Em momentos de emergência, precisar de um dinheiro extra pode ser necessário! E, por isso, saber como pegar um empréstimo é de grande importância, uma vez que nessas horas, ele pode ajudar a resolver algo urgente ou, até mesmo, a concretizar uma realização própria. 

Antes de solicitar um empréstimo, existem informações importantes que o consumidor precisa saber, além de considerar a melhor opção para solicitar de acordo com o seu perfil.

Confira neste artigo completo, como pegar um empréstimo e o que considerar antes de escolher uma opção!

Entenda o que é e como funciona um empréstimo bancário

O empréstimo é um tipo de acordo realizado entre um cliente e uma instituição financeira, o qual um determinado valor é emprestado.

O pagamento é feito de maneira parcelada em um determinado período, com o acréscimo de juros

Para isso, a solicitação passa por uma análise de crédito realizado pelo credor, com o objetivo de avaliar se o cliente está apto a arcar com os valores a serem pagos posteriormente, além de avaliar o comportamento financeiro desse consumidor no mercado. 

São feitos a partir de um contrato assinado por ambas as partes, em que há todas as informações acordadas, como o valor já com juros acrescidos, parcelas e seus valores, além de data de vencimento para pagamento. 

Saiba como funciona uma análise de crédito

Uma das informações essenciais que um consumidor que não sabe como pegar um empréstimo precisa compreender é que, geralmente, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito.

O procedimento tem a finalidade de assegurar que o valor solicitado será pago e garantir que o valor das parcelas não irá pesar no orçamento.

Veja os principais pontos que são analisados:

  • Documentação: É necessário que o cliente apresente sua documentação, com RG e CPF, e outros dados como endereço, telefone, etc.
  • Restrição no nome: É verificado se o cliente possui alguma restrição no nome e pendências negativadas em birôs de crédito.
  • Perfil de crédito: Os bancos geralmente avaliam como é o comportamento financeiro do cliente no mercado através da pontuação de score, que quanto mais alta, maior é a chance do cliente cumprir com o pagamento;
  • Renda: A comprovação de renda serve para estabelecer se o cliente possui condições de arcar com o valor da parcela do empréstimo, sem o risco de deixar em aberto ou pesar em seu orçamento;

Lembrando que pode variar os dados solicitados e analisados conforme a instituição financeira, já que cada uma possui sua própria política interna.

Para saber como pegar empréstimo, é essencial ter essas informações em mente, a fim de se preparar e ter mais chances de ter o valor concedido com sucesso.

Por isso, manter boas práticas de crédito são essenciais para conseguir um dinheiro emprestado quando necessário.

Quais são os principais tipos de empréstimo?

Existem muitas formas de solicitar dinheiro emprestado a uma instituição financeira, sendo esta uma informação importante para quem deseja pegar empréstimo.

Conhecer os principais tipos pode ajudar a escolher o formato que mais combina com o perfil de crédito.

Confira os principais tipos:

Pessoal

O empréstimo pessoal é um dos mais solicitados e conhecidos quando o assunto é pedir dinheiro emprestado.

Esta é uma modalidade de empréstimo que, uma vez aprovada, geralmente libera o valor quase que imediatamente, sendo uma opção de dinheiro rápido e fácil.

Uma ótima opção é o empréstimo da Sim com a Serasa Crédito, 100% online e com poucos cliques. Confira!

Você pode utilizar o dinheiro para a finalidade que quiser, e dependendo do relacionamento seu com a instituição bancária, pode ter essa opção já pré-aprovada em sua conta bancária.

Consignado

O empréstimo consignado tem um modelo parecido com o empréstimo pessoal, porém as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas pelo INSS, servidores públicos, e outros casos específicos.

O modelo é vantajoso, pois o banco possui a segurança de que o valor será recebido, assim como o consumidor, que não precisa se preocupar com o valor da parcela, já que ela é descontada diretamente do seu pagamento.

Isso confere taxas de juros mais baixas e boas condições para pagamento das parcelas.

Com garantia

Nesse formato de empréstimo, é oferecido uma garantia em troca do valor solicitado. Isso significa que bens do consumidor podem ser oferecidos, entre eles apartamento, casa ou carro, que, na falta de pagamento, podem ser usados para cobrir o valor.

Geralmente, as instituições oferecem um prazo maior para pagamento e os juros são menores em comparação aos outros tipos oferecidos no mercado.

Penhor

O penhor é uma das formas mais antigas de se solicitar empréstimo e pode ser mais uma opção para quem não sabe como pegar empréstimo.

Neste formato, o consumidor vai oferecer ao banco algum objeto de valor e, após fazer o pagamento do valor solicitado, o item é devolvido.

