suas relações com o asset management?

Cada pessoa possui seu perfil e da mesma forma ocorre com os investidores. Uns têm maior receio de investir muito, outros já não se preocupam quanto a isto, e por aí vai.

Como o asset trabalha conforme o perfil do investidor, ele precisa conhecer e identificar bem cada um deles, para conseguir traçar seus planos e estratégias de investimentos. Conheça a seguir os tipos de investidores e veja qual desses é você:

  • O primeiro deles é o investidor conservador. Como o próprio nome deixa claro, ele é conservador, tendo menor tolerância em relação aos riscos. Ou seja, esse investidor prefere não se arriscar e investir altas quantias, pois prefere a garantia de que seus bens estejam protegidos;
  • Além dele, existe o investidor moderado, sendo ele, o indivíduo que possui tolerância mais elevada que o investidor anterior. Com isso, ele tem menos receio de investir;
  • E totalmente diferente dos demais, está o investidor arrojado ou agressivo, que é aquele que não liga tanto para os riscos, já que sabe que, se investir e conseguir sucesso, sua lucratividade será bem mais alta.

O que é uma corretora de valores?

A corretora de valores também se trata de uma empresa especializada no oferecimento de opções de investimentos de renda fixa ou variável aos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

A corretora de valores se trata de uma equipe que oferece, através de sua plataforma, diversos tipos de investimentos, com taxas especiais e uma rentabilidade bem mais atrativa que a dos bancos.

A partir daí, será necessário que você crie a sua conta na corretora de valores escolhida, que será a sua conta apenas para a realização de investimentos.

Feito isso, você deposita determinada quantia nessa conta, escolhe seu investimento, faz a sua aplicação e consegue acompanhá-lo pela plataforma dessa corretora. Geralmente, você consegue encontrar mais opções de corretoras de valores online

Quais são as vantagens em contratar uma corretora de valores?

A seguir, conheça as vantagens que a corretora de valores é capaz de lhe oferecer e veja se realmente é melhor optar por ela:

  • Você terá a chance de contar com uma equipe especializada para lhe atender e instruir;
  • Você consegue obter maior rentabilidade do que optando pelos bancos tradicionais;
  • Possibilidade de diversificar seus investimentos de forma totalmente segura;
  • Pelo fato de não se envolver com outros produtos, apena com seus clientes, a equipe da corretora de valores é perspicaz e eficiente, te dando total atenção;
  • Possuem taxas de juros menores, sem contar que a rentabilidade oferecida pela corretora de valores pode ser bem mais alta que a dos bancos;
  • Além de outras.

Quais são as desvantagens de contratar uma corretora de valores?

A corretora de valores também pode ter suas desvantagens e, a seguir, conheça quais são elas:

  • No entanto, a corretora de valores também não estar a par do seu perfil, e por este motivo, pode lhe passar algumas recomendações erradas, o que pode fazer com que você tenha prejuízos;
  • Ao transferir seu dinheiro, poderão ser cobradas taxas.

Principais funções de uma corretora de valores

Entre as principais funções que uma corretora de valores possui estão as seguintes:

  • É a principal ligação entre o investidor e os investimentos;
  • Responsável por realizar a aplicação do dinheiro do seu cliente, no investimento que o mesmo tem interesse;
  • Oferece uma série de investimentos, onde o cliente pode escolher a melhor opção;
  • Entre outras.

Qual a diferença entre asset management e corretora de valores?

Asset management e corretora de valores não são o mesmo e você precisa entender isso, e selecionar a melhor opção para você ou sua empresa. Te apresentamos um conteúdo completo, no qual você pôde conhecer ambos.

A partir daí, vamos lhe explicar a principal diferença entre os dois. Vamos começar deixando claro que a corretora de valores será apenas o intermediador entre o investidor e os investimentos, não se responsabilizando por suas decisões ou onde deseja investir, valor, etc.

Enquanto isso, o asset management, consegue ser um intermediador entre o investido e o investimento, mas se responsabiliza pela gestão dos ativos, ou seja, ele também será responsável por realizar as aplicações nos investimentos, utilizando as melhores estratégias para que o seu cliente consiga maior rentabilidade.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.