Muitas pessoas não sabem, mas o percevejo pode se alojar no colchão, e o ideal mesmo é chamar uma empresa de dedetização especializada.

É claro que você pode tomar alguns cuidados para evitar que a proliferação se alastre, porém, nem todo mundo sabe reconhecer a presença de percevejos.

Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, não somente como matar percevejo de colchão, mas aprender a identificar essa praga, continue a leitura e confira!

O que é percevejo de cama?

Antes de saber como matar percevejo de colchão, o que é um percevejo de cama?

É um inseto parasita bem pequeno, com uma cor amarronzada e formato oval, podendo medir de 5 a 7 mm de comprimento.

Sua principal fonte de alimento é o sangue humano e de animais domésticos, como cães e gatos, e após o percevejo se alimentar, ele toma a forma de um cilindro.

Além disso, essa praga tem hábitos noturnos, e ao longo do dia, ficam normalmente escondidos dentro de colchões, e à noite, saem dos seus esconderijos em busca de alimento. 

É importante saber que os percevejos são mais comuns em locais que abrigam muitas pessoas, como apartamentos, hotéis, quartos, abrigos, inclusive, cinemas ou teatros.

A questão é que geralmente as pessoas confundem a picada de percevejo com a de um mosquito, e talvez por isso, não dão muita atenção.

Quais os principais sintomas de picada de percevejo

Em primeiro lugar, os percevejos gostam de picar as áreas do corpo mais expostas, como rosto, pescoço, braços, mãos e pés.

O processo em si dura de 5 a 10 minutos, e normalmente a pessoa não sente que está sendo picada, pois a pele vai ficar avermelhada ou coçando somente no dia seguinte, e em alguns casos, pode levar até 7 dias para aparecer o sintoma.

O que diferencia a picada de um percevejo de outro inseto é que tem um detalhe: surge um ponto mais escuro no centro.

Embora o percevejo de cama não seja vetor de nenhuma doença, pode causar um certo incômodo por conta da coceira, e pode até afetar a qualidade do sono.

Quais os sinais de uma infestação de percevejos?

Listamos, a seguir, os principais sinais de uma infestação de percevejo:

1 – Coceira e manchas vermelhas na pele

Como já dito, os percevejos têm o costume de agir à noite, e normalmente picam as mãos, pés, assim como nas costas e pescoço.

O local pode ficar um pouco inchado, avermelhado e coçar bastante.

2 – Manchas na roupa de cama

Outro sinal que ajuda a identificar a presença de percevejos são manchas nos lençóis, que podem ser no tom de ferrugem ou preta. 

Na verdade, essas manchas são as fezes dos percevejos, podendo aparecer em lençóis, travesseiros, até mesmo nas melhores densidades de colchão e estrados.

3 – Manchas brancas em móveis

Saiba que uma fêmea pode depositar até 12 ovos por dia, normalmente nas cabeceiras da cama, mesinhas de cabeceira, ou alguma abertura na cama.

Entretanto, como os ovos são microscópicos, assemelhando-se a um grão de arroz, é praticamente impossível ver a olho nu, o que torna necessário usar uma lanterna e uma lupa.

4 – Cheiro de mofo

Se você sentir um cheiro muito forte de mofo no ambiente e não houver nenhum motivo aparente, pode ser uma infestação de percevejos.

Esse cheiro provém da secreção de glândulas, que têm um cheiro bem desagradável. 

Um fato curioso é que essa secreção é uma maneira para os percevejos se defenderem de inimigos ou até atrair novos insetos.

5 – Restos de insetos no chão

Após chocar seu ovo, o percevejo passa por todo um processo, cujos ovos eclodem após 4 a 10 dias, eliminando assim suas cascas.

Então, se você notar cascas amarronzadas no chão, é bem provável que sejam percevejos.

É importante saber que a presença de percevejos não tem nada a ver com ambiente sujo ou limpo, pois o que eles querem de fato é um esconderijo e um hospedeiro para poder sugar o sangue.

Como matar percevejo de colchão? 

Quem é leigo, não é uma tarefa fácil matar percevejo de colchão, e a recomendação é chamar profissionais especializados, a fim de identificar o foco, avaliar a dimensão da infestação e traçar um plano de ação.

Além de produtos químicos específicos, o técnico vai usar calor, e logo em seguida ar frio, o que causa um choque térmico.

Durante o procedimento, todos objetos devem ser retirados do quarto e armazenados em sacos plásticos, hermeticamente fechados.

O vapor frio consiste no congelamento dos insetos e consequentemente, eles morrem, sendo um método muito usado em pousadas, hotéis, isto é, locais mais suscetíveis à infestação de percevejos.

Dicas úteis para prevenir o percevejo de colchão

De fato, a melhor solução é sem dúvida contar com o suporte de uma empresa especializada, pois sabem exatamente o que fazer.

Jamais use qualquer tipo de pesticida ou outro produto químico por conta própria, pois isso é muito perigoso para a sua saúde.

Entretanto, existem algumas coisas que você pode fazer que ajudam a evitar a proliferação de percevejos:

  • Lave os lençóis e toalhas em água quente;
  • Higienize o colchão regularmente;
  • Aspire a cama e o colchão pelo menos uma vez por semana, e jogue fora o saco do aspirador;
  • Use uma capa para o colchão;
  • Esfregue com uma escova todas as costuras do colchão, já que isso ajuda a remover os ovos;
  • Inspecione as cabeceiras de cama, embaixo dos colchões, estrado, para ver se existem percevejos;
  • Não deixe malas perto da sua cama, principalmente se você acabou de chegar de viagem.

Assim, você consegue evitar que os percevejos se espalhem para outros cômodos da sua casa.

Conclusão

Não é uma tarefa fácil matar percevejo de colchão, principalmente porque são pragas imperceptíveis a olho nu.

Se você perceber alguns dos sinais listados acima, o melhor a fazer é entrar em contato com uma dedetizadora, visto que possuem todo o know-how em percevejo de cama, e sabem qual método é mais eficaz.

Agora que você já sabe como matar percevejo de colchão, confira outros conteúdos em nosso blog.