Mudança de carreira para tecnologia

Atualmente, as carreiras na área de tecnologia estão com alta demanda. Muitas vezes, essas carreiras possibilitam que você trabalhe remotamente em empresas ao redor do mundo e oferecem recompensas financeiras significativas. Por conta disso, muitos podem considerar uma carreira em tecnologia.

Mas o que você faz se o conhecimento técnico que você possui é limitado? Continue lendo para descobrir como fazer a transição para uma carreira em tecnologia mesmo sem conhecimento e encontrar fundos tech para inspirar-se.

N0 7qHGBrUq0qLNrkG8IbgboWqRi88F pXCCtnQYWG0F8gtXZAhPO96bsKug6ZcPJlA8DLMiJv92mdDAiaKnboRO4Yn6ZUBeF01iSfq oJFNxWT5MJaNiNmKsOva yYpHcXukgzu4LtqDG7EdNVEGQ

foto de trabalho  / Imagem de Depositphotos 

Devo desistir por não ter experiência na área de tecnologia?

Mesmo sem experiência em tecnologia, você pode obter todos os insights necessários para fazer a transição seguindo estas etapas.

  1. Identifique sua área de interesse e especialização

Inicie sua jornada explorando diferentes setores da indústria de tecnologia, como desenvolvimento web, ciência de dados, segurança cibernética ou inteligência artificial. Ao fazer a escolha mais adequada, leve em consideração seus interesses, habilidades e metas de longo prazo.

  1. Estabeleça metas claras

Primeiro, estabeleça objetivos para sua carreira a curto e longo prazo. Em seguida, desmembre essas metas em marcos menores e realizáveis. Por exemplo, se você deseja se tornar um web designer, comece adquirindo conhecimento sobre softwares como o Figma e ferramentas de apoio, como um Removedor de fundo. Depois de concluir as outras etapas, avance para tarefas mais complexas, como o domínio da prototipagem.

  1. Adquira habilidades relevantes

Identificar as habilidades necessárias para iniciar uma carreira em tecnologia é uma tarefa relativamente fácil. Dados estatísticos podem ajudá-lo, como em 2023, quando a habilidade mais procurada foi o desenvolvimento web, seguido por competências em DevOps e software de banco de dados.

Leve em consideração a demanda, mas não se esqueça das outras habilidades necessárias para a área de especialização escolhida. Faça cursos on-line, acompanhe tutoriais e conclua projetos práticos para aprimorar seu conhecimento.

  1. Construa uma presença forte on-line

Crie perfis profissionais em plataformas como LinkedIn e GitHub. Certifique-se de que esses perfis evidenciem suas habilidades, projetos e conquistas, mantendo uma apresentação visualmente elegante. Por exemplo, a foto do seu perfil deve ter uma aparência profissional. Além disso, considere personalizar o fundo do cabeçalho, escolhendo algo mais cativante, como um design, se você for um designer, ou uma imagem com linhas de código, se você for um desenvolvedor.

Após finalizar os perfis, participe ativamente de comunidades de tecnologia, compartilhe suas ideias e contribua nas discussões. Uma presença on-line forte ajuda você a se tornar mais visível para potenciais empregadores e colaboradores.

  1. Faça networking com comunidades de tecnologia

O networking ajuda você a obter insights valiosos, encontrar mentores e parceiros de colaboração, assim como descobrir ofertas de emprego. Para alcançar esses benefícios, participe de eventos, encontros e envolva-se em fóruns, Reddit e comunidades no Discord específicas para profissionais da sua área. Comunique-se com grupos de tecnologia locais e on-line para expandir seu conhecimento e rede de contatos.

  1. Crie um portfólio de projetos

Crie um portfólio que destaque seus projetos, evidenciando suas habilidades e capacidade de solucionar problemas. Certifique-se de que todos os projetos tenham uma aparência elegante e descrições detalhadas dos resultados, tecnologias ou software utilizados. Utilize fontes de fácil leitura, assim como elementos monocromáticos ou visuais com fundos transparentes, garantindo que nada desvie a atenção dos usuários da essência de seus projetos.

Um portfólio criteriosamente elaborado é a forma mais eficaz de demonstrar suas habilidades e conhecimentos, atraindo a atenção dos potenciais empregadores.

