Você sabia que sua pele é o maior órgão do corpo? Ela desempenha muitas funções, incluindo nos proteger de bactérias, vírus, poluição ambiental e produtos químicos. 

Nossa pele também nos ajuda a regular a temperatura corporal, manter o equilíbrio de fluidos, comunicar sinais de dor importantes para alertar sobre o perigo e atuar como uma barreira aos raios ultravioleta prejudiciais.

A saúde da nossa pele é afetada por vários fatores, alguns dos quais temos controle e outros não. Enquanto fatores como genética, envelhecimento, hormônios e certas condições de saúde estão fora de nossas mãos, outras influências externas e as opções de estilo de vida são 100% controláveis.

 A rotina certa de cuidados com a pele e as escolhas de estilo de vida podem reduzir os danos e promover uma pele saudável e brilhante. 

Dicas para cuidar da pele 

  • Faça uma dieta saudável.   O que você coloca em seu corpo pode ser ainda mais importante do que o que você coloca nele quando se trata da saúde da pele. Concentre-se em frutas frescas + vegetais, grãos inteiros e proteínas magras. Alguns cientistas sugerem que uma dieta rica em óleo de peixe ou suplementos de óleo de peixe e pobre em gorduras prejudiciais à saúde e carboidratos processados ​​ou refinados pode promover uma pele com aparência mais jovem.
  • Beba muita água.   É importante manter a pele bem hidratada para manter uma barreira adequada e intacta contra o mundo exterior. Calcule metade do seu peso corporal em onças e talvez mais durante os exercícios e em climas mais quentes.
  • Mantenha seus níveis de estresse sob controle.   A pesquisa sugere que muito estresse pode aumentar a sensibilidade da pele e desencadear acne e outros problemas de pele. Certifique-se de gerenciar seu estresse dormindo bastante, estabelecendo limites saudáveis, criando mais riqueza de tempo em sua vida e participando de atividades como meditação e exercícios.
  • Trate bem a sua pele.   A Academia Americana de Dermatologia recomenda lavar suavemente duas vezes ao dia para remover sujeira, bactérias e maquiagem. Lave com água morna e um limpador suave, tomando cuidado para não esfregar muito agressivamente. Faça um acompanhamento com um hidratante para ajudar a manter a pele hidratada.
  • Proteja-se do sol e de outros raios ultravioleta prejudiciais.   Você não precisa ser um  médico câncer de pele para saber o quanto é maléfico para sua saúde se expor ao sol sem protetor solar. Estima-se que 90% do envelhecimento da pele seja causado pelo sol. Também foi demonstrado que o uso diário regular de um protetor solar com FPS 15 ou superior pode reduzir o risco de melanoma em 50%! A moral da história é nunca sair de casa sem protetor solar e evitar a exposição intensa ao sol, buscando sombra e usando roupas protetoras. 
  • Não fume.   Fumar contribui para as rugas e faz com que sua pele pareça mais velha, ao mesmo tempo que aumenta o risco de câncer de pele de células escamosas

Converse com seu médico sobre quaisquer problemas de pele e sempre peça uma verificação de câncer de pele em seu exame anual de bem-estar.

Benefícios da água para sua pele 

Algumas pessoas acreditam que um aumento na ingestão de líquidos pode melhorar a aparência e a saúde da pele. A pele contém cerca de 30% água, que ajuda a manter a elasticidade da pele, melhorando sua elasticidade e resiliência.

Aumentar a ingestão de água pode ter um efeito positivo na fisiologia da pele e a ingestão de água pode melhorar a hidratação da camada externa da pele. 

Beber água ao longo do dia pode, portanto, ajudar a hidratar a pele, mas eles podem não notar mudanças significativas em sua aparência.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.