5 dicas para aumentar as vendas online? A pandemia de covid-19 que assolou o Brasil e o mundo e também trouxe mudanças significativas na forma como os consumidores se relacionam com o mercado, com reflexos que perduram até os dias atuais.

Uma das principais mudanças podem ser percebidas nas vendas online. Pois, a população passou a consumir mais através da internet ao invés das lojas físicas, como costumava acontecer.

Sendo assim, ocorreu um aumento significativo nas vendas online durante a pandemia. Mas por que isso aconteceu? Essa e outras dúvidas serão respondidas a seguir. Portanto, leia o texto até o final e aprenda mais sobre esse período que vai ficar marcado na história da humanidade.

O que motivou o aumento das vendas online?

Do início de 2020 até os dias atuais, é possível notar uma mudança gigantesca nos hábitos de consumo da população. Esse período registrou um aumento histórico nas vendas online, algo que estava previsto apenas para os próximos anos.

A principal razão do aumento nas vendas online foi a pandemia de coronavírus. Ela se espalhou pelo mundo e fez com que os governos de praticamente todos os países adotassem medidas de isolamento social com o intuito de evitar a proliferação do vírus.

Dessa forma, as pessoas estavam impedidas de saírem de suas casas e se deslocarem até as outras lojas para adquirir um produto. Assim, não se viu outra alternativa a não ser comprar online

Com isso, o comércio eletrônico ganhou força e deu um salto gigantesco. Pois, as pessoas se acostumaram a comprar esses produtos e receberem no conforto da sua casa sem precisar sair dela.

Além disso, muitos consumidores tiveram a sua primeira experiência de compra na internet durante esse período. Em razão disso, pouco tempo depois, as compras online se tornaram hábitos entre a maioria deles.

Dados sobre o comportamento de compra

Abaixo, separamos alguns dados importantes acerca do comportamento de compra das pessoas que passaram a adquirir os produtos através da internet. 

Atualmente, elas estão dando prioridade para comprar online os seguintes itens:

  • Compras relacionadas ao supermercado e itens essenciais registraram um aumento superior a 16%. Isso equivale a um aumento geral de 8,1%;
  • Produtos relacionados à saúde, como produtos de higiene, vitaminas, alimentos naturais e suplementos registraram um aumento nas vendas online de 27%;
  • Os utensílios domésticos e os demais itens de casa registraram um aumento exponencial de 33%;
  • Já a compra de alimentos prontos de forma online através dos diferentes tipos de delivery registrou um aumento que supera a casa dos 79%, sendo este o setor de crescimento mais acentuado.

Diante de tantas mudanças, as empresas que querem se manter competitivas precisam se reinventar e se adaptarem a nova forma de consumo adotada pelo público..

O fortalecimento da marca se tornou imprescindível para os setores não essenciais após a crise, uma vez que o hábito de consumo mudou.

Com a necessidade de se reinventar, houve um foco maior na experiência do cliente e no valor agregado, influindo no desejo e o levando à decisão de compra. É importante destacar que o e-commerce não vende apenas produtos, mas também soluções.

Sendo assim, quem almeja alcançar o sucesso precisa focar as suas energias na experiência do cliente e no valor agregado do seu produto.

Faturamento do setor de comércio eletrônico

O ano de 2021 trouxe diversas surpresas, entre elas o faturamento histórico registrado pelo setor de comércio eletrônico.

De acordo com dados obtidos, esse setor faturou cerca de R$161 bi neste ano. Isso equivale a um aumento de 26,9% em comparação com o ano de 2020.

A quantidade de pedidos online cresceu 16,9% e fechou o ano com cerca de 350 milhões de entregas realizadas, conforme dados trazidos pelo Neotrust, entidade responsável por monitorar o comércio eletrônico no país.

Além disso, também houve um aumento no preço médio por compra de 8,6%. Em números, as compras médias dos brasileiros em 2021 custaram cerca de R$455 cada.

Esses números demonstram que as empresas foram obrigadas a se adaptarem à nova realidade e disponibilizarem seus serviços/produtos através da internet, contando sempre com a segurança que o Firewall pfsense oferece.

5 dicas para aumentar as vendas online
5 dicas para aumentar as vendas online

Público que compra com mais recorrência online

Para a surpresa de muitos, um dado interessante sobre o público que tende a consumir mais a internet é que as mulheres foram as principais consumidoras de produtos online.

Elas aumentaram significativamente a sua presença na quantidade de produtos adquiridos pela internet. De acordo com dados, as mulheres foram responsáveis por 56% de todos os pedidos feitos na internet ao longo do ano de 2021.

