Você sabe quais são os benefícios que a homeopatia traz ao indivíduo que utiliza esse tipo de terapia alternativa e complementar?

Nem todos conhecem o que é a homeopatia ou para que ela funciona, então resolvemos trazer este conteúdo completo sobre o tema em nosso blog. Acompanhe!

Entenda a homeopatia aqui!

A homeopatia pode ser definida como sendo um tipo de terapia médica complementar e alternativa que trata o paciente de forma completa ou integrada.

Ela funciona baseada em alguns princípios, como o da semelhança e da dose mínima, que faz com que os medicamentos homeopáticos sejam leves e não gerem intoxicações ao organismo.

O objetivo principal da homeopatia é o reestabelecimento da saúde e com foco nos cuidados do indivíduo e não das doenças.

Esse método terapêutico foi criado no final do século XVIII por Samuel Hahnemann, um médico alemão.

A maior parte dos medicamentos homeopáticos surgem através de fontes naturais, como plantas e frutos. Um exemplo é a thuya para que serve.

Os princípios da homeopatia

A homeopatia é uma terapia que tem como objetivo estimular o reequilíbrio do organismo e promover a saúde do indivíduo.

Ela funciona baseada em diferentes princípios ou fundamentos, que orientam a sua utilização e aplicação.

O mais importante de todos é a lei do semelhante, que diz que substâncias que podem causar alguns sintomas específicos em uma pessoa saudável também podem curar os indivíduos que encontram-se doentes com os mesmos sintomas.

A experimentação no homem sadio é um outro princípio que tem relação direta com os experimentos de substâncias utilizadas nos medicamentos homeopáticos.

O objetivo é testar essas substâncias nos indivíduos sadios e observar quais sintomas elas podem ocasionar.

O terceiro princípio ou fundamento é o das doses mínimas, que indica a eficácia de doses pequenas das substâncias que ajudam a curar o indivíduo ao invés de doses elevadas.

Os medicamentos são produzidos a partir das técnicas de diluição e agitação até que cheguem a doses bem pequenas e que não causam mal ao organismo.

Quais são os benefícios da terapia da homeopatia?

Bom, após entender o que é a homeopatia e também quais são os seus princípios, acreditamos ser fundamental explicar os benefícios da terapia.

A seguir, veja uma lista com os princípios benefícios:

  • Auxilia no tratamento das mais diversas doenças crônicas
  • É fundamental na prevenção das doenças ao fortalecer o sistema imune
  • Resolve os traumas emocionais e mentais
  • Permite o aprendizado nas mais variadas etapas e nas idades da vida
  • Promove uma maior harmonia na vida dos pacientes e ajuda a reduzir os índices de violência
  • Promove um maior equilíbrio na questão genética
  • Promove um aumento na qualidade de vida
  • Rejuvenesce o corpo independente da idade
  • Os medicamentos são muito mais baratos e acessíveis
  • Reduz as probabilidades de doenças e epidemias ao redor do mundo 
  • É um tipo de terapia integrativa, logo, promove a cura do corpo e da mente de maneira única e não tratando as doenças de forma isolada

Deu para ver como essa terapia complementar e alternativa é muito vantajosa ao organismo, não é?

Conclusão

Como você pode ver aqui, a homeopatia está entre as mais importantes terapias do mundo na atualidade, sendo uma opção natural e complementar para quem deseja fugir apenas dos tratamentos convencionais ou alopáticos. 

Neste texto, mostramos a você um pouco mais a respeito do que é este tipo de terapia, bem como quais os princípios nos quais ela se baseia e, além disso, quais são os benefícios dela para a saúde.

O que achou do conteúdo de hoje falando sobre quais os benefícios da homeopatia para a saúde?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.