O crescimento surpreendentemente forte do emprego em fevereiro sinaliza que a economia pode estar em um ponto crítico e que está prestes a entrar em um boom de contratações.

A economia criou 379.000 empregos, bem acima dos 210.000 esperados, com a maioria deles em lazer e hotelaria, o setor mais afetado quando a economia fechou abruptamente, há um ano.

Os economistas dizem que não seria surpreendente ver vários meses agora de crescimento de empregos de pelo menos 500.000.

Os futuros de ações dispararam com o relatório e os rendimentos dos títulos dispararam. O rendimento do Tesouro de 10 anos, que se move ao contrário do preço, voltou a uma alta recente de 1,61%, antes de cair para cerca de 1,57%. O acumulado de 10 anos iniciou o ano pouco acima de 0,9%.

“É muito consistente com outros dados econômicos que estamos começando a ver”, disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors.

“O mercado de trabalho estava atrasado e agora está começando a recuperar o atraso”, disse ele. “Foi ótimo ver todos os ganhos em lazer e hospitalidade, já que a pandemia começou a diminuir um pouco e as restrições foram suspensas.”

“Os números estão tendendo da maneira certa”, acrescentou Arone. “O mercado de trabalho foi o único obstáculo. … A primavera está chegando. Você tem isso e tem a implantação da vacina. ”Os estrategistas esperam que a economia cresça cerca de 6% este ano, ajudada pela implantação de vacinas, reaberturas e estímulos fiscais.

Os economistas estão otimistas com a recuperação, mas continuam preocupados que as variantes do vírus possam retardá-la.

A força nos empregos também alimenta os dois lados do debate sobre a necessidade do pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão aprovado pela Câmara e agora em análise pelo Senado.

Efeitos do pacote de estímulo

Para Swonk, os dados de fevereiro mostram que o pacote de estímulo aprovado em dezembro foi necessário para tirar a economia da depressão.

As perdas de empregos em dezembro foram revisadas de 227.000 para 306.000. Os ganhos de janeiro foram revisados ​​de 49.000 para 166.000. Os indivíduos receberam cheques de estímulo de US $ 600 nos primeiros dias de janeiro.

Swonk disse que a economia ainda está com queda de 9,5 milhões de empregos. Os empregos em lazer e hotelaria cresceram 355.000 em fevereiro, com 80% deles em restaurantes e estabelecimentos de bebidas. Ainda assim, o emprego nessa área caiu 3,5 milhões ao longo do ano.

O setor de saúde criou 46.000 empregos, mas os serviços de saúde e assistência social diminuíram 909.000 empregos ao longo do ano.

No setor de construção a expectativa é grande, o que seria bom para os brasileiros, principalmente os que vivem e trabalham na Califórnia e atuam em diversas cidades neste segmento como os “construction Burlingame California”. 

Mas Arone disse que o mercado está preocupado com o próximo pacote de estímulo, muito maior do que os US $ 900 bilhões de dezembro, superaquecendo a economia e criando inflação.

Ele espera que a economia continue a se recuperar e que o crescimento do emprego cresça.

“Acho que há uma enorme demanda reprimida”, disse ele. “Acho que é isso que as pessoas vêm descrevendo o ano todo, com uma política monetária muito fácil, uma política fiscal muito fácil.”“Com a reabertura da economia, a distribuição de vacinas progredindo e a epidemia deixada para trás, acho que você poderia ter uma explosão real em termos de economia, mercado de trabalho, turismo e ganhos [corporativos] nos próximos nove meses ou mais”, acrescentou.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.