Esta é uma opção onde pessoas que possuem restrição financeira costumam adotar, sendo necessário ter atenção, pois, uma vez que o pagamento não é realizado, o banco pode reter o item como meio de pagamento.

Para saber como pegar um empréstimo, é necessário considerar os principais meios antes de escolher um formato, a fim de avaliar a melhor escolha, especialmente para que ela seja compatível com o perfil financeiro do cliente.

Entenda como pegar empréstimo

Como pegar empréstimo
Como pegar empréstimo

Para pegar um empréstimo pode ser mais simples do que você pensa. Dá para fazer online ou ir numa agência física.

Para fazer um, você precisa se encaminhar até uma agência física, ou solicitar de maneira online, através do site ou aplicativo da instituição financeira de sua preferência.

Após, é preciso analisar as opções disponíveis e escolher uma opção para solicitar à instituição.

Serão requeridos documentos e informações, como o valor do empréstimo, e dependendo da modalidade, a garantia.

Lembrando que devem ser considerados os limites e as regras estabelecidos pelo credor. O passo seguinte é aguardar a instituição realizar a análise de crédito, e decidir se será concedido ou não o crédito.

Caso for aprovado, será preciso analisar a proposta feita pela instituição e ler o contrato. Pode ser requerido a abertura de uma nova conta, caso não tenha uma conta-correte ativa na instituição.

Se estiver de acordo, é só assinar o contrato e aguardar o valor ser depositado em conta-corrente.

O tempo de receber o valor pode variar de uma instituição para outra, podendo ser verificado no próprio contrato o prazo.

Lembre-se de verificar a data do início do pagamento das parcelas para não atrasar nenhuma, aproveitando para organizar suas finanças para cumprir com o acordo.

Se o pedido for negado, a instituição pode oferecer uma modalidade que seja mais adequada ao seu perfil de crédito.

Você também pode tentar em outra instituição uma nova solicitação.

Como escolher o empréstimo ideal para você?

Essas dicas podem te ajudar no processo de escolha do crédito mais indicado. Confira o que considerar para fazer a escolha ideal e não ficar apertado. 

1. Faça um planejamento financeiro

Um planejamento financeiro é essencial para quem não sabe como pegar um empréstimo para aprender a se organizar para fazer o pagamento das parcelas.

Por isso, anotar os gastos, além de evitar os contas desnecessárias, ter uma planilha atualizada com as despesas e com a renda mensal é fundamental para o planejamento. 

A partir do momento em que o empréstimo for realizado, é necessário contar com ele como uma despesa a mais, equilibrando as despesas para que a renda mensal consiga cobrir todos os valores do mês sem pesar no orçamento.  

2. Simule e compare ofertas

É necessário comparar as ofertas feitas no mercado, pois há muitas opções disponíveis, sendo necessário se atentar antes de fechar o contrato. 

Portanto, anotar os valores, comparar, tirar dúvidas e fazer a verificação do que se tem no mercado são importantes a fim de assegurar que a melhor opção será a escolhida, sem pesar no final do mês. 

3. Verifique as taxas de juros

Uma das principais características do empréstimo é justamente os juros, uma vez que se forem muito altos, o pagamento mensal ficará mais difícil para o consumidor.

Por isso, tão importante como comparar ofertas e fazer simulações é necessário ver as taxas de juros de cada banco. 

Dessa forma, realizar um comparativo entre as instituições para escolher a melhor opção se torna mais fácil, além disso, considerar o prazo de pagamento, a quantidade de parcelas é importante. 

4. Analise o CET

O Custo Efetivo Total, também conhecido como CET, faz com que um cliente entenda o que ele irá pagar em sua totalidade ao pedir um empréstimo, ou seja, no valor final, tudo o que é cobrado está incluso nesse valor

Assim, poderá verificar se realmente aquele empréstimo simulado irá compensar. Afinal, estarão inclusas taxas, além dos juros, e outros encargos, seguros, etc.

5. Leia o contrato com atenção

Antes da assinatura, é necessário verificar se os dados estão de acordo e principalmente se tudo o que foi combinado está descrito no contrato. Dados como data de vencimento, valores da parcela, entre outros. 

O intuito é assegurar que todas as informações estão corretas, assim como os valores, com o objetivo de evitar erros e possíveis inconvenientes futuros.

Por isso, leia atentamente as informações antes de assinar e, em caso de dúvidas, questione antes de assinar o contrato

O empréstimo pode ser aquela opção interessante para quem precisa de um dinheiro extra, seja qual for a finalidade.

Por isso, avalie todas as informações e condições para que a escolha seja a melhor possível. Aprendeu como solicitar um? Então compartilhe esse artigo com seus amigos!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.