Está cientificamente comprovado, trabalhar sem tirar férias diminui sua produtividade e criatividade. Pode até adicionar tensão adicional em seu trabalho e relacionamentos familiares. A pesquisa nos diz irrefutavelmente por que as férias são importantes e o papel crítico que elas desempenham no equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Tirar férias regulares não apenas garantirá o equilíbrio certo entre vida profissional e pessoal, mas também aumentará sua produtividade geral.

Geralmente, os executivos tendem a se concentrar mais no tempo que passam no escritório do que fora dele. Mas é sem dúvida de igual importância se concentrar em quanto tempo eles passam fora do escritório. Garantir a quantidade certa de tempo de inatividade e desligar de tempos em tempos terá um impacto substancial no desempenho diário.

Normalmente, os executivos geralmente têm dificuldade em sair de férias. Sempre parece haver uma razão convincente para adiar o tempo de folga, seja na temporada movimentada, na véspera de uma reunião de investidores ou no meio de um importante lançamento de produto.

Então, qual é a melhor época para sair de férias? Talvez em primeiro lugar, quando sua saúde exige, homens e mulheres de meia-idade cronicamente sobrecarregados correm maior risco de doenças graves, como insuficiência cardíaca.

Embora, eu recomendaria tirar férias regulares antes de se esgotar. Por que esperar até que seja tarde demais?

Por que as férias são importantes

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, os CEOs trabalham em média 62,5 horas por semana. Comparativamente, o americano médio trabalha 44 horas por semana, ou quase 9 horas por dia.

Isso é muito estresse. E esse estresse desgasta a saúde da liderança de uma empresa, tanto de forma aguda quanto crônica. A Clínica Mayo até vinculou várias ameaças potencialmente induzidas pelo estresse ao seu coração, como batimentos cardíacos irregulares ou um risco maior de doença cardíaca coronária.

Um estudo recente descobriu que os homens tinham um risco 30% maior de doença cardíaca e eram mais propensos a ter um ataque cardíaco se adiassem as férias por cinco anos consecutivos em comparação com aqueles que saíam de férias pelo menos uma vez por ano. . Até mesmo perder umas férias aumentava o risco.

Da mesma forma, esses riscos também se aplicam às mulheres. Dr. Mehmet Oz destaca que as mulheres que renunciam às férias por mais de um ano também têm um risco maior de doença cardíaca e morte por doença cardíaca.

Além dos estressores mentais e físicos, longos períodos de trabalho sem férias podem levar à redução da produtividade, diminuição da criatividade e relacionamentos tensos. Um estudo de Stanford descobriu que a produtividade diminuiu drasticamente após mais de 50 horas trabalhadas por semana.

Em suma, o momento certo para tirar férias do trabalho é quando você está começando a lutar. Antes que a agitação diária comece a sobrecarregar você e seu corpo comece a pagar o preço.

Ou talvez mais simplesmente, se já faz um ano desde sua última pausa significativa de caixas de entrada, reuniões, deslocamentos, viagens de negócios ou até mesmo seu laptop.

Dicas para ligar/desligar durante as férias

Confie no seu povo

Talvez, como muitas pessoas, você tenha a compulsão de verificar constantemente sua caixa de entrada, mesmo quando estiver de férias. Mas lembre-se, você não pode controlar tanto o dia-a-dia, férias ou não. Como líder sênior, as decisões e a visão que você definiu há um ano determinam os resultados diários.

Os maiores influenciadores nas operações diárias da sua empresa são os gerentes que trabalham em estreita colaboração com os clientes. A menos que seja você, é hora de se preocupar menos e confiar mais.

Se você fez o trabalho de base, pode desligar com confiança e uma mente clara.

Escurecer

Brian Scudamore, que supervisiona quatro empresas de US$ 250 milhões, sabe como é difícil resistir ao gerenciamento remoto. Ele faz questão de “ficar no escuro”. Ele força seus funcionários a alterar suas senhas para evitar que ele volte às operações diárias enquanto espera na fila por um mojito.

Ao sair do fluxo de conversas, você pode liberar energia para deixar as grandes questões marinarem: para onde você precisa liderar a empresa nos próximos 9 a 24 meses? É aqui que você pode causar o maior impacto.

E é por isso que as férias são importantes, elas permitem que você experimente os profundos benefícios do seu tempo de inatividade.

Seja um líder melhor: as férias aumentam a produtividade e o foco

A verdade inescapável é que a maneira como você escolhe alocar seu tempo e energia como executivo de negócios desempenha um papel considerável no desempenho geral de sua empresa. É uma das razões fundamentais pelas quais os executivos precisam de férias regulares.

As férias não são apenas cruciais para manter sua saúde e bem-estar, mas também ajudam você a expressar sua criatividade e ser um líder mais produtivo.

Por que as férias são importantes:

1. Você evitará o esgotamento

Não há executivo imune a se sentir sobrecarregado e exausto. Alguns aguentam mais tempo do que outros antes de queimar. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é a chave para uma vida saudável e próspera.

2. Você facilitará a criatividade

Uma simples mudança de ritmo e cenário pode fazer maravilhas para o seu estado mental. Uma viagem pela natureza pode despertar sua criatividade e paixão que você nunca teve sem sair de sua rotina diária.

3. Você verá o quadro geral

Alguma distância do trabalho, sem dúvida, permitirá que você veja o quadro maior. Ao desconectar-se do dia a dia, você poderá ver soluções que está tentando encontrar há muito tempo.

Conclusão

Como um executivo que depende muito dos resultados de seus negócios, você pode sentir que não é um bom momento para tirar férias. Ironicamente, essa visão de negócios acima de tudo prejudica seu desempenho como líder.

Ao reservar um tempo para delegar suas responsabilidades e confiar em seus funcionários o suficiente para se desconectar, você pode fazer uma pausa bem merecida.

Dando-lhe tempo para se concentrar em sua saúde e bem-estar, sua visão de longo prazo para a empresa, sua carreira e seus relacionamentos pessoais.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.