O basquete é realmente um ótimo jogo, convencionais para idosos ou qualquer outro tipo de pessoa que queira faze-lo. Quer você queira jogar por diversão ou até mesmo profissionalmente, é preciso pesquisar um pouco para aprender tudo o que puder sobre como dominar o jogo. 

Este artigo foi escrito para ajudá-lo, graças às ótimas dicas e truques que vêm de quem conhece, então continue lendo.

Aprenda como um passe de salto é lançado.

O passe para o recebedor deve ser feito na cintura. Apontar para um passe de salto firme que atinja o solo em torno de 3/4 da distância entre você e o jogador pretendido. Tudo isso depende de muitos fatores.

Nem sempre é necessário driblar a bola. Na verdade, você só deve driblar quando fizer parte do seu jogo. 

Por exemplo, você deseja driblar a bola quando estiver tentando levá-la para dentro da quadra, para obter uma posição de passe ou para tirar a defesa de cima de você.

Faça alongamentos 

Se você joga basquete em equipe, pule corda por trinta minutos antes dos treinos e faça um alongamento mais caprichado. 

Por ser um esporte que usa muito as mãos, o basquete pode facilmente te lesionar e nesses casos, será necessário acompanhamento com um ortopedista especialista em mãos para uma melhor recuperação. 

Além disso, pular corda e se alongar pode deixá-lo muito preparado para fazer arremessos em situações de final de jogo, já que seu condicionamento já está um degrau acima de qualquer outra pessoa apenas aparecendo para treinar.

Pare e pergunte ao seu treinador o que você pode fazer para ajudar a equipe a melhorar. 

O basquete é um esporte coletivo e cada componente deve trabalhar em prol de um objetivo comum. O treinador está lá para oferecer orientação e fornecer instruções. Pergunte se há algo específico que você pode fazer para ajudar e seguir seus conselhos.

Se você experimentar uma queda na pontuação e no arremesso, seus ombros podem ser a causa do problema. Quando os ombros estão mal posicionados, é improvável que seu tiro tenha sucesso. Seus ombros devem estar sempre alinhados em direção à cesta. O ombro dominante deve estar perfeitamente alinhado com a borda.

Como diz o velho ditado, não existe “eu” na equipe. Portanto, não se concentre exclusivamente em tentar ser o único a fazer todos os pontos de vitória. 

Certifique-se de estar igualmente determinado a ajudar os membros da sua equipe a marcar os pontos de vitória também. 

Ser um jogador de equipe significa que toda a equipe trabalha em conjunto, cada um fazendo sua parte para vencer o jogo.

Pode haver movimentos furtivos ou subversivos que você pode fazer na tentativa de ganhar um jogo, mas eles não valem a pena. 

Seus companheiros de equipe e fãs merecem um jogador do qual se orgulhar, não aqueles cujas ações eles têm que defender. Seja um jogador que sua equipe e a equipe adversária possam respeitar.

Ao driblar, tente fazer seus movimentos abaixo das articulações dos joelhos. Isso significa que você terá que se curvar para driblar a bola e se mover, mas há vantagens.

Isso cria um pouco mais de espaço pessoal, tornando a bola mais difícil para o adversário roubar. Também torna muito mais fácil sacudir um oponente para um impulso, um chute ou um passe.

Conheça o seu lugar na equipe e jogue-o. 

Você pode ser melhor como um jogador de apoio do que como aquele que pode enterrar a bola de basquete. Isso não significa que você nunca terá uma chance de ganhar, apenas significa que você não negligencia os outros jogadores ou interfere com eles em busca de pontos.

Um bom jogador de rebote pode ser uma grande vantagem para sua equipe.

A recuperação é mais uma questão de atitude do que de habilidade. Pense em cada tacada como um erro potencial e esteja pronto para se posicionar para pegar a bola. Esteja alerta para os membros da equipe que estão em uma boa posição para fazer a tacada.

Ao driblar uma bola, você precisa manter essas dicas em mente. Atirar, rebater ou mesmo treinar outras pessoas exige que você experimente o que aprendeu aqui. Ao fazer isso, você melhora e seus colegas de equipe apreciarão o trabalho árduo que você dedica ao seu jogo.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.