  1. Procure estágios ou oportunidades de emprego para iniciantes

Quando estiver seguro o bastante, inicie o processo de candidatura para estágios ou cargos para iniciantes, visando obter experiência prática. Os estágios são a forma mais rápida de começar a trabalhar em projetos reais, construir relacionamentos profissionais e melhorar seu currículo.

Para aproveitar ao máximo seu primeiro emprego na área de tecnologia, busque posições alinhadas com seus objetivos de carreira. Tome a iniciativa e não deixe passar a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, pois isso facilitará seu rápido avanço profissional.

FAQ: como faço para entrar na área de tecnologia a partir de uma outra formação?

Pesquisando o mercado, escolhendo uma especialização que esteja alinhada com suas necessidades, interesses e experiência anterior; desenvolvendo as habilidades necessárias e interagindo com profissionais de tecnologia para aprimorar seu conhecimento.

FAQ: o que é formação em tecnologia?

Uma formação em tecnologia refere-se à vivência, habilidades e conhecimento de uma pessoa relacionados à tecnologia. Geralmente, isso significa ter experiência em áreas como desenvolvimento de software, ciência de dados, cibersegurança ou outros campos.

5 motivos para ter sucesso ao mudar para uma área de tecnologia

97bMfqskxbzorF38eki6j6Y2HWac3hpCVflhFTx604bXNzrOYVjCrO2sKYC65AkCBIQu5QSofDs0Vp0t5qwR5aTKDVP dOUPt5HV9bHbdu7L2OZwWsfJHN5YxiMmWw3PZmCn0G3rxEtx0t ssmrf6Q

Tecnologia de RV

O mercado de Serviços de TI em todo o mundo tem previsão de crescimento de 7,37% (entre 2023-2028), resultando em um volume de mercado de US$1,771 trilhão em 2028. Portanto, se você está pensando em fazer parte dessa indústria, este é o momento certo.

No entanto, esta não é o único motivo. Aqui estão outros cinco fatores a serem considerados ao optar pela mudança para a área de tecnologia:

  1. Oportunidades de crescimento profissional. À medida que o mundo se torna ainda mais digitalizado, diversas indústrias enfrentam uma demanda crescente por profissionais de tecnologia. Mudar para uma profissão na área de tecnologia pode abrir novas oportunidades e excelentes perspectivas de crescimento na carreira.
  2. Funções dinâmicas e inovadoras. As funções na área de tecnologia frequentemente envolvem resolução de problemas, inovação e criatividade. Portanto, se você gosta de ambientes desafiadores e dinâmicos, e deseja contribuir para projetos de ponta, esta será uma ótima oportunidade.
  3. Diversidade de trajetórias profissionais. A indústria de tecnologia, de modo geral, oferece uma ampla variedade de trajetórias profissionais, desde desenvolvimento de software e análise de dados até cibersegurança e design de experiência do usuário (UX). Mesmo que você não tenha experiência prévia na área de tecnologia, é possível encontrar pontos de entrada que estejam alinhados com seus interesses e habilidades, para depois adquirir as competências necessárias.
  4. Salários competitivos e benefícios. As funções na área de tecnologia são conhecidas por oferecer salários competitivos e benefícios atrativos. Se você busca estabilidade financeira e potencial para avanços profissionais lucrativos, esta pode ser a indústria certa.
  5. Flexibilidade e opções de trabalho remoto. Muitas vagas na área de tecnologia oferecem flexibilidade, até mesmo a possibilidade de trabalho remoto. Essa flexibilidade pode ajudar você a alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, permitindo trabalhar para empresas ou em projetos localizados em qualquer lugar do mundo.

FAQ: como posso começar a trabalhar com tecnologia?

Você pode começar pesquisando sobre a indústria de tecnologia e descobrindo quais empresas e nichos você se interessa. A indústria é muito ampla, possui diversas áreas, desde software médico até produtos digitais. Escolha o que mais lhe interessa e comece a se aprofundar nessa direção.

FAQ: o que conta como formação técnica?

Pode-se levar em conta sua educação relacionada à tecnologia, treinamento profissional, estágios e experiência de trabalho. Mas mesmo que você seja autodidata, sem diplomas para respaldar seus conhecimentos, um portfólio de projetos pode ser suficiente para validar sua expertise e habilidades.

Resumindo

A área de tecnologia é uma opção de carreira altamente atrativa para muitos. Mesmo que você não tenha formação em tecnologia, é possível ingressar neste setor. Siga as etapas apresentadas neste artigo e seja persistente em seus objetivos e no processo de aprendizado.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.