O futebol brasileiro conta com várias camisas pesadas, e quando elas se encontram há grandes duelos. Existem rivalidades interestaduais que deixam os torcedores empolgados. Hoje você vai conferir as cinco principais do Brasil.
Maiores rivalidades interestaduais do país
Flamengo x Atlético-MG
O duelo mais polêmico entre eles, na história do futebol brasileiro, ocorreu em 1981. Os times vinham de dois empates por 2 a 2, um no Mineirão, outro no Maracanã, pela fase de grupos da Copa Libertadores.
O jogo ‘extra’, para definir quem ficaria na primeira colocação e avançaria na competição, durou apenas 37 minutos no Serra Dourada. O árbitro José Roberto Wright protagonizou uma série de expulsões de jogadores do Galo, e a partida não foi decidida em campo. O Flamengo foi considerado vencedor, por 1 a 0, e posteriormente ficou com o título do torneio.
Internacional x Corinthians
A edição do Campeonato Brasileiro de 2005, ficou marcada para a rivalidade, devido aos escândalos relativos à Máfia do Apito. Durante o campeonato o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi preso em uma operação da polícia por manipular resultados de jogos em que atuou para que empresários de sites de apostas pudessem lucrar mais.
O campeão daquele ano foi o Corinthians, que terminou 3 pontos à frente do Internacional. Se os resultados originais dos jogos tivessem sido mantidos, o Internacional poderia ter sido campeão, caso viesse a manter a dianteira da tabela, alimentando a rivalidade. Os times decidiram ainda a Copa do Brasil 2009 e o Brasileirão de 1976.
Flamengo x Palmeiras
O clássico, disputado desde 1929, reúne duas das equipes com maiores conquistas oficiais. O mais importante duelo entre os clubes na história deste clássico nacional foi a final da Copa Libertadores da América de 2021.
A partida, disputada em jogo único em Montevideo, no Uruguai, no Estádio Centenário, reunia uma série de fatos históricos marcantes, sendo a primeira vez que ambas as equipes duelavam no torneio, terminando com o Palmeiras campeão.
Palmeiras x Grêmio
Em 1995, esta rivalidade atingiu o ápice. Um jogo nervoso e com três expulsões ainda no primeiro tempo, o Grêmio fez inacreditáveis 5 a 0 sobre o Palmeiras no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. No segundo jogo, o Palmeiras virou para 5 a 1, ficando a apenas um gol de levar o confronto para os pênaltis.
O Grêmio de Felipão seguiu adiante na competição e acabou conquistando a América pela segunda vez. Ao Palmeiras, restou o reconhecimento da torcida por chegar tão perto de uma classificação improvável.
Flamengo x Corinthians
Encontro das Nações, também chamado de Clássico das Nações e às vezes de Clássico das Multidões e de Clássico do Povo, é o clássico interestadual entre Corinthians e Flamengo, as equipes com mais torcidas do Brasil.
Corinthians e Flamengo se enfrentaram na Copa Libertadores de 1991, na partida de volta que já garantiria a classificação antecipada, terminou em 2 a 0 para o Flamengo. Revoltados com o placar, torcedores corintianos passaram a invadir o gramado e jogar garrafas dentro do campo, uma vez que naquela época era permitido vender cervejas em garrafas de vidro dento dos estádios.
Artigo anterior: Marketing Médico – O Que Realmente Traz Resultados?