A Google é uma das maiores empresas tecnológicas da história. Ao longo de suas décadas na indústria, o sistema operacional dos aparelhos Android já passou por diversas mudanças. Afinal, na tecnologia, tudo pode mudar em um piscar de olhos. 

O Google está focando no hardware do smartphone em 2023 em vez do software? Recentemente, a Google anunciou durante a conferência Google I/O 2023, as principais mudanças do Android 14.

Com as novidades que vêm por aí, muitos usuários começaram a se perguntar se a Google está focando mais no hardware do que no software. Será que essa mudança está mesmo por vir? Continue lendo e descubra! 

Diferenças entre hardware e software

O hardware refere-se às partes físicas e tangíveis de um sistema de computador ou smartphone, como o processador, a memória RAM e outros componentes físicos.

Já o software refere-se aos programas, aplicativos e dados armazenados eletronicamente. O software é intangível e não pode ser tocado fisicamente. 

No passado, a Google já cometeu erros relacionados a softwares que deixaram seus usuários vulneráveis.

Então agora, a empresa está voltando o olhar para o futuro e trabalhando nesse ponto. Mas será que o hardware está sendo deixado de lado?

A resposta é não! As novas atualizações prometem uma harmonia entre ambos. 

As recentes mudanças no software da Google e o seu impacto na indústria de iGaming

A indústria de iGaming movimenta milhões de reais todos os anos. Por isso, empresas como a Google e a Apple estão cada vez mais focadas em oferecer soluções de hardware e software que sejam capazes de suprir a necessidade dos usuários. 

Seja para acessar os melhores sites de poker online, para jogar jogos como Candy Crush ou para explorar jogos mais complexos como Genshin Impact, é preciso que tanto o software quanto o hardware estejam em constante evolução.

Na parte do hardware, os smartphones da Google vêm investindo em mais memória, maior qualidade de imagem e processamentos mais velozes de vídeo.

Já os softwares estão cada vez mais aprimorados quando se trata de apps de jogos, trazendo novas funcionalidades. 

Principais novidades no Android 14

Até o momento, ainda não há uma previsão de lançamento para o Android 14, mas muitas novidades já começaram a ser divulgadas. Confira algumas delas: 

  • Encontrar dispositivos: essa funcionalidade já é bastante conhecida pelos usuários da Apple. Porém, ela agora ganhou uma nova roupagem para quem usa aparelhos Android. Até pouco tempo, só era possível encontrar telefones com esse recurso. Agora, será possível encontrar vários outros tipos de dispositivos, incluindo até mesmo tablets e fones de ouvido. 
  • Segurança ampliada: a preocupação com a segurança dos usuários é prioridade diante dos perigos cibernéticos da atualidade. Por isso, a Apple e a Google formaram uma parceria que visa possibilitar avisos sobre rastreamento e stalking em aparelhos conectados ao Bluetooth. 
  • Customização e wallpapers: com a nova atualização do Android 14, os usuários terão novas possibilidades de personalização. Agora, será possível fazer ainda mais alterações de cores, fontes, posições dos elementos na tela e wallpapers 3D. Será possível até mesmo criar novos fundos utilizando emojis. 

Como podemos ver, muitas dessas mudanças estão relacionadas ao software. Isso mostra uma vez mais que a Google não tem a intenção de focar mais em hardware em 2023. Vale lembrar que essas atualizações serão implementadas aos poucos e a velocidade com a qual você receberá essas novas possibilidades dependem do aparelho que você tem. 

Inteligência Artificial nos smartphones da Google?

Uma das principais novidades anunciadas na conferência da Google I/O está relacionada ao avanço da Google no âmbito de Inteligências Artificiais.

A empresa anunciou que pretende usar um chatbot com IA para responder às pesquisas dos usuários no Google Search. Essa funcionalidade deve ficar disponível em aparelhos móveis e em computadores. 

Além dessa integração, a Google também está trabalhando no desenvolvimento de um chatbot inteligente que veio para competir com o Chat GPT.

Todas essas atualizações são extremamente centradas em softwares inovadores. Ou seja, não é provável que a Google deixe esse trabalho de lado para investir mais em hardware em 2023. 

Conclusão

Diante de tudo que foi apresentado nas conferências, podemos presumir que em 2023 a Google não estará focando no hardware em detrimento do software.

Quando se trata de aparelhos móveis, o hardware e o software são dois lados da mesma moeda. Não é possível evoluir bastante em um deles sem se preocupar com o outro. 

Contudo, no quesito mudanças, não há como negar que as novidades mais empolgantes estão surgindo nos softwares.

Com a evolução acelerada das tecnologias de Inteligência Artificial, podemos esperar mudanças em diversos aspectos, seja nos apps de jogos, no modo como pesquisamos e até mesmo na maneira como a nossa sociedade funciona.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.