As saladas são parte importante das principais refeições do dia, podendo até mesmo ser o prato principal em um almoço ou jantar.

O mais importante é que esse prato tenha muitas opções de alimentos que ajudem a “vitaminar” a sua refeição.

Portanto, nada melhor do que saber como fazer para adicionar o máximo de vitaminas em sua salada, pois esses nutrientes são essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

Vamos ver então como preparar uma salada rica em vitaminas de maneira eficaz!

Use edamame congelado

O edamame é considerado um superalimento no continente asiático, em especial no Japão.

É muito provável, inclusive, que você tenha conhecido esse alimento através de pratos japoneses.

Esse alimento, muito similar à ervilha e que é, na verdade, um tipo de soja não madura, é uma opção para quem quer deixar a salada mais vitaminada.

Afinal, não à toa o edamame é considerado na Ásia como um dos alimentos mais poderosos do mundo, pois além de ser rico em proteínas, ele ainda tem altas quantidades de vitaminas A, C, K e B.

Uma das melhores formas de você adquirir o edamame é congelado, pois assim a sua preparação será bem mais simples.

Caso você ainda não conheça o edamame como fazer, pode ficar tranquilo, pois em apenas um minuto em água fervente os grãos ou as vagens já estarão prontas para consumo.

Folhas

Uma ótima opção para preparar uma salada rica em vitaminas é usando as folhas na composição desse prato.

O melhor de tudo é que como há muitas opções, você pode escolher entre folhas claras, como é o caso da alface e da acelga, ou folhas escuras, como espinafre, rúcula e couve-manteiga.

As folhas não só são muito ricas em fibras e têm baixas calorias, mas também contém altas quantidades de antioxidantes e de vitaminas, que vão ajudar a tornar a sua salada ainda mais saudável e benéfica.

Leguminosas

Esse tipo de grão já é uma ótima opção para quem deseja alimentos ricos em proteínas e que sejam de origem vegetal.

Além de ricas em proteínas, as leguminosas ainda possuem muitas fibras, ajudando no funcionamento do intestino, e vitaminas.

As mais comuns são as vitaminas que fazem parte do complexo B, presentes em grandes quantidades nesse grupo alimentar, mas existem outras como vitamina K e vitamina E, dependendo de qual leguminosa você escolher para a salada.

Azeite de oliva e limão para temperar a sua salada

Uma salada já é naturalmente saborosa por conta dos gostos diversos dos alimentos que você vai adicionar no prato.

Entretanto, há como deixar essa refeição ainda mais gostosa, dependendo das opções utilizadas, e os dos principais tipos de temperos para salada são o azeite de oliva e o limão.

O azeite é muito rico em gorduras boas, como é o caso dos ômegas, o que faz bem para a saúde do organismo em geral, principalmente do coração.

Além do mais, ele ainda tem altas quantidades de vitamina E, o que com certeza vai potencializar muito a sua salada.

Se juntar o limão ao azeite na hora de temperar a salada, você com certeza vai ter um prato ainda mais saudável, visto que esse fruto é famoso pelos seus altos níveis de vitamina C.

Conclusão

Como você pode ver aqui, não é difícil montar uma salada que seja rica em vitaminas, basta escolher os ingredientes certos. 

Neste texto, mostramos a você as opções como o edamame, as leguminosas, as folhas e o uso de temperos, como limão e azeite, para potencializar a sua salada.

O que achou do conteúdo de hoje sobre como preparar uma salada rica em vitaminas?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.