O uso da tecnologia em sistema de irrigação é cada vez mais popular por aumentar a produtividade de todas as culturas e garantir plantações mais saudáveis.

Sendo assim, conhecer não só quais as tecnologias mais comuns nos sistemas de irrigação é fundamental, mas também saber quais os benefícios da sua aplicação no dia a dia.

Neste conteúdo, vamos falar tudo o que há de mais relevante a respeito deste tema. Acompanhe!

Quais os tipos de tecnologia nos sistemas de irrigação

A tecnologia de irrigação pode ser dos mais diferentes tipos, dependendo de quais as necessidades do local e das características que o produtor tem, devendo seguir sempre as melhores práticas da agronomia.

Sendo assim, a seguir nós iremos explicar um pouco mais a respeito dos principais tipos e de como cada um deles funciona. Acompanhe!

Sistema de irrigação por superfície

É uma das tecnologias principais que realiza a distribuição da água através da ação da gravidade diretamente na superfície daquele solo.

Deste modo, é feita a aplicação direta da água no terreno que vai atuar em declive ou em aclive.

Para aplicar esse tipo de tecnologia, é sempre necessário fazer uma avaliação da topografia da área, realizando a verificação da necessidade de nivelar aquele perímetro ou não.

Sistema de irrigação por aspersão

Essa tecnologia funciona como uma espécie de simulação da chuva, na qual pequenos jatos de água são lançados para cima e alcançam toda a área como gotículas.

Sempre que o aspersor faz esse lançamento da água diretamente no ar, ela é transformada em partículas bem pequenas por meio da resistência aerodinâmica.

Esse é considerado, dessa forma, como um método ideal para solos que são bem permeáveis ou aqueles que têm água de forma limitada. 

Uma dica: a bomba palito submersa pode auxiliar no processo de irrigação, bombeando a água do poço. 

Sistema de irrigação localizada

Temos também a tecnologia da irrigação localizada, na qual há emissores nos locais onde as raízes das plantas encontram-se, sendo feita a aplicação da água para formar uma área úmida e que vai ser vantajosa à plantação.

Alguns tipos de emissores usados nesses sistemas são:

  • Emissores pontuais
  • Emissores superficiais
  • Emissores lineares

A escolha do melhor aspersor vai variar conforme o tipo do solo, para que se tenha a certeza de que o mesmo irá realizar a irrigação como esperado e vai permitir que as plantações sejam saudáveis.

Por que usa a tecnologia no sistema de irrigação?

Bom, após mostrarmos mais sobre quais os tipos de tecnologias para sistema de irrigação, é hora de explicar os motivos para usá-la em qualquer plantação.

Algumas das vantagens dessa tecnologia são:

  • Ajuda a reduzir as perdas por conta do déficit hídrico da região
  • Traz um aumento na produtividade da plantação
  • É um complemento ao se aplicar os insumos diversos
  • Reduz os riscos das lavouras quanto às condições meteorológicas
  • Melhora a qualidade de todos os produtos agrícolas
  • Permite a implantação das lavouras nas áreas em que há menos chuvas
  • Permite diversificar as culturas

Por tudo isso, vale a pena ficar de olho nos tipos de tecnologia que vão sendo lançados no mercado para entender qual é o ideal para a sua plantação.

Conclusão

Como você pode ver, o uso da tecnologia nos sistemas de irrigação é imprescindível para garantir plantações bem mais saudáveis e bem mais produtivas. 

Neste texto, mostramos um pouco mais sobre quais são essas tecnologias e como cada uma delas funciona na prática, sendo ideias para tipos diversos de plantações.

O que achou do conteúdo de hoje sobe plantações mais saudáveis e produtivas: Descubra a tecnologia por trás do sistema de irrigação?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.