Materiais condutores ou isolantes, são aqueles que podem apresentar baixa ou alta resistência, quando o assunto é corrente elétrica.

Materiais condutores ou isolantes, são aqueles que podem apresentar baixa ou alta resistência, quando o assunto é corrente elétrica. Isso significa que esses materiais podem permitir ou impedir o fluxo de corrente elétrica. Os materiais condutores são, portanto, aqueles que possuem baixa resistência e os isolantes são os materiais que apresentam alta resistência.

Os materiais condutores apresentam baixa resistência, o que significa que permitem a passagem de corrente elétrica com facilidade. Já os isolantes apresentam alta resistência, o que significa que dificultam a passagem da corrente elétrica.

Para quem tem uma vidraçaria em BH, é extremamente importante saber sobre esse tema.  

Vidro é condutor ou isolante?

O vidro é um material muito versátil e pode ser usado tanto para conduzir eletricidade quanto para isolá-la. Isso depende do tipo de vidro utilizado.

 Por exemplo, o vidro comum é um bom isolante, enquanto o vidro temperado é um excelente condutor de energia. Assim, o vidro pode ser adaptado para diferentes aplicações, de acordo com as necessidades específicas.

Se for feito de material isolante, como o boro, o vidro serve para isolar eletricamente. Já se for feito de material condutor, como o cobre, o vidro irá conduzir eletricidade.

Vidros comuns são feitos de areia, soda e cal, e são bons isolantes térmicos. Já os vidros compostos, que são feitos de silício e dióxido de carbono, são bons condutores de calor.

Vidro é um material que está frequentemente no noticiário, seja por sua utilização em construções, como janelas e vidros blindados, ou por sua utilização em mídias, como telas de televisão e celulares. Mas você sabe se o vidro é um bom condutor ou um bom isolante?

O vidro é feito de sílica, que é um material isolante. No entanto, o vidro também pode conter outros elementos, como chumbo e cálcio, que o tornam um bom condutor.

Um dos testes que podemos fazer para saber se o vidro é um bom condutor ou não é o teste da placa de vidro. Se a placa de vidro for touchable, ela está funcionando como um bom condutor. Se a placa de vidro for invulnerável, ela está funcionando como um bom isolante.



Outro teste que podemos fazer para saber se o vidro é um bom condutor ou não é o teste da lâmpada. Se a lâmpada está acesa, o vidro está funcionando como um bom condutor. Se a lâmpada for apagada, o vidro está funcionando como um bom isolante.

Você pode estar se perguntando, então, qual é a utilidade do vidro se ele pode ser um bom condutor ou um bom isolante?

A utilidade do vidro depende da aplicação. Por exemplo, os vidros usados em janelas são feitos de vidro isolante para manter o calor do sol fora de casa. Já os vidros usados em telas de televisão e celulares são feitos de vidro condutor para permitir que a luz passe através dele.

Vidro é condutor ou isolante Entenda
Vidro é condutor ou isolante? Entenda

Condutores

No caso dos materiais considerados como condutores, possuem elétrons em excesso, o que faz com que sejam denominados elétrons livres.

A natureza dos elétrons livres é semelhante à dos gases, pois são extremamente leves e podem facilmente mover-se através do material. É por isso que os condutores são bons a conduzir corrente elétrica.

Esses elétrons são denominados “elétrons livres”, pois estão livres para se movimentar dentro do material. Materiais como o cobre e o alumínio são bons exemplos de materiais condutores.

Ao mesmo tempo, a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena fazendo com que tenha mais facilidade para se movimentar pelo material.  

Os elétrons têm menos massa do que os protões, o que significa que eles são mais leves e podem se movimentar com mais facilidade. Ao mesmo tempo, a força de atração entre os elétrons e o núcleo atômico é pequena, o que também contribui para que sejam capazes de se movimentar livremente pelo material. Tudo isso faz com que os elétrons sejam responsáveis pela condução da corrente elétrica.

À medida que a tecnologia avança, os materiais se tornam cada vez mais leves e resistentes. Isso é possível graças aos átomos, que são extremamente leves e, portanto, permitem que os materiais sejam moldados de diversas formas. Ao mesmo tempo, a força de atração entre os átomos é pequena, o que torna mais fácil para eles se moverem pelo material. Tudo isso torna os materiais cada vez mais flexíveis e adaptáveis às necessidades do mercado.

Os condutores conseguem possibilitar a movimentação de cargas elétricas, de forma muito simples em seu interior.  

Outros exemplos de materiais condutores são o cobre, a platina e outros.

Isolantes

Os materiais isolantes também são conhecidos como dielétricos. Nesses materiais os elétrons não têm facilidade de movimentação, devido a sua forte ligação entre eles e o núcleo atômico. 

Por sua vez, os isolantes oferecem dificuldades para a passagem de cargas elétricas, impedindo a fácil condução dos elétrons. 

Outros materiais que também são isolantes são a borracha, silicone, vidro e a cerâmica.

Saiba mais sobre condutores e isolantes:

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.