O Instagram é uma das redes sociais mais engajadas do mundo, tendo mais de 100 milhões de usuários no Brasil e desde sua fundação várias novas funcionalidades foram surgindo na plataforma.
O que no início era somente uma rede social para compartilhar fotos, se tornou bem mais que isso, podendo postar vídeos, reels, stories, IGTV e diversas outras funcionalidades dentro das suas ferramentas.
Além disso, também existe a possibilidade de criar contas comerciais no Instagram. Com tantas funcionalidades surgindo na rede social, como o encaminhamento no Instagram é totalmente normal ter algumas dúvidas.
Por esse motivo, preparamos esse post para esclarecer o que é o encaminhamento no Instagram e explicar mais sobre essa atribuição. Veja!
O que é o encaminhamento no Instagram?
Para quem já usa o Instagram há bastante tempo, conhece as várias transformações que já aconteceram na plataforma. Como dito anteriormente, várias ferramentas foram acrescentadas como o reels, o IGTV e diversas outras.
Dentre todas essas ferramentas, um dos principais atributos do Instagram são os Insights, principalmente para quem produz conteúdos para a plataforma. Os Insights possibilita que o dono do perfil avalie o desempenho do seu conteúdo postado na rede social.
Ademais, essas métricas permitem que a pessoa entenda melhor o comportamento e características do seu público. Como por exemplo, observar que tipo de publicação gerou mais engajamento e qual teve menor.
Os Insights mostram todos os dados de interação dos seus seguidores com os stories que você posta. É nesse momento que entra o encaminhamento no Instagram, ou também conhecido como Avanço. Afinal, o que é o encaminhamento no Instagram?
Encaminhamento do Instagram é a quantidade de vezes que os usuários clicaram para pular para o próximo stories. Isso não quer dizer que a pessoa fechou seu stories, isso significa que ela somente pulou para o próximo.
Deste modo, os criadores de conteúdo ficam bastante atentos com essa métrica, dado que quanto maior for a quantidade de encaminhamentos na plataforma, de pessoas passando seus stories, menor está sendo seu alcance.
É importante salientar que também tem como as pessoas visualizarem suas publicações como story anônimo.
Encaminhar no Instagram é o mesmo que compartilhar?
Algumas pessoas acreditam que encaminhamento no Instagram é a mesma coisa que compartilhar.
Embora as palavras sejam bem parecidas, no Instagram o encaminhamento não é a mesma coisa que compartilhamento. Cada um desses termos refere-se a uma funcionalidade dentro da plataforma.
Quando você posta uma foto no stories ou no feed, e alguém envia essa postagem por mensagem direta, para outro perfil, isso é considerado compartilhamento. Ou quando um usuário coloca uma postagem de outra pessoa em seus stories.
Resumidamente, compartilhar no instagram é fazer o envio de uma postagem, seja dos stories ou do feed para outro usuário. Isso é diferente do encaminhamento no instagram, como citamos anteriormente.
Para o que serve o encaminhamento no Instagram?
Agora que você sabe o que é encaminhamento e sabe a diferença de encaminhar para compartilhar, você deve estar se questionando para que serve essa funcionalidade.
O encaminhamento nessa plataforma é uma das melhores métricas para você conhecer seus seguidores e saber quais estilos de conteúdos eles têm interesse em assistir até o final dos stories.
Até porque, quanto menos encaminhamento tiver, quer dizer que os usuários assistiram suas publicações do início ao fim.
Por exemplo, se você está acostumado a fazer postagens diariamente nos seus stories e notar que o encaminhamento é maior, isso pode ser um sinal de que seu público não está interessado no conteúdo que você está apresentando.
Em contrapartida, se seus stories com enquetes ou caixinhas de perguntas tem um encaminhamento menor, é sinal de que seus seguidores têm interesse por esse tipo de conteúdo.
Por esse motivo, o encaminhamento no Instagram é uma das melhores maneiras de saber o que seu público tem interesse e gosta de acompanhar. Observar cada detalhe é o segredo para aumentar seu engajamento.
Mas como fazer para ter mais encaminhamentos? Uma das estratégias mais eficientes é investir em conteúdo relevante e de qualidade, que realmente interesse seus seguidores. E se você quiser acelerar esse processo, pode até mesmo comprar seguidores brasileiros Instagram para aumentar sua base de fãs.
Como ver os encaminhamentos no Instagram?
Como falamos anteriormente, para acessar suas métricas, ou Insights, do instagram é preciso ter uma conta profissional. Caso você tenha uma conta profissional na plataforma, basta seguir esse passo a passo:
Acesse seu perfil no Instagram e aperte nos três tracinhos no canto superior direito da tela. Depois, clique na opção “Insights”. E na aba “conteúdo que você compartilhou”, busque a alternativa “Stories”.
Por padrão do Instagram, ele irá te mostrar o alcance dos seus stories, é só você apertar na seta onde está escrito “alcance” para mudar. Procure a alternativa “avanço” ou “encaminhar” e selecione ela.
Depois de realizar isso, será possível conseguir todas as informações de encaminhamento dos stories da plataforma.