Em um mundo onde a moda é frequentemente associada à rapidez e à obsolescência, os brechós surgem como refúgios de estilo e sustentabilidade. Eles são mais do que simples lojas de segunda mão; são tesouros de peças únicas e uma porta de entrada para uma moda mais consciente. Mas, o que exatamente podemos encontrar nesses lugares?

Este artigo do blog explorará a diversidade e o encanto dos brechós, revelando o que esses estabelecimentos têm a oferecer além das roupas usadas. Desde os clássicos atemporais até as últimas tendências revisitadas, passando por achados vintage e raridades, esses estabelecimentos são verdadeiros paraísos para os amantes da moda e da singularidade.

Qual é a origem dos brechós?

Os brechós têm raízes profundas que remontam a épocas muito antigas, possivelmente mais antigas do que geralmente imaginamos. A prática de revender itens usados remonta ao século XIX, tendo surgido em locais como França e Inglaterra. 

O descarte frequente de roupas começou a ser mais comum a partir do século XIX, impulsionado pelas constantes mudanças e pelo crescimento da indústria têxtil. Inicialmente, os brechós eram frequentados principalmente por pessoas de baixa renda em busca de opções econômicas, adquirindo peças usadas a preços mais acessíveis. 

No cenário internacional, observamos uma distinção entre as lojas denominadas “Vintage Clothings Store”, que se dedicam exclusivamente a peças de vestuário, calçados e acessórios de época, e as “Second Hand Store”, que vendem itens usados sem necessariamente se limitarem a uma época específica.

No entanto, ao longo do tempo, esses estabelecimentos também atraíram consumidores de classe média, que viram neles a chance de encontrar itens de qualidade por preços mais baixos.

No Brasil, o primeiro brechó surgiu no Rio de Janeiro, fundado por um comerciante português de nome Belchior. Ao longo dos anos, a palavra “brechó” sofreu transformações linguísticas até se consolidar na forma que conhecemos hoje.

O que vende em brechós?

Em brechós, uma ampla variedade de itens pode ser encontrada, indo muito além de roupas usadas. Desde peças de vestuário vintage e contemporâneo até acessórios, calçados, móveis e objetos de decoração, esses locais oferecem uma verdadeira mistura de produtos. 

Roupas e acessórios

Uma das principais atrações dos brechós são as roupas usadas, que podem variar desde roupas de marca, uniformes escolares até peças exclusivas de designers desconhecidos. Além disso, acessórios como bolsas, lenços, cintos e bijuterias também são comuns.

Moda vintage

Eles são frequentemente reconhecidos como tesouros para quem procura moda vintage. Peças únicas dos anos 20, 50, 70 e outras épocas podem ser encontradas, proporcionando um toque de nostalgia e originalidade aos guarda-roupas contemporâneos.

Calçados

Sapatos de todos os tipos, desde saltos elegantes até tênis descolados, podem ser encontrados nesses estabelecimentos. Muitas vezes, é possível encontrar marcas de renome a preços acessíveis.

Móveis e decoração

Alguns brechós não se limitam apenas a roupas e acessórios, mas também oferecem uma seleção de móveis e itens de decoração vintage. Isso inclui cadeiras, mesas, espelhos, luminárias e muito mais, muitas vezes com um charme retro único.

Livros e mídia

Muitos desses lugares também têm uma seção dedicada a livros usados, CDs, vinis, DVDs e jogos, oferecendo oportunidades para os amantes da cultura explorarem obras antigas e raras.

Brinquedos e itens infantis

Alguns brechós especializados oferecem uma variedade de brinquedos e artigos infantis em boas condições, proporcionando uma opção econômica para pais conscientes do orçamento.

Em resumo, a diversidade de itens encontrados em brechós reflete a variedade de gostos e interesses dos compradores, oferecendo uma experiência de compra única e sustentável.

Compartilhe este artigo agora para inspirar seus amigos a explorarem o mundo encantador dos brechós e descobrirem peças exclusivas enquanto fazem escolhas conscientes para o planeta e para o seu estilo pessoal.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.