A comodidade de comprar seus itens online descompe a maioria das mulheres optassem por esse estilo de consumo. Dessa forma, a tendência para o ano de 2023 é que elas sejam responsáveis por 60% de todos os pedidos feitos online.

Quer vender online? Então confira as nossas dicas!

Se os dados trazidos ao longo desse texto o deixaram animado e você está pensando em vender pela internet, então preparamos algumas dicas que podem ser úteis.

Veja a seguir 5 ótimas dicas para vender online:

1. Comunicação 

A comunicação é essencial para qualquer negócio online. Você precisa fazer com que os seus clientes fiquem sabendo da sua empresa e das vendas online.

Isso porque não adianta começar a vender online se as pessoas não souberem que você está fazendo isso. Quanto mais pessoas tiverem acesso aos seus produtos, maiores serão as chances de conseguir vendas.

Sendo assim, mande mensagens para todos os seus clientes e informe-os do novo formato de venda adotado pela empresa.

2. Aproveite todas as opções disponíveis

Existem diversas opções de plataformas para quem quer vender online. Alguns deles podem ter taxas de adesão, mas se estiverem dentro do orçamento e fizerem sentido para o negócio, podem ser uma excelente alternativa. 

No entanto, se o orçamento estiver apertado, uma alternativa é utilizar o WhatsApp, que pode ser um grande aliado. A versão Business do aplicativo permite montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedidos dos clientes.

A título de exemplo, se você vende curso de desenho online, saiba que existem plataformas específicas para a comercialização desses produtos. Além disso, você também pode vendê-los através das redes sociais, como citamos anteriormente.

Para aqueles que ainda não possuem presença na internet, o Google Perfil de Empresa pode ser uma ótima opção. Ao cadastrar-se na plataforma, é possível exibir informações da empresa, como telefone, endereço e fotos, o que pode dar mais confiança ao negócio.

3. Diversifique as formas de pagamento

A ideia por trás das vendas online é facilitar as vidas dos clientes e trazer mais comodidade na hora das compras.

Logo, quem planeja trabalhar com vendas online precisa diversificar as formas de pagamento para que os clientes tenham mais liberdade na hora de escolher a opção desejada.

Quando se oferece poucas opções, muita gente deixa de comprar. A solução para isso é oferecer todas as opções de pagamento disponíveis, como PIX, boleto bancário, cartão de crédito, entre outros.

4. Adote um sistema automatizado de processamento das vendas

Quem vende online precisa lidar com centenas de compras ao longo do dia. Já imaginou ter que fazer tudo de forma manual? Praticamente impossível não é mesmo?

Então, para facilitar a sua vida, nada melhor do que contar com a ajuda de um sistema automatizado de processamento das vendas. Esse sistema irá realizar todo o processo, desde a escolha até o pagamento.

Portanto, é uma das melhores formas de trazer mais comodidade para o empreendedor, assim como para os clientes que realizam compras com aquela empresa.

5. Divulgue o seu negócio

Anteriormente, falamos da necessidade de se comunicar com os clientes e informá-los sobre o novo formato de venda adotado pela sua empresa.

Agora, iremos falar da importância de divulgar o seu negócio para o maior número de pessoas possível.

Isso porque aqui, vale aquela famosa máxima: “a propaganda é a alma do negócio”. Em outras palavras, divulgar aquilo que você está vendendo é essencial para a manutenção da sua empresa.

Isso vai fazer com que ela aumente a sua autoridade e presença no mercado, e consequentemente cresça o número de vendas.

Pense que você trabalha com atividades de alfabetização. Nesse caso, é possível segmentar o público e divulgar apenas para pessoas que se interessam por essas atividades.

Uma das vantagens é que você pode fazer isso utilizando as suas redes sociais e as diversas plataformas disponíveis na internet. A grande maioria sequer exige pagamento.

Portanto, você consegue divulgar a sua empresa sem gastar nada e ainda alcançar milhares de pessoas instantaneamente.

Conclusão

Diante do exposto, é inegável que os últimos anos trouxeram mudanças significativas e duradouras para o mercado de vendas online e para os hábitos dos consumidores.

Devido à exigência de isolamento, milhares de pessoas se habituaram a fazer as suas compras sem precisar sair de casa. Assim, as idas até as lojas se tornaram cada vez menores e o número de vendas pela internet cada vez maiores.

Logo, o mercado também precisou se adaptar e oferecer os seus produtos de acordo com o novo modelo de consumo!

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.